PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento herpes labial

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O tratamento habitual para o herpes labial consiste-se na aplicação tópica de medicamentos, usualmente na forma de cremes que devem ser aplicados no local das lesões.

Tratamento creme herpes labial- Os cremes contra o herpes são compostos muitas vezes de um agente antiviral (medicamentos análogos de nucleosídeos), o mais conhecido e entre os mais eficazes está o princípio ativo aciclovir (Zovirax®).

Desde 2011, nos Estados Unidos há um creme contra o herpes labial a base de aciclovir (5%) e hidrocortisona (1%). Para nosso conhecimento, este creme não existe no Brasil, mas ele pode ser preparado em farmácias de manipulação, seguindo uma prescrição médica. Recentemente foi lançado um produto à base de sulfato de cobre e hipérico que cura os sintomas da doença em 1 dia. Leia mais em: Novo remédio à base de hipérico para herpes labial.

Por muito tempo pensou-se que o uso da cortisona era contra-indicado em casos de herpes labial, mas parece que este creme associado é mais eficaz do que a preparação somente com aciclovir no tratamento de feridas de herpes. Com este creme foi observado menor desenvolvimento de úlceras e tempo de cura significativamente mais curto.

Observação sobre as pomadas à base de aciclovir: algumas autoridades de saúde (como na França, a "Haute Autorité de santé") não recomendam as preparações à base de antivirais de uso externo (cremes), pois eles acreditam que estas seriam pouco eficazes, já que até o momento não surgiram provas claras que comprovem a sua eficácia.

Existem também outras moléculas que atuam de forma eficaz sobre o vírus e que são próximas do aciclovir, tais como o valaciclovir, o penciclovir ou o famciclovir. Aconselhamos tomar os medicamentos em forma de comprimidos à base de aciclovir ou valaciclovir somente em caso de surtos recorrentes de herpes labial (mais de 6 crises por ano). Estes medicamentos podem ser comprados sob prescrição médica, portanto, converse com o médico para que ele este indique qual a melhor molécula.

- Além disso, existem cremes a base de sulfato de zinco, à venda em farmácias, que servem para desinfetar e secar as vesículas herpéticas. Estes medicamentos geralmente devem ser aplicadas logo no início do surgimento do herpes. Peça conselhos na sua farmácia sobre a utilização de cremes a base de zinco.

A lidocaina e a benzocaina podem ser usadas como anestésicos locais para melhora da dor. Já o hidroxilpropril-celulose (Zilactin) é usado topicamente para proteger as feridas de traumas e irritantes.

Os tratamentos disponíveis atualmente contra o herpes labial tratam apenas os sintomas e não a causa, sendo assim, os tratamentos deverão ser repetidos sempre que doença reaparecer, desde os primeiros sinais.

Informações complementares para especialistas
O aciclovir é metabolizado pela timidina quinase viral (HSV1), ele é fosforilado e gera o aciclovir monofosfato (ACMP). Como as células não infectadas pela herpes não podem fosforilar o aciclovir – pois somente a timidina quinase viral e não humana pode gerar o ACMP – esta molécula torna-se seletiva para as células humanas infectadas pelo vírus.
Em seguida, o aciclovir monofosfato é novamente fosforilado mais duas vezes pela timidina quinase humana, esta vez para gerar o aciclovir triofosfato, que age como antimetabólito. Acontece então, a inibição da formação do ADN viral (vírus da herpes) e isso bloqueia a formação de novos vírus.

Ler a sequência: fitoterapia herpes labial

Ultimas mensagens do fórum herpes labial

Última mensagem

  • manchas (08.10.2014)

    tive herpes genital pela primeira vez e faz uns 15 dias que acabou e nao voltou mais, mas ficaram manchas que não saem, no lugar  das bolhas ficaram umas manchas brancas e avermelhadas ao redor isso é normal? elas vao sumir ou tere
  • herpes frequente (30.09.2014)

    Ola, tenho herpes labial ha 15 anos e, esse ano tambem tive a genital. A labial ha 2 anos nao tenho, mas a genital tenho a cada dois ou um mes. Gostaria de ouvir a opiniao de voces,  o motivo desse herpes genital frequente. Obrigada um abra&cced
  • Sintomas herpes dor de garganta muito forte (09.08.2014)

    Olá, Tive um experiência de sexo oral sem preservativo a 3 semanas atrás. Até agora não tive nenhum aparecimento de bolhas nem nada disso. Mas 20 dias após essa experiência me deu uma dor de garganta mu

Faça também SUASPERGUNTAS NO FÓRUM HERPES LABIAL


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 08.04.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
08.04.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 22.10.2014