Registre-se | Conectar:
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir
PUBLICIDADE

Deixar seu bebê comer com os dedos evita o excesso de peso

PUBLICIDADE

PARISOs bebês se beneficiariam de uma autogestão de uma alimentação variada, comendo com os dedos ao invés de serem alimentados com auxílio de uma colher. De acordo com o estudo publicado pelo “British Medical Journal”, dessa forma eles são mais propensos a comer de forma saudável e crescer com peso saudável.

No entanto, este é um pequeno estudo, baseado em um questionário preenchido pelos pais, realizado com 155 crianças com idades entre 20 meses a seis anos e meio.

Nas crianças observadas, 92 foram alimentadas pelo método chamado de “bebê desmama sozinho” (literalmente “o bebê se alimenta sozinho”), que consiste em deixar a criança comer pequenas porções de alimentos sólidos, mas de textura macia, com as mãos. As outras 63 foram alimentadas com o método tradicional: alimentos reduzidos à papinhas e servidos com colher.

Pesquisadores da Faculdade de Psicologia da Universidade de Nottingham (Reino Unido) têm mostrado que os carboidratos, como o pão ou patê, era o prato favorito dos bebês que descobriram os alimentos com os dedos, enquanto os bebês alimentados com a colher preferiam alimentos doces. Embora tenha sido oferecido com mais frequência para os bebês alimentados com colher, carboidratos, frutas, legumes e proteínas. 

Os pesquisadores apresentaram os carboidratos na forma sólida para atentar as crianças para a textura dos alimentos, o que não ocorre quando são dados na forma de papinhas. Os carboidratos também podem ser mais fáceis de mastigar do que outros alimentos sólidos, como a carne, relevam os pesquisadores.

Crianças menos obesas
Além disso, observou-se mais crianças com sobrepeso ou obesidade no grupo “bebê alimentados com a colher” (8 crianças eram obesas) do que no grupo “bebê desmama sozinho” (uma criança obesa). Esta diferença não foi explicada pelo peso de nascimento, o peso dos pais ou pelos fatores socioeconômicos, disseram os pesquisadores.

“Nosso estudo sugere que o método que o bebê se alimenta com o auxílio dos dedos, tem um impacto positivo sobre as preferências das crianças por alimentos saudáveis, como os carboidratos”, dizem os autores do estudo. “Isto tem implicações na luta contra a crescente obesidade nas sociedades contemporâneas”, acrescentaram.

Criasaude.com.br – 13 de fevereiro de 2012.


PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.02.2012.
Controllo di qualità
Última atualização:
13.02.2012

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
ESSES ARTIGOS TAMBÉM PODEM LHE INTERESSAR

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

Facebook

   

Blogs Criasaude

     Blog cosméticos

 

NOTÍCIAS

Uma alimentação saudável é mais eficaz do que regimes “frustrantes”

Para perder peso, uma dieta variada, não proibitiva e baseada em recomendações nutricionais, em longo prazo é mais efetiva

Deficiência física não é obstáculo para gravidez

Apesar dos mitos e preconceitos sobre o assunto, mulheres com deficiência física também podem engravidar e ser mãe.

Ultima mensagem do fórum

Última mensagem

  • menopausa (18.05.2012)

    ola, gostaria de saber que sinto e principio de menopausa, uma semana antes de vim minha mestruaçao vem uma secreçao escura e sinto dor de cabeça e ventre acelerado durante a noite com faltar de ar e calor e coracao batendo muito forte, ja fui ao med
Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 17.05.2012