Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Causas da ansiedade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A ansiedade pode provir de choques intensos, devido a um acidente, um conflito ou um fracasso. Nos dias de hoje, devido ao estilo de vida cercado de estresse e preções, cada vez mais pessoas sofrem de ansiedade.

Causas da ansiedadeA ansiedade é um sintoma característico dos estados depressivos, das neuroses (fobia, obsessão), das psicoses (delírio, esquizofrenia).  A ansiedade, como vimos na seção definição de ansiedade, pode ser considerada uma doença de origem orgânica: afecção cardíaca (falamos então em aperto no peito), insuficiência respiratória (na asma, por exemplo). Para esses pacientes, as crises de angústia podem aparecer em caso de fortes esforços físicos: marcha rápida, subida de escadarias.

O consumo abusivo de determinados medicamentos também pode desencadear as crises de angústia. É o caso das anfetaminas, dos barbitúricos, assim como os ansiolíticos (instalação de um círculo vicioso).

As drogas (cocaína, cannabis...) podem levar à ansiedade ou crises de pânico. As causas hormonais, como hipertiroidismo podem também provocar ansiedade.

Causas físicas da ansiedade:

Alimentar Cafeína, glutamato monosódico, doenças de deficiência de vitaminas.
Cardiovascular Angina pectoris, arritimias, falência cardíaca, hipertensão, hipovolemia, infarto do miocárdio, sincope, doença valvular.
Hematológico Anemia.
Imunológico Anafilaxia, Lúpus
Metabólico Doença de Cushing, hipercalemia, hipertireoidismo, hipocalcemia, hipoglicemia, hiponatremia, hipotireoidismo, menopausa, porfiria
Medicamentos Toxicidade a digitálicos ou anticolinérgicos, alucinógenos, agentes hipotensores, dopaminérgicos, estimulantes (anfetaminas, aminofilina, cocaína, metilfenidato, teofilina), síndromes de abstinências (álcool, drogas de abuso, sedativos, barbitúricos, benzodiazepínicos), bronco dilatadores, simpatomiméticos (efedrina, epinefrina, ...)
Neurológico Encefalopatias, lesão intracraniana, convulsões.
Respiratório Asma, Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva, pneumonia, edema pulmonar, embolia pulmonar.
Tumores Carcinóide, insulinoma, feocronocitoma.

Ler a seqüência: grupos de risco em caso de ansiedade

Ultimas mensagens do fórum ansiedade

Última mensagem

  • Ansiedade, Panico, Fobia Social (06.01.2015)

      Ola a todos! Me chamo Luiz  tenho 36 anos. desde os 20 anos de idade ,sofri com Panico ,ansiedade, fobia social esse mal apareceu do nada no auge da minha juventude. me isolava em casa com medo de estar em publico, deixei de estudar e
  • Compulsão por doce (08.07.2014)

    Boa tarde, Tenho 51 anos de idade, uma compulsão por doce, principalmente a noite.  O que fazer, temos algum fitoterático pra ajudar?   Obgda   att.
  • sensaçao de queimaçao (02.06.2014)

    Boa noite! venho sentido uma sensaçao de queimaçao na pele em diferentes partes do corpo, rosto, costas braços etc... dura poucos dias. sou muito ancioso, a pergunta é se a ansiedade pode provocar estes sintomas. Obrigado

Faça também SUASPERGUNTAS NO FÓRUM ANSIEDADE


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.01.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
21.01.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Google search 2015

Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Antioxidantes: efeitos no organismo e fontes naturais

Entenda o efeito dos antioxidantes no corpo humano e quais alimentos são fontes dessas substâncias.

Dieta contra TPM

A alimentação desempenha um papel importante nos sintomas da TPM. Conheça alimentos que ajudarão a superar esse período.

Pergunta Saúde

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

 



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 25.02.2015