Publicidade

8 dicas para enfrentar e prevenir a celulite

dicas para enfrentar e prevenir a celuliteToda mulher quer ficar bonita não apenas no verão, mas no ano todo. E, para isso, elas têm de enfrentar um terrível vilão: a celulite. Ao contrário do que muitas pessoas pensam a celulite não atinge só as mulheres, mas os homens também em menor proporção. Trata-se de uma irregularidade da pele devido ao acúmulo de gordura e perda da elasticidade das fibras elásticas sob a pele. Muito mais que um problema estético, a celulite também pode revelar problemas de saúde, como alimentação inadequada (muito gordurosa) e sedentarismo. Veja dicas para evitar esse problema e viver com beleza e saúde:

1. Um dos fatores que mais influenciam a celulite é a alimentação. Portanto, uma alimentação balanceada, sem excessos de gordura e açúcar, com predomínio de frutas e vegetais ajuda a combater não só a celulite, mas outros problemas ligados ao excesso de gordura. Nesse quesito, opte por alimentos com baixo teor de gordura, carnes brancas e use pouco óleo no preparo das comidas.

Evite o excesso de sódio2. Evite o excesso de sódio. Esse mineral aumenta a retenção hídrica e piora a celulite. Para isso, evite alimentos enlatados, embutidos, salgadinhos condimentados e comidas muito salgados.
3. Beba muita água, pelo menos 2 litros por dia. Esse procedimento elimina as toxinas e ajuda no processo da celulite
4. Pratique atividades físicas, não apenas exercícios aeróbicos, mas também musculação. A prática aeróbica ajuda a queimar a gordura do corpo e a musculação fortalece os músculos e fibras elásticas.
5. Dê preferência às fibras. Alimentos como grãos integrais, folhas, cereais são excelentes fontes de fibras e gorduras polinsaturadas. Além de melhorar o aspecto das celulites, aumentam a saciedade após as refeições e ajudam a emagrecer.

6. Use produtos esfoliantes, como sabonetes e géis de banho. Eles ajudam a eliminar as células mortas da pele e a facilitam a renovação celular, dando o aspecto de pele lisa e sedosa. Mas cuidado: atenção aos produtos esfoliantes. Não agrida muito a pele, pois ela pode ficar sensível a alergias e infecções.

7. Existem diversos cremes e produtos tópicos com ativos que ajudam a eliminar a celulite e queimar a gordura localizada. Converse com o seu médico e veja se esses produtos são benéficos para o seu caso. Mas atenção: muitos desses cremes contêm ácido retinóico que pode deixar a pele muito sensível ao sol.

8. Por fim, tratamentos modernos incluem a drenagem linfática, endermologia, massoterapia, acupuntura e outras técnicas que auxiliam na eliminação das gorduras localizadas. Converse com o médico e veja qual o tratamento mais adequado.

O combate primário à celulite é feito com uma alimentação adequada e atividades físicas. Métodos adicionais auxiliam no tratamento, mas devem ser considerados em conjunto com uma dieta balanceada e uma vida ativa.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 27.09.2017

Publicidade