Registre-se | Conectar:
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir
PUBLICIDADE

Dieta reduz frequência de hemodiálise

PUBLICIDADE

rim hemodiáliseBRASÍLIA - Estudo realizado no Hospital Federal da Lagoa (HFL), vinculado ao Ministério da Saúde, descobriu que pacientes com doenças renais que se submetem a uma dieta com menos proteínas podem viver mais tempo sem hemodiálise. A pesquisa foi coordenada pelo nutricionista do HFL, Felipe Rizzetto, e envolveu 321 pacientes. O trabalho foi selecionado para o XVI Congresso Internacional de Nutrição e Metabolismo em Doenças Renais, que acontece de 26 a 30  deste mês, no Havaí. O evento é um dos mais importantes do mundo na área.

Para o estudo, a equipe identificou 321 pacientes que recebem tratamento contra a doença no Hospital Federal da Lagoa há mais de três anos. Todos os pacientes pesquisados tinham doença renal crônica, mas ainda não se submetiam a uma terapia de diálise ou hemodiálise.

A pesquisa separou os pacientes em dois grupos. Um deles seguiu a dieta prescrita pelo grupo de nutricionistas do HFL. O outro grupo não seguiu o plano alimentar. “A função renal piorou em quem não seguiu a dieta e, se manteve, nos pacientes que foram fieis ao plano alimentar”, contou Felipe Rizzeto. Segundo ele, a alimentação aumentou o tempo de vida útil do paciente sem recorrer à hemodiálise. 

Dieta - O principal diferencial da dieta aplicada aos doentes renais está na dosagem das proteínas. O coordenador da pesquisa explica que o rim tem várias funções no corpo. Uma delas é depurar os produtos que vêm das proteínas. “Quando você sobrecarrega o rim, diminui a sua vida útil. A ideia do tratamento é, justamente, tentar sobrecarrega-lo o mínimo possível. Por isso, há a dosagem da proteína”, esclarece Rizzeto.

Para iniciar o tratamento, o nutricionista analisa o histórico alimentar do paciente observando, principalmente a dosagem de proteína ingerida. Também é analisado a quantidade de leite, ovos, carne, frango e grãos. “Se a pessoa está comendo mais proteína do que o corpo precisa, certamente está sacrificando sua função renal”, alerta. 

Também são autores do trabalho a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Denise Mafra, e os estudantes Julianne Cota, Karina Luna, Vanessa Oliveira e Luis Valverde.

Fonte: Ministério da Saúde, 17.06.2012


Observação da redação: este artigo foi modificado em 17.06.2012.
Controllo di qualità
Última atualização:
17.06.2012

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Comentários

04.07.2012 01:56
Re: Dieta reduz frequência de hemodiálise
Parabéns pelo estudo sou transplantada renal e cuida com a proteína mas acho que tenho que cuidar mais, esses alertas sempre são bem vindo.
salete maria pilett
21.06.2012 02:06
Re: Dieta reduz frequência de hemodiálise
Muito Bom saber. Se não temos esse tipo de problema, mas podemos ajudar um amigo, levando a ele esse conhecimento. Deus ilumine voces, para cuja missãor a salvar vidas, através da pesquisa e do conhecimento. Parabens
Anonymous
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

15 super alimentos brasileiros

O Brasil produz grande variedade de frutas, legumes, verduras, grãos e outros alimentos que fazem muito bem à saúde.

Alimentos muito salgados nos Estados Unidos

Os alimentos industrializados e fast food permanecem em geral muito salgados nos Estados Unidos, de acordo com um estudo recente.

Farmavagas

    

Facebook

  


Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.05.2013