Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Causas da ansiedade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A ansiedade pode provir de choques intensos, devido a um acidente, um conflito ou um fracasso. Nos dias de hoje, devido ao estilo de vida cercado de estresse e preções, cada vez mais pessoas sofrem de ansiedade.

Causas da ansiedadeA ansiedade é um sintoma característico dos estados depressivos, das neuroses (fobia, obsessão), das psicoses (delírio, esquizofrenia).  A ansiedade, como vimos na seção definição de ansiedade, pode ser considerada uma doença de origem orgânica: afecção cardíaca (falamos então em aperto no peito), insuficiência respiratória (na asma, por exemplo). Para esses pacientes, as crises de angústia podem aparecer em caso de fortes esforços físicos: marcha rápida, subida de escadarias.

O consumo abusivo de determinados medicamentos também pode desencadear as crises de angústia. É o caso das anfetaminas, dos barbitúricos, assim como os ansiolíticos (instalação de um círculo vicioso).

As drogas (cocaína, cannabis...) podem levar à ansiedade ou crises de pânico. As causas hormonais, como hipertiroidismo podem também provocar ansiedade.

Causas físicas da ansiedade:

Alimentar Cafeína, glutamato monosódico, doenças de deficiência de vitaminas.
Cardiovascular Angina pectoris, arritimias, falência cardíaca, hipertensão, hipovolemia, infarto do miocárdio, sincope, doença valvular.
Hematológico Anemia.
Imunológico Anafilaxia, Lúpus
Metabólico Doença de Cushing, hipercalemia, hipertireoidismo, hipocalcemia, hipoglicemia, hiponatremia, hipotireoidismo, menopausa, porfiria
Medicamentos Toxicidade a digitálicos ou anticolinérgicos, alucinógenos, agentes hipotensores, dopaminérgicos, estimulantes (anfetaminas, aminofilina, cocaína, metilfenidato, teofilina), síndromes de abstinências (álcool, drogas de abuso, sedativos, barbitúricos, benzodiazepínicos), bronco dilatadores, simpatomiméticos (efedrina, epinefrina, ...)
Neurológico Encefalopatias, lesão intracraniana, convulsões.
Respiratório Asma, Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva, pneumonia, edema pulmonar, embolia pulmonar.
Tumores Carcinóide, insulinoma, feocronocitoma.

Ler a seqüência: grupos de risco em caso de ansiedade

Ultimas mensagens do fórum ansiedade

Última mensagem

  • Ansiedade há muito tempo (13.03.2014)

    As vezes já lavanto de manhã ansiosa, acredito que seja de forma incosciente uma preocupação com as atividades diárias, mesmo sem ter noção que estou preocupada. As vezes a angustia é muito gran
  • Ansiedade e comer de mais (02.03.2014)

    Boa Tarde! Eu tenho um filho especial  que é muito ansioso, e devido essa ansiedade ele come demais e isso o está prejudicando,pois o mesmo está ficando obeso e já contraiu uma gastrite e colesterol alto.  &nbs
  • Ansiedade na escola (06.02.2014)

    todos os dias fico muito ancioso o]e nervoso ao ir a escola e iso me leva a uma vontade de urinar muito grande, e nao é só em escola mas sim em outros lugares como onibus , etc. isso me incomoda muito eu queria alco para me acalmar e me

Faça também SUASPERGUNTAS NO FÓRUM ANSIEDADE


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.01.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
21.01.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 17.04.2014