PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Causas herpes labial

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Causas herpes labial

A herpes labial é causado por um vírus (HSV1 em geral) que é transmitido por contato direto com uma pessoa infectada. O vírus do herpes labial é geralmente adquirido na infância. 

A transmissão do vírus do herpes pode ser feita através da pele, saliva, utensílios, lâminas de barbear e toalhas (lençóis).   

O vírus HSV-1 pode ocasionalmente causar infecções genitais, infecções oculares, hepatite, infecções do trato respiratório. Síndromes nervosas e esofagites são casos raros. O vírus HSV-2 ocasionalmente também pode causar herpes labial, apesar de causar mais comumente o herpes genital.

Você deve saber que grande parte (90%) da população é portadora do vírus do herpes labial (HSV 1), mas só alguns (cerca 10%) desenvolvem a doença. A genética explica essa diferença entre os indivíduos no surgimento e a ausência do herpes labial (veja abaixo mais detalhes).

Por que apenas uma parte da população desenvolve herpes labial ?

herpes labial virus geneEm outubro de 2011 pesquisadores dos EUA das Universidades de “Utah School of Medicine” em Worcester, têm mostrado que a razão é provavelmente baseada na genética.

Na verdade, estes pesquisadores mostraram que o gene c21orf91 no cromossomo 21 apresenta diferentes variantes e diferenças neste gene, o que explica porque algumas pessoas desenvolvem a doença com sintomas e outros não apresentam sintomas, enquanto eles também são portadores do vírus.

Uma vez adquirido o vírus, este permanece em nosso organismo em sua forma latente nos gânglios nervosos, podendo ser reativado. Determinados fatores podem favorecer a sua aparição, estes podem ser:

sol herpes labial- o raios do sol, principalmente os UVB, (veja a nossa página especial sobre pele e sol), mas também os raios UV artificiais (câmaras de bronzeamento artificial). O sol seria responsável por 25% das recorrências de herpes labial. Esses raios fragilizam o sistema imunológico e favorece a reativação do vírus.

- doenças infecciosas com gripe, resfriados;

- a febre (muitas vezes ocasionada devido a uma fragilização do sistema imunológico);

- problemas psíquicos ou nervosos como, por exemplo, o estresse (sobrecarga de trabalho, etc) ou uma sobrecarga de emoções.

- a fadigaapós uma mudança de fuso horário, jet-lag após o retorno das férias, etc.

- o frio (temperaturas amenas);

- ferimentos na boca (após exposição solar e surgimento de bolhas);

- enfraquecimento do sistema imunológico, por exemplo, devido a uma grande fadiga ou a doenças do sistema imunológico (como AIDS);

- a menstruação e a gravidez (virações hormonais em geral).

Ler a sequência: grupos de risco herpes labial

Ultimas mensagens do fórum herpes labial

Última mensagem

  • manchas (08.10.2014)

    tive herpes genital pela primeira vez e faz uns 15 dias que acabou e nao voltou mais, mas ficaram manchas que não saem, no lugar  das bolhas ficaram umas manchas brancas e avermelhadas ao redor isso é normal? elas vao sumir ou tere
  • herpes frequente (30.09.2014)

    Ola, tenho herpes labial ha 15 anos e, esse ano tambem tive a genital. A labial ha 2 anos nao tenho, mas a genital tenho a cada dois ou um mes. Gostaria de ouvir a opiniao de voces,  o motivo desse herpes genital frequente. Obrigada um abra&cced
  • Sintomas herpes dor de garganta muito forte (09.08.2014)

    Olá, Tive um experiência de sexo oral sem preservativo a 3 semanas atrás. Até agora não tive nenhum aparecimento de bolhas nem nada disso. Mas 20 dias após essa experiência me deu uma dor de garganta mu

Faça também SUASPERGUNTAS NO FÓRUM HERPES LABIAL


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.09.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
20.09.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 21.10.2014