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12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço

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frutas contra o cansaçoA fadiga, a ansiedade e o estresse parecem que são os males da vida moderna e frequentemente as pessoas acordam já cansadas, como não tivessem dormido. O desgaste atrapalha o rendimento escolar e o desempenho no trabalho, além de prejudicar a concentração e causar mal estar. É bem sabido que esses sintomas são muitas vezes provenientes da correria do cotidiano. O que poucas pessoas sabem é que uma dieta adequada pode reverter a situação. Veja nossas dicas de alimentos que vão te dar aquele pique para o dia-a-dia.

1. Banana. Essa fruta é bem conhecida por ser fonte de potássio e proteínas e é normalmente consumida antes das atividades físicas. Mas além desses nutrientes, a banana contém o aminoácido triptofano que produz a serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.

chocolate fadiga2. Chocolate. Além de gostoso, o chocolate possui quantidades apreciáveis de antioxidantes e estimulantes do sistema nervoso central, como a cafeína, teobromina e feniletilamina. Essas substâncias ajudam na concentração e no alerta, além de dar energia e disposição. ATENÇÃO: consuma, de preferência, o chocolate com grande quantidade de cacau (acima de 80%).

3. Gengibre. Essa raiz é usada há milênios por diversos povos devido a suas propriedades. Uma delas é de ser estimulante do sistema nervoso central. Na forma de chás ou sucos, os gingeróis (princípios ativos do gengibre) dão disposição e ânimo, além de combater os radicais livres.

4. Maçã. Muitas pessoas não sabem, mas a maçã é uma poderosa aliada no combate à fadiga. Além de possuir frutose (açúcar natural das frutas), a maçã tem ácido málico, um dos componentes energéticos do corpo humano.

gengibre fadiga5. Café. Esse grão é um velho conhecido como estimulante e energético. As consideráveis quantidades de cafeína (um estimulante do sistema nervoso central) ajudam a espantar o sono e o cansaço. O café tomado pela manhã ou à tarde reduz o desgaste físico e mental e aumenta a capacidade do cérebro de agir rápido e se concentrar. Outro produto com propriedades semelhantes é o chá verde.

6. Carne vermelha. As carnes, sobretudo a vermelha (de boi, vaca, etc), possuem grandes quantidades de vitaminas do complexo B que regulam o bom funcionamento do cérebro e evitam doenças como a depressão. Além disso, as carnes são ricas em minerais como zinco, ferro e cobre, que são antioxidantes e ajudam na manutenção do sistema imune.

7. Peixes e frutos do mar. Além de possuírem grandes quantidades de zinco e selênio (importante para diminuir o cansaço e a ansiedade), essas carnes brancas possuem ômega-3, um óleo essencial para o bom funcionamento do cérebro e coração.

omega 3 fadiga8. Grãos. Os grãos são excelentes fontes de proteínas e diversos minerais. A aveia, por exemplo, estimula a liberação de serotonina. A linhaça é rica em ômega-3 e ajuda a oxigenar o cérebro e os músculos. Grãos integrais são ricos em magnésio, mineral importante para o cérebro.

9. Laranja. A grande quantidade de vitamina C ajuda a combater os radicais livres que desgastam as células musculares e cerebrais. O cálcio presente também combate o cansaço muscular.

10. Alface. Rica em lectucina, essa folha verde atua como calmante e combate o estresse e irritação. O fosfato presente na alface é excelente para as funções cerebrais, ajudando na memória, raciocínio e concentração.

maça contra fadiga11. Mel. Rico em glicose, o mel é fonte rápida de energia para as células, pois é rapidamente absorvido. Experimente adoçar sucos e chás com o mel.

12. Açaí. Alimento que é rico em calorias e que fornece grande quantidade de energia. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, cálcio, fósforo e proteínas. O açaí é normalmente combinado com mel e granola. ATENÇÃO: o açaí é extremamente energético e pode engordar.

