PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Torcicolo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

torcicoloDefinição

O torcicolo é uma contração dos músculos do pescoço. Esta anomalia da posição da cabeça e do pescoço afeta principalmente as mulheres. A pessoa é submetida à inconvenientes devido à dor, e apresenta uma certa dificuldade de mobilizar o pescoço.

Causas

Para entender melhor o torcicolo, devemos lembrar que as vértebras e os músculos que rodeiam os órgãos são essenciais para a mobilização da cabeça. Essa afecção afeta principalmente os músculos esternocleidomastóideo e o trapézio e ocorre durante uma má postura, causada pela retração dos músculos e excesso de trabalho, fazendo com que haja uma rotação da cabeça para o lado oposto da contração.

O torcicolo aparece na maioria das vezes como um resultado da postura prolongada do pescoço em uma mesma posição ou da má postura da cabeça durante a noite. É frequentemente devido ao uso de um travesseiro inadequado. Pintores, pessoas que estão em um computador na maior parte do tempo e aqueles que utilizam regularmente dispositivos tais como microscópios, são parte da população mais afetada por essa doença.

Os movimentos bruscos e imoderados também originam espasmos musculares. São essencialmente os esportes de contato como futebol e boxe que são os mais preocupantes.

As doenças dos nervos e das vértebras cervicais, o hipertireoidismo, se não tratado, pode ocasionar um torcicolo. Da mesma forma, várias infeções, como a gripe ou outras afecções que causam inchaço dos gânglios linfáticos cervicais podem causar contrações dos músculos. Traumatismos repetidos, hérnia de disco, alguns tumores e certos medicamentos são fatores que também favorecem o surgimento do torcicolo.

Em casos raros, o torcicolo é qualificado como congênito. É devido à má postura durante a vida intrauterina do paciente. Às vezes, um parto difícil causa sangramento dos grandes músculos do pescoço. Certas doenças congênitas como a hipotonia e a paralisia do cérebro também podem ocasionar um torcicolo.

Outros fatores, como estresse, obesidade e hábito de se manter em uma postura inadequada favorecem o torcicolo. Você também deve lembrar que fumar acelera a degeneração das vértebras cervicais. Além disso, lesões da coluna vertebral, como escoliose ou lordose e afecções ligadas ao dente do siso agravam esses riscos.

Sintomas

Os sinais mais comuns são a sensação de contração em um lado do pescoço e da posição viciosa da cabeça. Qualquer tentativa de mobilizar é impossível e dolorosa. A dor pode irradiar para as costas. Outros sintomas variam dependendo do tipo de torcicolo. O torcicolo geralmente surpreende a pessoa no período da manhã ao acordar. Isso ocorre devido à um movimento brusco ou mau posicionamento durante a noite.

Fala-se em torcicolo espasmódico quando ele aparece de repente, sem causa aparente, por sucessivas contrações musculares violentas. Eles estão associados à dor e rigidez do pescoço. A cabeça inclina lateralmente para o lado do espasmo muscular e depois vira para o lado oposto da contração.

Para o torcicolo sintomático, é um sinal revelador de uma doença subjacente. Na verdade, ele acompanha manifestações específicas de uma afecção como as vértebras.

Quanto ao torcicolo congênito, ele aparece desde o nascimento. Também é crônica a dor. A palpação, o músculo em espasmo pode ter uma pequena tumefação do mesmo tamanho de uma azeitona.

Diagnóstico

Normalmente, o médico diagnostica, identificando seus sinais específicos. Depois de algumas questões preliminares, ele examina o paciente para detectar as doenças ou os fatores que possam ter originado o torcicolo.

No caso mais delicado, o profissional de saúde irá prescrever exames radiológicos, de sangue e outras análises. Caso contrário, ele aconselha a consultar um especialista como um reumatologista ou um osteopata para o tratamento adequado e eficaz.

Complicações

O torcicolo é geralmente benigno. No entanto, ele pode causar problema de insônia. Além disso, se não tratado, podem surgir complicações como anomalia permanente da coluna e hérnia de disco. Ele perturba o bom funcionamento do sistema nervoso causando dores de cabeça, problemas respiratórios, visuais ou auditivos.

Tratamento

O tratamento da causa possível é essencial, e os sintomas incômodos devem ser eliminados. Para o torcicolo agudo, relaxar e colocar uma aplicação quente sobre a área dolorosa. O médico pode aconselhá-lo a tomar medicamentos que aliviam a dor e relaxam o pescoço.

A terapia de casos crônicos pode exigir, além disso, técnicas e remédios mais especializados, mas devemos respeitar as doses prescritas pelo médico.

