PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento da bronquite

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O tratamento da bronquite depende do tipo de bronquite (veja definição abaixo):

1. Tratamento de bronquite aguda

O tratamento da bronquite aguda é sintomático (sem tratamento da causa, apenas o tratamento dos sintomas), porque na maioria dos casos a origem da bronquite aguda é viral enão há tratamentos anti-virais para a bronquite. Em geral, para o tratamento de bronquite aguda, é aconselhado repouso de alguns dias e em alguns casos, medicamentos antitussígenos (ver parágrafo abaixo) e antipiréticos.

Se possível, os antitussígenos não devem ser utilizados demasiadamente nos casos de bronquite aguda, uma vez que é importante que a tosse evolua. Em particular, especialmente quando o muco é abundante, porque ajuda a remover do trato respiratório, os agentes irritantes que provocam a tosse. Se o muco estagnar nos brônquios, pode haver um risco de superinfecção pulmonar.

No entanto, se a tossel he mantém acordado, você pode usar um sedativo como antitussíge com efeito sedativo, porém neste caso também se deve evitar obloqueio completo da estimulação da tosse.

Tratamento da bronquite aguda Contra a dor, o paciente pode tomar analgésicos ou antitérmicos (paracetamol, por exemplo).

Em seguida, para tratar a tosse com escarro, utiliza-se fluidificantes ou expectorantes para, respectivamente, fluidificar e expelir o muco. Alguns especialistas acreditam que a prescrição de expectorantes não tem embasamento científico para o tratamento da bronquite aguda.

Fluidificantes (que reduzem a viscosidade do muco) ou mucolíticos:

- À base de N-acetilcisteína, apresentados como comprimidos, comprimidos efervescentes, sachês:

- À base de Carbocisteína, na apresentação de xarope contra a tosse:

Expectorantes:

- Expectorantes salinos (ammonii Chloridium) ou à base de extratos vegetais.

Em casos de infecção bacteriana, o médico irá prescrever antibióticos.

Veja também: fitoterapia para a bronquite

2. Tratamento da bronquite crônica

Tratamento da bronquite crônicaA primeira medida a ser tomada em caso de bronquite crônica é investigar a causa da doença e eliminá-la. Na maioria das vezes, a causa é o fumo de tabaco, devendo o indivíduo tentar a todo custo parar de fumar antes que seja tarde demais.

Se a causa da doença são produtos químicos ou poluentes, o indivíduo deve também tentar parar ou reduzir o contato com as fontes dos produtos que desencadeiam a bronquite crônica.

Se a bronquite crônica persistir mesmo após tentar tratar as causas, o médico dispõe de opções de tratamento com medicamentos diversos, tais como os fluidificantes, broncodilatadores e antibióticos (se há infecção bacteriana).

Em casos graves, o médico pode também prescrever oxigênio (oxigênio). Se você sofre de asma ou de DPOC, o médico pode recomendar aerossóis e outros medicamentos (por exemplo, corticosteróides) para reduzir a inflamação e a oclusão brônquica.

Também pode ser útil em alguns casos, a realização de um programa de exercícios de reeducação respiratória, baseada em exercícios simples de readaptação física que podem proporcionar algumas vantagens ao paciente. Procure conselho médico.

Ler a seqüência: fitoterapia para a bronquite

Ultimas mensagens do fórum tosse - bronquite

Última mensagem

  • Tosse crônica noturna, remédio caseiro (25.07.2014)

    Estou com tosse noturna há vários anos e já usei diversos medicamentos: Allegra, Cetirizina, Fluxonase, Xaropes a base de mel, Seki, Notusse, Antux e Setux (este foi o único que aliviou por um periodo maior, porém não está mais a venda). Enfim, mesmo
  • Bronquite não consigo dormir com o chiado (08.07.2014)

    Olá Eu comecei a tossir a alguns meses e não liguei muito. E foi aumentado a intensidade. E essa semana tive uma gripe forte que resultou em um chiado no peito e na mesma noite falta de ar... Fui ao hospital e o médico diagnost
  • Tosse seca cronica e constante por mais de 30 dias (02.07.2014)

    Srs, Estou precisando de ajuda. Tenho um filho de 16 anos que vem tossindo a mais de 90 dias. Já levei em varios medicos, especialidades diferente e nao conseguem descobri a causa! Primeiro levei no alergista, tomou toda a medicaç&ati
  • Tosse com secreção depois tosse seca (30.06.2014)

    estou com tosse a 10 dias, de manhã é uma tosse com secreção, depois fica uma tosse seca e com pigarro o dia todo, é tão constante que estou dolorida, não aguento mais tossir, alguém me ajude.
  • Tosse fechando Garganta (20.06.2014)

    Tenho 29 anos, não fumo e ando de moto p/ trabalhar [poluição em sp e vento direto na garganta]   Estou tossindo aproximadamente a 2 meses, abaixo o quadro:   No primeiro mês estava com o peito cheio + tosse e

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM BRONQUITE


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 18.09.2012.
Controle de qualidade
Última atualização:
18.09.2012

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Expectativa de vida no Brasil aumentou, diz ONU

Brasil aumentou em 11,2 anos a expectativa de vida entre 1980 e 2013. País está na 79ª posição do IDH.

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 29.07.2014