Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Sintomas herpes zoster

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

herpes zoster sintomasDistinguimos três diferentes fases com sintomas variáveis para caracterizar uma herpes zoster:

Contágio - Contágio herpes zóster

Observamos que logo no início, os pacientes são contagiosos por contato direto durante uma semana após o aparecimento das lesões vesiculares (após o início da fase aguda).

Mas atenção, os pacientes afetados pela herpes zóster não irão transmitir a herpes zóster, mas  a varicela (pois trata-se do vírus da varicela). Grávidas que nunca tiveram a varicela devem portanto, tomar cuidado e nunca devem se aproximar de  pessoas com herpes zóster em fase aguda (leia mais em complicações da varicela em grávidas).

1. Fase prodromal – Anterior à erupção cutânea

Inicialmente em uma primeira fase logo antes da erupção cutânea, estão os seguintes sintomas típicos do herpes zóster:
- Dores, formigamento, sensação de calor local, queimação nos nervos (por exemplo, em um nervo do tórax). Nota-se que os sintomas aparecem de forma localizada, como em um só lado do corpo ou em um local bem preciso.
- Às vezes pode ocorrer uma ligeira febre e sintomas gastrointestinais.

2. Fase aguda – Durante a erupção cutânea

Na fase aguda ou durante a erupção cutânea do herpes zoster observa-se:
- uma erupção cutânea, isto é, pequenas vesículas ou bolhas sobre uma pele avermelhada (fundo vermelho), localizada somente sobre uma parte do corpo. No começo o líquido das vesículas é claro, mas pode se tornar mais escuro após alguns dias. Em seguida as vesículas secam, formam crostas e finalmente caem. O ciclo só é completado até que as vesículas caiam, o que pode durar de duas a quatro semanas.
A erupção está geralmente localizada no tórax, com um traçado das vesículas mais ou menos horizontal, tendo a forma de um cinto (aliás, zona significa cinto em grego antigo). O herpes zóster pode também aparecer na testa, bochechas, no rosto (zona facial), na orelha (zoster oticus), ou ao redor de um olho (zona oftálmica).
- uma dor muito forte, às vezes insuportável na região da erupção cutânea.  

As regiões e nervos mais afetadas são a zona torácica (53% dos casos), cervical (20%), trigêmeo (15%) e lombossacral (11%). Em pacientes fortemente imunodeprimidos, como portadores de HIV/AIDS, a doença pode aparecer de maneira disseminada e de distribuição irregular.

3. Fase pós-herpética – Após a erupção cutânea – Complicações do herpes zóster – Nevralgia pós-zóster

Em certos casos, o herpes zoster pode deixar complicações. Falamos de nevralgias pós-herpéticas ou nevralgias pós-zóster (zóster=zona). Esta nevralgia (dor na região de um nervo) é uma das principais complicações da doença, e sua duração é de no mínimo um mês e pode permanecer por vários meses. Esta complicação é especialmente problemática nas pessoas idosas.
Aqui estão os sintomas típicos de uma nevralgia pós-zoster:
- dores, ardência, queimação na região onde estava localizada a erupção cutânea do herpes zoster (ver abaixo);
- sensação de dor permanente;
- forte sensibilidade ao toque.
Estas complicações da doença podem perturbar as tarefas quotidianas como comer ou dormir, e em certos casos podem até levar a uma depressão.
É preciso notar que para limitar estas complicações é importante instaurar rapidamente um tratamento, pois quanto mais cedo este for iniciado, melhores serão as chances de cura da doença, sem complicações.

Observação geral

Ressaltamos que às vezes os sintomas do herpes zoster podem ser confundidos com o herpes (outra infecção viral) ou com uma apendicite (certamente na região da dor).

Ler a seqüência: diagnóstico herpes zóster

Ultimas mensagens do fórum herpes zóster

Última mensagem

  • Herpes tratada com aciclovir (19.02.2014)

    Tive Herpes a 2 meses, e após a crise(tratada com Aciclovir compr. e creme), fiquei com a parte do corpo onde apareceram as bolhas, como também pé e braço dormentes. A cerca de 1 mês fui a uma médica
  • Ferida no rosto, é cobreiro ou outra coisa? (07.01.2014)

    nasceu umas feridas em forma de circulo no  lado esquerdo do meu rosto pegando meu olho e minha testa pois coçar muito mas nao doi, e o medico falou que e cobreiro,mas ele falou que doi ,mas eu nao sinto dor alguma pode ser outra coisa di
  • Herpes zóster sem bolhas na cervical (14.12.2013)

    Herpe zoster sempre aparecem bolhas. O vírus do herpes zóster pode não aparecer bolhas ou dos principais sintomas são as bolha? Att, Marcia

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM HERPES ZÓSTER


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.04.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
13.04.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.04.2014