Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Teste de gravidez

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O que é um teste de gravidez?

teste de gravidezUm teste de gravidez, como o seu nome indica, é um teste que uma mulher pode fazer ela mesma, em casa, para saber se está grávida ou não.

Como funciona o teste de gravidez?

O teste de gravidez detecta um hormônio chamado hCG (human chorionic gonadotropin) contido na urina da mulher. O hormônio hCG se encontra em concentração elevada no sangue e na urina (de preferência no período da manhã) da mulher quando ela está grávida. O hCG é na verdade secretado pela placenta (após a implantação do óvulo depois da fecundação).

Como fazer o teste de gravidez?

A maioria dos testes de gravidez detecta o hormônio na urina (ver abaixo). Deve-se então colocar algumas gotas de urina diretamente sobre o teste de gravidez (no local adequado do teste). Leia sempre a bula do teste de gravidez para mais informações sobre a sua utilização.

Quando fazer um teste de gravidez?

Você pode utilizar o teste de gravidez desde o primeiro dia em que não tiver sua menstruação habitual. Ressaltamos que é preferível esperar ainda alguns dias após o primeiro dia da ausência da menstruação, pois isso aumenta a exatidão do teste de gravidez. 

Como a concentração do hormônio hCG é mais elevada na urina da manhã (primeira urina do dia), é preferível fazer o teste de manhã cedo.

Todas as mulheres são iguais perante o resultado do teste de gravidez?

Não, a exatidão do teste de gravidez varia de uma mulher para outra. Isso ocorre porque os ciclos menstruais e de ovulação mudam todo mês. Além disso, o dia exato da implantação do óvulo fertilizado nem sempre é conhecido (importante, pois é nesse momento que inicia a secreção significativa de hCG).

O que fazer se o teste é positivo?

- Um teste positivo significa na maioria das vezes, que a pessoa está grávida. Você deve então marcar uma consulta médica. O médico irá confirmar o teste (por meio de outro teste de gravidez ou por um teste sangüíneo) e se este também for positivo, significa que a pessoa está de fato grávida. O médico irá então explicar todo o necessário para que a gravidez passe da melhor forma (comer bem, tomar ácido fólico, evitar o álcool, o fumo,...). 

- Todavia um teste positivo pode também significar em raros casos que a pessoa não está grávida. Falamos então de falso positivo. Isso significa que certos viéis influenciaram negativamente o teste. Isso pode ocorrer se houver sabão no recipiente onde a pessoa colher a urina. Um teste falso positivo pode também significar que a pessoa leu mal o teste, que o teste esteve exposto a uma temperatura muito alta, que a pessoa tem um excesso de hCG na urina por outros motivos, como por exemplo, em casos de tomada de hormônios hCG, em caso de esterilidade, de tomada de determinados medicamentos (neuroléptcio, por exemplo: clorpromazina)...
É por isso que um teste positivo feito em caso (que a pessoa comprou em uma farmácia) deve ser confirmado por um médico (através de outro teste de gravidez ou de um teste sangüíneo).

O que fazer se o testo é negativo?

- Um teste negativo, na maioria das vezes significa que a pessoa não está grávida. O fato de não ter tido a menstruação habitual (em geral o que leva a fazer o teste) pode estar ligado a uma outra causa além da gravidez ou simples atraso na menstruação (consulte um médico em caso de atraso não explicado e sem gravidez). 
 
- No entanto, um teste negativo pode igualmente significar em alguns casos que a pessoa está grávida sim. Falamos então de falso negativo. Isso significa que determinados viés influenciaram negativamente o teste. Isso pode ocorrer se o teste for feito muito prematuramente (logo no início da ausência da menstruação habitual, por isso, há necessidade de esperar); ou se a pessoa utilizou o teste em outro período e não no da manhã (onde a urina é mais concentrada); ou se a pessoa bebeu muito (mesmo se ela fizer o teste pela manhã), pois a concentração de hCG (o que detecta o teste) pode ser muito baixa, devido à alta diluição da urina. É por isso que se a pessoa não tiver tido menstruado mesmo após uma semana de ter feito o teste, é preferível refazê-lo (por isso é melhor comprar diretamente dois testes de gravidez), já que é possível que o primeiro não detecte se a mulher está grávida.

Gravidez sintomas - Como saber se você está grávida ou não?

Gravidez teste de gravidezO instinto é algo muito bonito, mas nem sempre é o suficiente para se ter certeza de uma gravidez...

Aprenda então a reconhecer alguns sinais reveladores que lhe incentivarão a cruzar a porta da farmácia para comprar um teste de gravidez !

É claro que a ausência da menstruação (amenorréia) é geralmente o primeiro sinal de uma gravidez, exceto para as mulheres que possuem ciclos irregulares, mas existem outros sinais sobre os quais você pode se apoiar: 

- Um inchaço nos seios, que se tornam mais sensíveis, com veias mais visíveis;  

- Uma sensação de gosto metálico na boca; 

- Aversão ao tabaco e ao café; 

- Um aumento das secreções vaginais;  

teste de gravidez nauséas- Náuseas e vômitos

- Uma necessidade mais freqüente de urinar;  

- E por fim, um aumento da sensibilidade e da emotividade.

Se você estiver com alguns ou todos esses sintomas descritos acima, pode ser o momento de conversar com o seu farmacêutico.

Ultimas mensagens do fórum teste de gravidez

Última mensagem

Você também FAÇA PERGUNTAS NO FÓRUM TESTE DE GRAVIDEZ 

Observação da redação: este artigo foi modificado em 29.03.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
29.03.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.04.2014