A asma é uma doença onde ocorre obstrução dos brônquios e inflamação. As pessoas asmáticas são hipersensíveis a diversos fatores, que podem desencadear ou piorar as crises.
Os principais desencadeadores ou causadores da asma são:
- os alérgenos (pólen, ácaros, ...);
- os irritantes químicos (tóxicos) ou poluentes;
- o esforço (corrida, esporte,...) ;
- os fatores genéticos (hereditários);
- o fator psíquico (por exemplo, o medo de ter uma crise);
- as infecções;
- os medicamentos, por exemplo, os AINEs: ácidos acetilsalicílicos;
- o ar frio.
O conhecimento do fator desencadeador permite ao paciente enfrentar melhor o problema, agindo na prevenção e tomando corretamente os seus medicamentos.
Asma e medicamento, riscos de asma com medicamentos
Medicamentos e asma pode ser uma combinação perigosa, sobretudo para as pessoas de risco.
De fato, os medicamentos da classe dos AINEs (por exemplo: ibuprofeno, diclofenac, ácido acetilsalicílico [na Aspirina®],...) podem desencadear uma crise de asma.
Os AINEs inibem uma enzima chamada COX-1, inibindo alguns sistemas protetores do nosso organismo, o que pode levar ao estreitamento do diâmetro dos brônquios, levando a uma crise de asma. Sendo assim, se você for asmático, em caso de dor de cabeça, é preferível tomar um medicamento à base de paracetamol ao invés de um AINEs. Em casos de inflamação, é prefirível o uso de antinflamatórios seletivos da COX-2.
Se for usuário de beta-bloqueadores, prescritos por um médico, será necessário tomar beta-bloqueadores seletivos (termo científico), pois os beta-bloqueadores não-seletivos podem estreitar os brônquios e desencadear uma crise, o que é muito comum no universo médico.
É também aconselhado cuidar bem de resfriados e tosses de pacientes asmáticos (por exemplo, com lavagens), pois é importante liberar as vias respiratórias para evitar conseqüências graves em caso de crises de asma.
Pessoas de risco asma
As crianças são duas vezes mais atingidas pela asma do que os adultos. De um outro lado estão pessoas alérgicas, que são mais suscetíveis do que quaisquer outras pessoas de desenvolver o problema.
Ler a sequência: sintomas asma
|
Ultimas mensagens do fórum asma - Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM ASMA
-
olá, tenho asma desde de criança, já tomei todo tipo de medicamentos, enquanto eu era criança, muitas vezes a nebulização resolvia, quando não, eu ficava logo internada. Hoje, tenho 23 anos, a intensidade das minhas crises diminuíram consideravelment
-
0 meu filho des de pequeno tem dificuldades na respiração, vc ouve ele respirar e a noite quando está dormindo parece que vai sufocar ele ronca muito e as vezes engasga ele tem uma catarrada o ano inteiro dou a ele expectorante e não resolve levo ao
-
ola meu nome e léia minha filha tem 3 anos e ela tomou um remedio chamado asmifem que o medico receitou para fazer o tratamento de bronquite tomado todo os remedio durante seis meses ela começou a tossir muito,gostaria de saber se agora eu dev retor
Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM ASMA |