PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento da sinusite

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

tratamento sinusite aguda

Tratamento da sinusite aguda (viral e bacteriana):

Sinusite viral

Contra sinusite viral o farmacêutico ou o médico podem prescrever:

- Para a dor: analgésicos, como paracetamol.

- Medicamentos para limpar os seios e limpar:

- Spray nasal ou comprimidos de descongestionantes (vasoconstritores) ou corticosteróides nasais contendo pulverização (geralmente vendidos sob prescrição médica)

- Soro fisiológico

- Inalações, tais como ervas (ver também bons conselhos/dicas)

tratamento sinusiteSinusite de origem bacteriana

Se a sinusite está começando a durar mais de 7 dias e os sintomas mais graves aparecem (febre alta, dor intensa, secreção nasal purulenta ...), você deve ver um médico porque pode ser uma infecção bacteriana primária ou secundária, nas quais os antibióticos (por exemplo amoxicilina) são por vezes necessários em casos graves. Um estudo realizado nos EUA publicado no início de 2012 mostrou, no entanto, a ineficácia dos antibióticos (por exemplo, amoxicilina) em caso de sinusite aguda bacteriana contra um tratamento placebo, leia mais abaixo nesta seção para saber sobre tratamento da sinusite com antibióticos e sinusite.

O médico também pode sugerir medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofeno, aspirina, etc) ou corticosteróides para reduzir a inflamação associada à sinusite.

Sinusite em crianças
Atenção, de acordo com um estudo francês realizado em 2013 pelo hospital La Timone em Marselha, deve-se evitar ao máximo o ibuprofeno em caso de sinusite em crianças. Pesquisadores de fato observaram um risco aumentado de complicações intracranianas graves ao se tomar ibuprofeno. Devemos preferir paracetamol para dor de cabeça e/ou febre em crianças.

Para saber mais sobre os tratamentos da sinusite

- Cerca de 2% de gripes e resfriados vão se transformar em uma infecção sinusal causada por bactérias.

- Cerca de 75% das pessoas irão desenvolver sinusite viral após gripe ou resfriado.

- Nos Estados Unidos, aproximadamente um em cada cinco antibióticos prescritos são para o tratamento da sinusite.

Antibióticos e sinusite

sinusite tratamento1. Casos de sinusite aguda virais são mais comuns do que as bacterianas, por isso tome cuidado para não usar antibióticos em caso de sinusite causada por bactérias e, como vimos acima apenas para infecções bacterianas graves; Não abuse do uso de antibióticos, pois os antibióticos são inúteis em caso de sinusite causada por vírus!

2. No estudo realizado nos EUA em 2011 mostrou que houve um desperdício enorme de antibióticos para sinusite, chamado de "tratamento excessivo". Com efeito, muitos médicos prescrevem antibióticos desnecessariamente, enquanto a sinusite é viral. Além da despesa desnecessária causada ​​ao sistema de cuidados de saúde dos EUA também aumenta a resistência aos antibióticos, levando eventualmente fazer antibióticos menos eficazes.

3. Um estudo realizado nos EUA publicado em fevereiro de 2012 no "Journal of American Medical Association", mostrou a ineficácia dos antibióticos para sinusite bacteriana aguda para aliviar ou reduzir os sintomas de sinusite. Este estudo é um pouco revolucionário, porque o mundo da medicina sempre acreditou na eficácia de antibióticos para sinusite bacteriana aguda.

Neste estudo 166 voluntários com sinusite aguda bacteriana participaram e foram divididos em dois grupos, um tomando amoxicilina (um antibiótico que é altamente indicado em casos de sinusite) e outro com placebo. Resultado: não foi observada diferença significativa entre os 2 grupos, não sendo notada redução dos sintomas ou outros sinais de interesse como o nível de ausência no trabalho ou uma limitação no o desempenho das tarefas diárias.

Na sequência deste estudo, os médicos recomendam em caso de sinusite bacteriana aguda de leve a moderada não usar antibióticos e sim usar medicamente para tratamento sintomático (descongestionantes, soluções salinas, etc). No entanto, em caso de sinusite aguda bacteriana grave ou de longa duração (por exemplo, mais de 10 dias), seu médico irá decidir o melhor tratamento (antibiótico ou não).


Tratamento da sinusite crônica

O tratamento da sinusite crônica (ver definição de sinusite) deve ser prescrito pelo médico, o tratamento pode ser medicação disponível (antibióticos, anti-inflamatórios esteroides, etc ) e, em alguns casos a cirurgia (limpeza sinusal). Converse com seu médico.


Leia a continuação: fitoterapia sinusite - dicas sinusite - antibióticos

Ler também: gripes e resfriados

Ultimas mensagens do fórum sinusite

Última mensagem

  • sua sinusite (10.08.2014)

    olá a todos, gostaria de compartilhar  uma descoberta minha, não sou profissional da area apenas curioso e pesquisador associando conhecimento tive sinusite e renite durante muito tempo sofri com as crises as dores incomodas e o
  • Sinusite crônica, como tratar? (28.07.2014)

    Olá,eu gostaria de saber qual o melhor antibiotico para renite cronica? estou tomando um a 14 dias e não vi resultados...
  • sinusite (06.07.2014)

    olá a todos, gostaria de compartilhar  uma descoberta minha, não sou profissional da area apenas curioso e pesquisador associando conhecimento tive sinusite e renite durante muito tempo sofri com as crises as dores incomodas e o

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM SINUSITE

Por  (farmacêutico)

author Observação da redação: este artigo foi modificado em 23.06.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
23.06.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.10.2014