A fisioterapia, osteopatia, quiropraxia, acupuntura também se mostraram úteis na resolução deste problema. Dependendo das circunstâncias, algumas pessoas precisam ser operadas. Em alguns casos, a inserção de um colar cervical ajuda a apoiar a sua cabeça.

Fitoterapia

alecrimMuitas pesquisas têm comprovado a eficácia do alecrim. Basta ferver 50 gramas em um litro de água. Deixe decantar e depois mergulhe a gaze ou pano na decocção e aplique sobre a área dolorosa. Note-se que, a escolha de uma planta exige o conselho de um profissional de saúde.

Ler: Cataplasma de alecrim

Bons conselhos

Consulte um médico se:

- O torcicolo for acompanhado de outros sintomas como febre, rinite e fraqueza dos braços e das pernas;

- A dor impedir você de dormir ou se permanecer por mais de 48 horas.

As dicas abaixo estão disponíveis para tratar o torcicolo:

- Descansar e usar gola alta para proteger contra o frio;

- Evite dormir em um colchão que é muito flexível e utilize um travesseiro adaptável;

- Coloque a manipulação do seu pescoço em especialistas de sua confiança;

- Consulte um médico para confirmar o diagnóstico e garantir sua cura.

Para prevenção:

- Ponha-se em uma posição confortável e adaptada durante o sono;

- Faça regularmente um relaxamento e alongamento do seu corpo;

- Faça aquecimento antes de começar um esporte ou atividade que mobilize o pescoço.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 15.06.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
15.06.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Comentários

04.05.2014 04:30
Re: Tordacicolo
Meu filho esta com torcicolo a 4 dias ja levei no medico mais não melhora o que faço
dayanne
02.04.2014 04:00
Re: Torcicolo
Por favor me ajude, estive 7 dias internada fiz ressonancia e apareceu inicio de hernia de disco, logo depois, sai do hospital e fiquei ainda em crise de dor mais 8 dias em casa, durante periodo tomava para dor na lucuna loncar ultracet, dores fortes e lizador dores franca. Para a dor no pescoço to medico ortopedista me indicou o cotrax. Estive 15 dias bém e agora estou com 5 dias com grande dor de torcicolo e dores no pézinho do pescoso quase cabeça. Estive no hospital e tomei betametasona e diasepam. melhorou um pouco até conseguir dormi, pq a dor era tanta que não dormia. Gostaria de saber com base nessas informações o que pode ser no meu pescoso, estou com a regiao atras do pescoso quase no onbro enchado e duro.
Liliane alves
21.01.2014 20:26
Re: Torcicolo
Estou passando por uma crise de torcicolo muito forte. Acredito que a causa principal foi a troca de temperatura. Começou com um fisgamento entre o ombro e o pescoço apenas do lado esquerdo. A dor se estendeu do musculo do pescoço, com fortes dores na cabeça, dores na vista, tudo apenas do lado esquerdo. Tive insônia, náusea e falta de apetite. Tomei relaxante muscular e compressas, mais não aliviaram. Agora depois de 10 dias, passei por uma sessão de RPG, e apartir de então estou melhor, alivio na musculatura do pescoço, mais ainda sinto dores de cabeça um pouco mais leve do que antes. Espero que o meu depoimento possa ajudar alguma pessoa que esteja passando por estes sintomas.
Geane F.B.
28.11.2012 13:53
Re: Torcicolo
REPOUSO E USO DO GELO É UMA ÓTIMA CONDUTA.ALONGAMENTO UTILIZANDO AS TÉCNICAS DE FNP.
MÁRCIA DO CARMELO BATISTA
20.03.2012 20:37
Re: Torcicolo
O Torcicolo pode ser gerado devido à uma alteração no alinhamento das vértebras, e como forma de proteção o corpo faz com que certos músculos se contraiam para proteger a área, o que leva à dor muscular. Quiropraxia devolve o alinhamento normal da coluna cervical, pescoço, eliminando assim o incômodo, a dor no pescoço (torcicolo) e devolvendo o movimento natural ao corpo. Não espere muito para resolver o problema, pois pode gerar outras complicções. Atenciosamente; Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486 Tel.: 11-9466-2260 http://www.ipquiropraxia.com.br/quiropraxia.html
Dr. fabio Corsini Motta
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Expectativa de vida no Brasil aumentou, diz ONU

Brasil aumentou em 11,2 anos a expectativa de vida entre 1980 e 2013. País está na 79ª posição do IDH.

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 29.07.2014