PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento meningite

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Destacamos os tratamentos de prevenção e de cura da doença:

1. Prevenção meningite

Vacinas meningiteVacinas contra a meningite

O médico dispõe de vacinas contra a meningite bacteriana para crianças de até 4 anos e em alguns casos também para adultos (viagem para uma região crítica ou caso de meningite em certos ambientes).

- É fortemente aconselhado vacinar crianças de até 4 anos contra a meningite bacteriana provocada pelo Haemophylus influenzae b. Esta vacina pode ser encontrada associada com a vacina de difteria, coqueluche e tétano, abreviada DTPHae. Geralmente essa vacina deve ser aplicada 3 vezes (2º mês, 4º mês e 6º mês). 

- Para os grupos de risco (crianças de até 4 anos, etc.) e em casos de endemia, a vacinação é recomendada. Existe uma vacina contra o  meningococo causador da meningite C. Esta vacina deve ser administrada após um exame e diagnóstico do médico. Peça conselhos a um especialista ou farmacêutico sobre as doses e as contra-indicações.

- Existem outras vacinas para a meningite, como para os outros tipos de meningococo e também vacinas contra o pneumococo. Para saber qual a mais adequada, converse com o seu médico.

Atenção -
assim como em qualquer vacinação, existem contra-indicações: em caso de terapia inibidora de reações imunológicas e afecções agudas evolutivas, em caso de gravidez, de alergia a determinados componentes das vacinas, de imunodeficiência congênita ou adquirida (AIDS) e febre.

Os efeitos secundários possíveis associados à vacinação podem ser: febre e/ou vermelhidão no local da injeção. Sempre leia a bula e peça conselhos a um especialista quando for tomar a vacina. 

Tratamento preventivo (sem vacinação)
É possível que o médico prescreva um antibiótico a pessoas que tiveram contato com a vítima da doença (que estiveram no mesmo local). Toda escolha terapêutica é determinada pelo médico.

2. Tratamentos - medicamentos contra a meningite (uma vez diagnosticada)

A meningite é uma doença infecciosa complexa e às vezes difícil de tratar. Em caso de sintomas de meningite, a pessoa deve procurar o serviço de emergência o mais rápido possível, pois cada minuto é importante para tratar a doença e prevenir a septicemia (uma possível grave complicação da meningite bacteriana). O tratamento com antibióticos deve ser iniciado no prazo de 3 horas após a admissão no hospital, quando a meningite bacteriana é diagnosticada ou simplesmente suspeitada.

O tratamento da meningite deve ser sempre realizado pelo médico (evite a automedicação), e muitas vezes, dependendo da causa de meningite, o tratamento é realizado com antibióticos (no caso de infecção bacteriana).

Nestes casos, geralmente os antibióticos são administrados na forma injetável.

Continuação: dicas meningite

Ultimas mensagens do fórum meningite

Última mensagem

  • meningite bacteriana (06.10.2013)

      Recentimente um colega de classe da minha filha faleceu de meningite bacteriana, e ela e os demais colegas estão com medo de voltar à escola. Estou assustada,pois só foi ministrado medicamento em dois dos colegas, os mais
  • Meningite recorrente (05.10.2013)

    Olá quero tiver uma dúvida.Tenho 36 anos e já peguei meningite 3 vezes,a primeira foi fevereiro do ano passado(meningite bacteriana),a segunda fevereiro deste ano(meningite viral) e agora novamente em setembro(meningite bacterian
  • Meningite preta, tenho que me vacinar? (30.06.2013)

         Olá, meu nome e fagna, tenho uma pessoa na minha rua que esta com meningite preta, gostaria de saber se tenho que tomar a vacina, pois passo enfrente a casa dessa pessoa todos os dias, eu e meu filho, na verdade toda a rua

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM MENINGITE


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.09.2013.
Controle de qualidade
Última atualização:
20.09.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Expectativa de vida no Brasil aumentou, diz ONU

Brasil aumentou em 11,2 anos a expectativa de vida entre 1980 e 2013. País está na 79ª posição do IDH.

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 29.07.2014