PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento herpes labial

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O tratamento habitual para o herpes labial consiste-se na aplicação tópica de medicamentos, usualmente na forma de cremes que devem ser aplicados no local das lesões.

Tratamento creme herpes labial- Os cremes contra o herpes são compostos muitas vezes de um agente antiviral (medicamentos análogos de nucleosídeos), o mais conhecido e entre os mais eficazes está o princípio ativo aciclovir (Zovirax®).

Desde 2011, nos Estados Unidos há um creme contra o herpes labial a base de aciclovir (5%) e hidrocortisona (1%). Para nosso conhecimento, este creme não existe no Brasil, mas ele pode ser preparado em farmácias de manipulação, seguindo uma prescrição médica. Recentemente foi lançado um produto à base de sulfato de cobre e hipérico que cura os sintomas da doença em 1 dia. Leia mais em: Novo remédio à base de hipérico para herpes labial.

Por muito tempo pensou-se que o uso da cortisona era contra-indicado em casos de herpes labial, mas parece que este creme associado é mais eficaz do que a preparação somente com aciclovir no tratamento de feridas de herpes. Com este creme foi observado menor desenvolvimento de úlceras e tempo de cura significativamente mais curto.

Observação sobre as pomadas à base de aciclovir: algumas autoridades de saúde (como na França, a "Haute Autorité de santé") não recomendam as preparações à base de antivirais de uso externo (cremes), pois eles acreditam que estas seriam pouco eficazes, já que até o momento não surgiram provas claras que comprovem a sua eficácia.

Existem também outras moléculas que atuam de forma eficaz sobre o vírus e que são próximas do aciclovir, tais como o valaciclovir, o penciclovir ou o famciclovir. Aconselhamos tomar os medicamentos em forma de comprimidos à base de aciclovir ou valaciclovir somente em caso de surtos recorrentes de herpes labial (mais de 6 crises por ano). Estes medicamentos podem ser comprados sob prescrição médica, portanto, converse com o médico para que ele este indique qual a melhor molécula.

- Além disso, existem cremes a base de sulfato de zinco, à venda em farmácias, que servem para desinfetar e secar as vesículas herpéticas. Estes medicamentos geralmente devem ser aplicadas logo no início do surgimento do herpes. Peça conselhos na sua farmácia sobre a utilização de cremes a base de zinco.

A lidocaina e a benzocaina podem ser usadas como anestésicos locais para melhora da dor. Já o hidroxilpropril-celulose (Zilactin) é usado topicamente para proteger as feridas de traumas e irritantes.

Os tratamentos disponíveis atualmente contra o herpes labial tratam apenas os sintomas e não a causa, sendo assim, os tratamentos deverão ser repetidos sempre que doença reaparecer, desde os primeiros sinais.

Informações complementares para especialistas
O aciclovir é metabolizado pela timidina quinase viral (HSV1), ele é fosforilado e gera o aciclovir monofosfato (ACMP). Como as células não infectadas pela herpes não podem fosforilar o aciclovir – pois somente a timidina quinase viral e não humana pode gerar o ACMP – esta molécula torna-se seletiva para as células humanas infectadas pelo vírus.
Em seguida, o aciclovir monofosfato é novamente fosforilado mais duas vezes pela timidina quinase humana, esta vez para gerar o aciclovir triofosfato, que age como antimetabólito. Acontece então, a inibição da formação do ADN viral (vírus da herpes) e isso bloqueia a formação de novos vírus.

Ler a sequência: fitoterapia herpes labial

Ultimas mensagens do fórum herpes labial

Última mensagem

  • Sintomas herpes dor de garganta muito forte (09.08.2014)

    Olá, Tive um experiência de sexo oral sem preservativo a 3 semanas atrás. Até agora não tive nenhum aparecimento de bolhas nem nada disso. Mas 20 dias após essa experiência me deu uma dor de garganta mu
  • Resultados diferentes no exame de herpes (01.07.2014)

    Uma semana apos um contato sexual sem camisinha apareceram bolinhas na minha vagina e fui ao medico. Ele me passou o antibiótico Metronidazol e uma sorologia de DSTs. Pra herpes, a sorologia deu IGG 0.50 (Nao reagente) e IGM 1.32 (Re
  • Herpes labial lesoes semelhantes (28.06.2014)

    Olá, Fiz compras em uma farmácia e a operadora de caixa que me atendeu apresentava lesões semelhantes ao herpes labial. Gostaria de saber se o fato dela ter manipulado  e empacotado os produtos que comprei trazem algum risc

Faça também SUASPERGUNTAS NO FÓRUM HERPES LABIAL


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 08.04.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
08.04.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

5 informações essenciais sobre o infarto cardíaco em mulheres

Conheça 5 informações importantes sobre o risco de infarto do coração em mulheres.

Carência de vitamina D associada ao mal de Alzheimer

Estudo aponta que a carência vitamina D, produzida ao se tomar sol, pode causar o mal de Alzheimer.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 27.08.2014