Registre-se | Conectar:
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Definição herpes zoster

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Herpes zoster definicaoO herpes zoster, também conhecido como cobreiro ou zona, é uma doença infecciosa de origem viral, causada devido à reativação do vírus da varicela (catapora).

A doença se caracteriza por vesículas repartidas sobre a pele, em geral sobre o tórax, com um traçado mais ou menos horizontal como um cinto. Aliás, zona significa cinto em grego antigo.

Trata-se de uma doença que atinge principalmente as pessoas idosas (com mais de 60 anos) e aquelas com sistema imunológico frágil (imunodeprimidas).


O herpes zoster é uma doença bastante freqüente, pois a maior parte da população teve a varicela (catapora) na infância. Uma reativação é então possível a qualquer momento.

Ressaltamos também que em certos casos, a doença pode se desenvolver em crianças (diretamente sem passar pela varicela). Estas não irão desenvolver a catapora, pois estarão imunizadas.
 
Ler a seqüência: estatísticas herpes zoster

Ultimas mensagens do fórum herpes zoster

Última mensagem

  • Como diagnosticar a Zoster (29.01.2012)

    Quero saber como diagnosticar a herpes zoster na infancia? quais exames de laboratorio??? Minha sobrinha tem 6 anos e aparentemente saudavel, teve catapora bem leve ainda bebe.
  • zoster interno (31.12.2011)

    Já tive vários episódios de H.Zoster. Nenhum é igual ao outro, sendo que a primeira vez foi terrível c/ bolhas bem definidas. Já apareceu em várias regiões de uma vez só, foi qdo tive polineurite pós herpética, e, segundo o infectologista, o víru
  • herpes (28.12.2011)

    Boa Noite, meu esposo tem 28 anos e esta com suspeita de herpes zoster, gostaria que alguém me falasse se essa doença da apenas no lado esquerdo do corpo e se aparecem manchas avermelhadas no começo sem líquido nenhum e sem ser em forma de cinturão.
  • Será herpes zoster? (28.11.2011)

    minha esposa ta com uma lesão q lembra herpes z so q e na perna atrs da coxa:vermelhidão e bolhas sera q e HZ
  • Herpes zoster (15.10.2011)

    Minha tia está com Herpes zoster, eu não sei nada sobre a doença.... nem ninguém da minha família.. to com algumas dúvidas...... Como se pega? é através do contato, como a herpes de boca? Obrigada..

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM HERPES ZOSTER


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 17.03.2011.
Controle de qualidade
Última atualização:
17.03.2011

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
ESSES ARTIGOS TAMBÉM PODEM LHE INTERESSAR

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

Facebook

   

Blogs Criasaude

     Blog cosméticos

 

NOTÍCIAS

O excesso de açúcar é tão tóxico quanto o álcool, segundo os especialistas

Comer muito açúcar é tão tóxico quanto o abuso de álcool, advertiram três cientistas americanos nesta quinta-feira.

HIV e Hepatite C: MG utiliza alta tecnologia para detecção de vírus

O Ministério da Saúde lançou as próximas etapas para a implementação nacional do Teste NAT...

Ultima mensagem do fórum

Última mensagem

  • hiperacusia (08.02.2012)

    Tenho 45anos e  sofro de hiperacusia (alta sensibilidade a sons) (qualquer tipo de som) e sinto que está cada vez mais se agravando, pois estou me incomodando até com a fala de algumas pessoas. Tenho muito a relatar....me ajudem.
Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 07.02.2012