PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Sintomas meningite

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sintomas meningite

As meningites estão frequentemente associadas a sintomas específicos como:

Sintomas meningite- febre alta

- sinal de Kernig. Este sintoma é de origem neurológica, trata-se da incapacidade do paciente em manter as pernas extendidas quando sentado. Da mesma forma, quando passa da posição deitada para sentada, flexiona as pernas e coxas até a pélvis.

- sinal de Brudzinski: levantar o pescoço do paciente, provoca a dobragem dos membros inferiores (pernas).

fortes dores de cabeça, náusea, vômitos, dores musculares, rigidez da nuca e sensibilidade à luz (fotofobia).

- erupções cutâneas (pequenas placas avermelhadas): esse sintoma corre quando a infecção está se espalhando pelo corpo (sepse).

Atenção: a meningite pode também ser atípica (os sintomas podem ser diferentes dos comuns) ou assintomática (sem sintomas aparentes), portanto em caso de dúvidas, consulte imediatamente um médico.

Em bebês e crianças pequenas os sintomas podem ser difíceis de serem detectados e muitas vezes ausentes, portanto consulte um médico se tiver qualquer dúvida.

Observação: esta página não tem o objetivo de servir como diagnóstico, mas como triagem e auxílio na prevenção da doença para a população e especialistas.

Diagnóstico meningite

Sempre que há uma suspeita de meningite, consulte imediatamente e sempre o seu médico.

Quando há suspeita de meningite (presença de sintomas meníngeos: rigidez de nuca, febre, dor de cabeça), o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada, uma punção lombar (na coluna vertebral) ou hemocultura (cultura do sangue).

Tomografia cerebral

O exame é realizado em casos de confusão mental, perda de consciência, por exemplo, e quando se suspeita de hipertensão intracraniana. A tomografia cerebral pode verificar se há algum dano ou complicações no cérebro.

Punção lombar

A punção lombar é realizada nas costas entre duas vértebras e permite a colheita do líquido cefalorraquidiano. O sistema nervoso central, que consiste no cérebro e na medula espinal, é banhado por este líquido cefalorraquidiano. O exame é utilizado para identificar se há bactérias ou não, e a verificação da pressão do líquido.

No caso da meningite bacteriana, há uma desordem hipertensiva no líquido cefalorraquidiano especialmente devido à presença de bactérias e neutrófilos polinucleares (células do sistema imunológico). Há também a presença de antígenos no LCR.

No caso da meningite viral, o líquido é claro, porque não há bactérias presentes. No entanto, há hipertensão no LCR.

Hemocultura

A hemocultura é o cultivo dos elementos do sangue do paciente. Esta pesquisa permite colocar em evidência as bactérias responsáveis pela infecção, não só para identificar o organismo causador da doença, mas também para guiar o médico sobre o antibiótico apropriado.

Continuação: complicações meningite

Ultimas mensagens do fórum meningite

Última mensagem

  • meningite bacteriana (06.10.2013)

      Recentimente um colega de classe da minha filha faleceu de meningite bacteriana, e ela e os demais colegas estão com medo de voltar à escola. Estou assustada,pois só foi ministrado medicamento em dois dos colegas, os mais
  • Meningite recorrente (05.10.2013)

    Olá quero tiver uma dúvida.Tenho 36 anos e já peguei meningite 3 vezes,a primeira foi fevereiro do ano passado(meningite bacteriana),a segunda fevereiro deste ano(meningite viral) e agora novamente em setembro(meningite bacterian
  • Meningite preta, tenho que me vacinar? (30.06.2013)

         Olá, meu nome e fagna, tenho uma pessoa na minha rua que esta com meningite preta, gostaria de saber se tenho que tomar a vacina, pois passo enfrente a casa dessa pessoa todos os dias, eu e meu filho, na verdade toda a rua

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM MENINGITE


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.09.2013.
Controle de qualidade
Última atualização:
20.09.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 21.10.2014