Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento varicela

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No tratamento da varicela, destacamos os que vão tratar a doença e a vacina contra a varicela (prevenção da varicela).

1. Tratamento da varicela - tratamento catapora

O tratamento da varicela em geral consiste na terapia dos sintomas (quando não há conseqüências graves).

Medicamentos utilizados em caso de varicela, se não houver riscos de complicações.

Tratamento da varicela - tratamento catapora- Contra a dor e a febre: paracetamol (evite dar aspirinas a crianças)

- Contra a coceira: anti-histamínicos (à base de dimetindeno, decetirizina ou de levocetirizina) para aplicação local (gel, creme) ou para ingestão (comprimidos, gotas,...)

Para secar, desinfetar e aliviar as feridas da varicela:
- loções à base de tanino sintético e de óxido de zinco.

- Nas crianças pequenas, na região do assento, é possível aplicar também massa de zinco para proteger a pele.

- Para acalmar as lesões e evitar uma superinfecçã banhos desinfetantes.

Medicamentos utilizados em caso de varicela com risco de complicações

- Utilize primeiramente os mesmos medicamentos aconselhados em casos normais de varicela.

- Todavia: quando houver, por exemplo, uma superinfecção bacteriana, que pode ocorrer quando as lesões forem infectadas após coçá-las demais (em particular com as mãos sujas), o médica irá prescrever antibióticos.

- Quando houver um grande risco de complicações (em pessoas imunodeprimidas), antivirais (por exemplo, à base de aciclovir) ou imunoglobulinas de tipo G (IG) podem ser prescritos pelo médico.

2. Vacinação contra a varicela - Vacinação contra a catapora

Vacinação contra a varicela - Vacinação contra a catapora O melhor meio de prevenção da varicela é a vacinação. Desde meados de 1980, existe uma vacina (à base do vírus vivo da varicela) contra a varicela que pode ser utilizada desde os 12 meses de idade.

Estado da vacinação no mundo e no Brasil 

- Nos Estados Unidos, as recomendações são mais voltadas para a vacinação em grande escala contra a varicela em crianças. Na verdade, as autoridades de saúde do país aconselham a vacinação contra varicela para todas as crianças. Segundo eles, antes da vacinação generalizada, a varicela causou milhares de internações e de 70 a 100 mortes por ano nos Estados Unidos, ocasionadas por complicações da doença nos pulmões e no cérebro (encefalite). Veja também: grupos de risco varicela

- Na França, a vacinação não é aconselhada a uma grande escala, pois na maioria dos casos a varicela não é perigosa e permanece benigna para o indivíduo. No entanto, em determinados casos, a vacinação pode ser fortemente recomendada em particular para os adultos ou para as crianças imunodeprimidas. Peça conselhos ao seu médico para saber quando a vacinação se faz necessária.

- Na Alemanha, antes que um adolescente saia da escola e se ele (ou seus pais) não conseguem se lembrar se já teve a doença durante a infância, este é vacinado para evitar o desenvolvimento da varicela na idade adulta (fonte de complicações, em especial nas mulheres grávidas).

- No Brasil a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) recomenda fortemente a vacinação em crianças com mais de 1 ano. Ler: Vacina contra catapora passa a ser ofertada no SUS

Ler a sequência: dicas para tratar a varicela

Perguntas e Respostas (Fórum do Criasaude)
Minha filha de 10 meses esta com catapora e pesquisando na net descobri que se deve evitar o ibuprofeno, mas eu estava intercalando este medicamento com dipirona. O que o ibuprofeno causa nesse caso? 

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
Em casos de catapora não é recomendado o uso de anti-inflamatórios não esteroides, como é o caso do ibuprofeno. Estudos recentes demonstram que em casos de varicela o ibuprofeno  aumentar o risco do surgimento de infecções graves na pele, como por exemplo a  fasceíte necrosante que é um processo de necrose, que invade rapidamente otecido subcutâneo e o músculo, resultando em dor e edema da região atingida. Mas isto não quer dizer que todas as pessoas que estão com varicela e tomam ibuprofeno irão sofrer disso.

O ácido acetilsalicílico (AAS) também não deve ser tomado em casos de catapora, pois aumenta o risco do surgimento da Síndrome de Reye.

Ultimas mensagens do fórum catapora (varicela)

Última mensagem

  • catapora (28.06.2015)

    estou com catapora ha 2 dias,é a primeira vez que tenho, mas meu dente está doendo muito por causa da minha obturaçao. Será que posso obturar ou extrair mesmo estando doente?
  • Varicela, não sabia que tinha o vírus (03.11.2014)

    Bom dia, não sabia que tinha o vírus e tinha comido camarão, no outro dia começou aparecer as bolhas, comecei o trataumento normal, banhos com Permanganato de Potássio. so que o desenvolmento foi muito grande e me
  • CATAPORA (18.11.2013)

    OLA MINHA FILHA TEM 6 ANOS E ESTA COM CATEPORA,TEM MUITAS FERIDAS  PRINCIPALMENTE NA CABEÇA ,  BOCA E NO OLINHO E GARGANTA,E ENTAO NAO CONSSEGUE COMER QUASE NADA,FUI A CLINICA DA FAMILIA E RECEITARAM CETIRIZINA E PARACETAMOL ,SERA QU

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM VARICELA 


LER TAMBEM - CRIASAUDE

PUBLICIDADE
author Observação da redação: este artigo foi modificado em 04.07.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
04.07.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Excesso de vitamina B12 pode causar acne

Estudo recente relaciona excesso do consumo de vitamina B12 ao aparecimento da acne.

O perigo da gordura trans para a saúde

Entenda o que são as gorduras trans e o perigo que elas representam para a saúde.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 01.07.2015