PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento gastroenterite

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O primeiro tratamento a ser providenciado em caso de gastroenterite é a hidratação com bastante água e bebidas ricas em minerais (caldos ou sopas), a fim de impedir a desidratação.

Em seguida podemos destacar diferentes tipos de medicamentos para combater os sintomas da gastroenterite, sobretudo em caso de gastroenterite viral, pois neste caso não é possível tratar a causa (vírus). Por outro lado, em caso de gastroenterite bascteriana, utiliza-se de preferência, antibióticos, o que permite tratar a causa.

Detalhe dos tratamentos da gastroenterite viral.

A. Gastroenterite, tratamento para adultos

Gastroenterite, tratamento para adultos 1. Contra a diarréia pode ser utilizado o loperamido, a ser tomado por pouco tempo, pedindo conselhos a um especialista.

2. Contra os micróbios: antissépticos, à venda em farmácias.

3. Contra a perda de água e minerais: soluções ou sachês de reidratação.

4. Para reconstruir a flora intestinal: bactérias lácteas ou medicamentos a base de carvão vegetal, para absorver os agentes infecciosos.

Conselho de Farmacêutico

Para tomar o carvão, você pode colocá-lo na coca, para evitar ver a cor preta do carvão e mais, para mascarar o sabor. É particularmente apropriado para crianças que farão uso desse tratamento.


5. Contra as dores e/ou febre: o paracetamol


B. Gastroenterite, tratamento para crianças pequenas e bebês

Neste caso é bastante aconselhável consultar um pediatra para evitar uma perda hídrica e de minerais, mas este poderá prescrever, por exemplo :

1.
Um medicamento contra a perda hídrica e de minerais: ou seja, soluções ou sachês de reidratação. Evite dar a crianças pequenas ou bebês, remédios contra diarréias como o loperamido.

2. Em casos graves de desidratação, os médicos optarão pela injeção de soros para reidratação nos próprios hospitais.

Ler a sequência: fitoterapia gastroenterite

Perguntas e Respostas
Estou com infecção intestinal, já estou fazendo uso do floratil mais continuo evacuando muito e com muitas dores na barriga e vómito. O que mais devo tomar?"

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
A infecção intestinal, também conhecida como gastroenterite, pode ser causada por vírus ou bactérias, na maioria das vezes trata-se de infecção viral que não representa perigo à saúde, o corpo se cura sem a necessidade de tratamento medicamentoso. Nos casos de infecções que não melhoram em 3 dias, recomendamos que procure um médico, pois é possível que seja uma infecção bacteriana e necessite tratamento com antibióticos.

No caso de mulheres grávidas, criança pequena e idosa é aconselhável sempre entrar em contato com um médico, pois essas pessoas correm risco de complicações.

A regra número 1 é se manter bem hidratada, bebendo bastante água e fazendo soro caseiro. Manter uma alimentação leve e sem muito condimento pode ajudar a não irritar ainda mais o intestino.

Algumas plantas medicinais podem ajudar a aliviar os sintomas e ajudar a uma melhorar mais rápida, como por exemplo: chá de folha de goiabeira e o  chá preto.


Ultimas mensagens do fórum gastroenterite

Última mensagem

Você também FAÇA PERGUNTAS NO FÓRUM GASTROENTERITE 


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 15.09.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
15.09.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 22.10.2014