PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento acne

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Tratamento acne

Atenção: para todos os tratamentos contra a acne é importante ser paciente, pois os resultados aparecerão apenas após algumas semanas.

Tratamento acne

Nas acnes superficiais ou acnes não graves, um tratamento tópico é suficiente, assim como uma boa higiene, para limitar as bactérias da acne (de manhã e de noite, lavar bem os locais onde a acne poderia estar presente e utilizar um sabonete suave para peles sensíveis). Produtos livres de prescrição médica incluem cosméticos ou medicamentos que contenham enxofre, ácido salicílico, ácido lático, resorcinol e peróxido de benzoíla.

Podemos então constatar que os cuidados com a higiene são muito importantes, assim como a limpeza da pele com um sabonete suave, duas vezes ao dia, ou produtos que removem as células mortas, a serem utilizados de uma a duas vezes por semana (Normaderm® Gel de Vichy®).

Os medicamentos à base de peróxido de benzoíla são eficazes para tratar a acne vulgar benigna a moderada. Este produto tem um efeito antiacnéico comprovado, graças a uma redução da formação de comedões e da produção de sebo. Ele permite também evitar o crescimento das bactérias da acne.

Observação: os medicamentos à base de peróxido de benzoíla contêm, como o próprio nome indica, um derivado peroxidado, que descolore os cabelos e, sobretudo os tecidos (toalhas, roupas, lençóis de cama, etc), portanto tome cuidado quando aplicar o produto, a fim de evitar essas ocorrências e gastos com roupas desnecessários! Na compra de um medicamento à base de peróxido de benzoíla, leia a bula e peça conselhos ao seu médico.

O ácido salicílico muitas vezes é utilizado topicamente contra a acne. 

Stress e acne

A pergunta do internauta (Anthony, o texto original foi ligeiramente corrigido para tornar a pergunta mais clara)

“Tenho 17 anos e tenho problemas de acne desde os meus 12 anos. A partir do segundo grau, tive um surto de acne enorme, que me provocou muitas espinhas no rosto, peito e costas. Então, tomei as rédeas da situação e utilizei vários produtos sem sucesso, até que por fim fui a um farmacêutico que me deu peróxido de benzoíla e me disse que funcionava muito bem na acne inflamatória, que era o meu caso. Utilizei este creme durante 1 mês sem efeito, depois do 2º mês, as minhas espinhas do rosto tinham desaparecido e ao 3º mês: melhorias no queixo, etc.

Contudo, na altura do meu exame de treino, fiquei estressado como todo mundo, e então fiquei com espinhas na testa e também no queixo, e fiquei chateado. Não sei se foi o peróxido de benzoíla ou o efeito do medicamento de tratamento da acne mas, na época, fiquei com mais espinhas, apesar de ter aplicado o produto. Portanto não sei se é a minha pele, ou se o produto já não faz efeito.”

A resposta do farmacêutico (por Van)

“Aparentemente, o produto já tinha tido efeito e julgo que foi o estresse que causou o surto de acne. Não entre em pânico, isso vai passar.

Se após o período de stress isso não passar, mesmo com o produto, você deve consultar um dermatologista.”

A resposta do internauta (Anthony)

“O seu conselho fez-me bem, tenho ainda menos espinhas que antes, só tenho na testa e na zona T, e já marquei consulta no dermatologista por causa das minhas espinhas no peito. Obrigado. Sem você, teria entrado ainda mais em pânico. O senhor faz bem o seu trabalho porque oferece conselhos para nos tranquilizar.”

Também tem alguma pergunta médica a fazer ? Se sim, clique aqui. Farmacêuticos responderão gratuitamente no nosso fórum

Acne tratamento antibióticos

Outro produto pode ser utilizado para tratar a acne: trata-se da motretinida em creme (que levará pelo menos de 6 a 8 semanas de tratamento para surtir efeito), produto particularmente eficaz contra os comedões.

