Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Causas da rouquidão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A rouquidão é causada por processos que afetam a estrutura ou a função da laringe.

A qualidade do som emitido por um indivíduo, isto é, a sua regularidade, sua flexibilidade e mobilidade, depende principalmente das cordas vocais. A anomalia das cordas vocais resulta em rouquidão.

Existem 6 grupos etiológicos da rouquidão:

- infecção

- inflamação

- trauma

- obstrução

- infiltração

- anormalidades congênitas (de nascimento)

Os contextos ambientais prejudicam o bom funcionamento da laringe. De fato, a exposição súbita ao frio é a causa mais frequente de inflamação da laringe (laringite). Também são afetadas as pessoas que respiram o ar muito seco ou poluído, e o risco aumenta se forem alérgicos ou asmáticos.

Professores, cantores, líderes em programas audiovisuais e advogados, ficam roucos mais facilmente por causa do excesso de utilização da voz.

Em crianças a rouquidão geralmente é benigna e causada por abuso ou mau uso da voz, muitas vezes se cura com educação, observação e terapia da voz. Além disso, tende a melhorar na adolescência devido a mudanças de hábitos, desenvolvimento das pregas vocais e mudanças hormonais

O álcool causa disfonia de duas maneiras: primeiro, ele inflama a laringe, e segundo ele influencia o bêbado a falar mais alto.

A laringite infecciosa, como a gripe, tuberculose, constipações e infecções respiratórias frequentemente causam rouquidão. O uso de bombas de cortisona no tratamento de asma também promove o crescimento de fungos na laringe, podendo causar a rouquidão.

O conteúdo ácido do estômago regurgitado ou o refluxo gastroesofágico pode irritar as cordas vocais.

Mais raramente, os golpes na garganta causada por acidentes de trânsito ou por lesões esportivas, afetam a laringe. A manipulação da laringe com instrumentos hospitalares torna susceptível o surgimento de trauma, de feridas, prejudicando a fonação.

Tumores benignos também fazem a voz ficar rouca. Em pessoas que abusam e azem mau uso da voz, podem aparecer como tumores ou nódulos nas cordas vocais, também chamados de “nódulos dos cantores”.

O câncer de laringe, especialmente em fumantes assíduos, pode causar disfonia.

A paralisia dos músculos da laringe interrompe a locução. Isso é o resultado de danos aos nervos que ocorre após a cirurgia da glândula tireóide.

Finalmente, note que os fatores emocionais, em algumas pessoas, pode ser a causa da rouquidão.

Ler a sequência: sintomas da rouquidão


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 17.12.2012.
Controle de qualidade
Última atualização:
17.12.2012

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

7 alimentos que combatem o câncer de próstata

SAO PAULO - Conheça uma lista de alimentos e hábitos alimentares que ajudam a combater o câncer de próstata. "NOVEMBRO AZUL"

Lançada campanhas contra dengue e febre Chikungunya

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde lançou no mês de Novembro uma campanha para combater a transmissão da dengue e da febre Chikungunya.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.11.2014