A lista de alimentos não pára por aqui. Existem diversos grãos, frutas, legumes e sementes que auxiliam no combate à fadiga, cansaço, estresse e ansiedade. Tente diversificar sua dieta e consumir esses alimentos nos momentos em que se sente mais cansado.

E você concorda com essas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!

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Observação da redação: este artigo foi modificado em 12.12.2013.

Comentários

16.07.2014 20:30
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
Excelente matéria, com ótimas informações. Obrigada !
Marília M. Pedroso.
23.03.2014 17:26
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
FANTÁSTICA MATÉRIA!!!
AUGUSTO
21.03.2014 21:23
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
muito boa materia , gostei muito
sandra
30.01.2014 04:03
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço

Se estas dicas tivessem alguma eficacia não teríamos tanta fadiga em nosso dia a dia pois, são alimentos comuns e utilizados por muitos sem qualquer efeito para combater o cansaço.
Sugiro que pesquisem mais sobre o assunto e divulguem algo que seja realmente interessante ou eficiente.
Wagner
27.01.2014 22:39
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
Adorei esta matéria, vou procurar fazer com que façam parte do meu dia a dia, o maior número possível.Obrigada a todos.
Nilva
22.01.2014 13:03
Muito importante
Muito interessante essas dicas sobre alimentos que proporcionam energia. Li com muita atenção e vou passar a ingerir mais essas frutas. Valeu!! bidukawasakifm.com.br
Bidu Kawasaki
07.01.2014 22:47
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
- Gostei desse site, adicionei aos favoritos, levo uma vida saudável com atividade física e uma boa alimentação ! essas doenças do "futuro" pegam de surpresas ! ... gosto muito de "CHIA" tem muita coisa boa ! valeu, abraço á todos.
Ageu
01.01.2014 22:19
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
Muito objetivo e claro. Gostei.Tenho uma nutróloga que monta meu cardápio há 13 anos e sempre estou pesquisando sobre alimentação saudável, também treino em academia todos os dias, exceto domingo. Já como normalmente todos eles, mas gosto de saber a respeito de todos os princípios ativos. A castanha-do-Pará, rica em selênio deveria estar na lista, mas a matéria é muito boa. Obrigado.
Rita
27.12.2013 17:53
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
Muito bom esse site , completo em tudo para quem quer ter saude naturalmente. parabens.
elizabeth romano
14.12.2013 16:39
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
Não esqueçam do bom e velho sono bem dormido!
Alex Cunha
08.12.2013 14:39
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
,,,PARABEMS PELA MATERIA CONTINUE COLOCANDO SUA SABEDORIA EM PROL DA SAUDE E DO BEM ESTAR DO PROXIMO,DEUS LHE DEVOLVA EM DOBRO O QUE FIZEREM POR NOS,FELIZ 2014....MUITA PAZ
guilherme gomes
22.11.2013 15:43
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
Estou tomando suco de Couve com maça e estou tendo um resultado EXCELENTE de energia e a ausência de dores pelo corpo. Sentia muita dores nos músculos e coluna, hoje acordo bem mais disposta, como se estivesse dormido por horas. Experimentei também com kiwi, acredito que com todo o tipo de fruta fique muito bom, meu filho tem 8 anos e também adora, com a maça a sensação deste suco e de como se estivesse tomando suco de maça verde, e costumo colocar açúcar comum, mesmo porque não me importo muito cm a doçante, mas com adoçante fica tão bom quanto.
Erika
07.11.2013 16:58
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
Gostei muito da matéria farei bom uso dela
Maria
16.10.2013 23:05
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
valeu foi bem objetiva todas as informaçoesque procurei
ana paula
15.10.2013 17:10
Re: 12 dicas de alimentos para derrubar o cansaço
adorei as dicas preciso muito obrigado
mirlayne mendes
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Última atualização do site: 29.07.2014