Em caso de acne mais pronunciada e quando o dermatologista achar melhor, ele poderá prescrever também
antibióticos de uso tópico, como a clindamicina. Neste caso é importante não se automedicar e consultar um médico, dermatologista ou clínico geral que poderá prescrever o remédio apropriado.

Outros produtos tópicos para a acne são os derivados retinóides da vitamina A, como tretinoína, adapaleno e tazoreteno. Eles funcionam pois aumentam a renovação celular e impedem a obstrução dos folículos. Outros antibióticos além da clindamicina também são indicados, como a eritromicina. A combinação da clindamicina e do peróxido de benzoíla é superior que o uso de cada um dos produtos individualmente.

remedio para acneNa acne grave (caracterizada, por exemplo, por febre e dores, inclusive nas articulações próximas das lesões cutâneas), uma consulta médica é bastante aconselhada. O dermatologista poderá prescrever, por exemplo, antibióticos a serem tomados por via oral (não tópico), da família dos tetraciclinas (doxiciclina, minociclina,...) ou antibióticos tópicos, derivados da vitamina A, em pomada ou em via oral (isotretinoína).

Atenção: os medicamentos à base de isotretinoína podem ocasionar graves más-formações nas mulheres grávidas e provocar secura nos lábios e nos olhos. Este medicamento deve, portanto ser utilizado apenas em caso de acne severa ou de resistência a outros tratamentos.

Outros tratamentos incluem exposição a laser e fototerapia. Esse tipo de terapia ajuda a reduzir a produção de óleo pelas glândulas sebáceas e também mata as bactérias que causam inflamação. Além disso, ajuda na textura da pele e reduz marcas de cicatrizes.

Para o tratamento de cicatrizes deixadas pela acne, diversas abordagens são indicadas como o peeling, dermoabrasão ou lixamento cirúrgico da pele, microdermoabrasão, terapia a laser, cirurgia plástica da pele etc.

acne mulheresEspecial: mulheres e acne

Em algumas mulheres, a tomada de anticoncepcionais pode exercer um efeito positivo sobre a acne (levando à cura). No entanto, a pílula também pode exercer o efeito inverso, por isso converse com o seu médico para obter mais informações e encontrar o melhor tratamento. Anticoncepcionais à base de norgestimato, clormadinona, dentro outros, têm efeito benéfico na melhora da acne.

Ressaltamos ainda que em algumas mulheres, a acne pode ser ocasionada por uma produção excessiva de hormônios masculinos. A tomada de pílula à base de antiandrógeno, o acetato de ciproterona, pode diminuir a acne em algumas mulheres. Esta classe de pílulas é indicada, sobretudo para tratar a acne e combinar com um meio de contracepção.

Peça conselhos ao seu médico para mais informações sobre anticoncepcionais à venda sob prescrição.

Ler a sequência: fitoterapia da acne

Inscreva-se gratuitamente na nossa NEWSLETTER sobre acne ! 

Ultimas mensagens do fórum acne

Última mensagem

  • Acne após entrar na adolescencia comecei a ter problemas (23.10.2014)

    Boa tarde, após entrar na adolescencia comecei a ter problemas com a acne. Fiz inumeros tratamentos com acompanhamento de dermatologista. Aos dezoito anos fiz o uso do roacutan a última alternativa que os médicos me deram para al
  • Acne, o que tenho que fazer? (28.07.2014)

    Olá,     Me chamo Isadora, tenho 10 anos, e tenho muita acne, eu gostaria de saber o que tenho que fazer, qual medicamento devo usar ou algum remédio caseiro(o melhor de todos) bom, ja mesntruei, sei que é so uma quest
  • Acne, tenho 30 anos e elas continuam (28.07.2014)

    Olá tenho 30 anos e sempre tive alguns probleminhas com a Acne, teve um tempo que até fiquei bem sem nenhuma, mais ultimamente elas não querem sair, estou usando Benzac 10% 2 meses quando parece está melhorando elas volta

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM ACNE


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.08.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
21.08.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.10.2014