Publicidade

Ácido hialurônico: pode evitar artrose no joelho?

Ácido hialurônico: pode evitar artrose no joelho?Contra a artrose no joelho, o arsenal terapêutico inclui injeções intra-articulares de ácido hialurônico, entre outras. Mas, de acordo com uma análise da literatura científica realizada pela “Revue Prescrire” (revista francesa de referência, independente da indústria farmacêutica), este tratamento teria efeitos modestos, ao custo de reações locais, e muitas vezes efeitos secundários graves.

Em pacientes que sofrem com artrose no joelho, o tratamento encarregado pela dor é baseado em tratamentos analgésicos. As injeções de ácido hialurônico são propostas algumas vezes, mas “sem  evidência de sua eficácia”, dizem os autores da Revue Prescrire.

Um estudo publicado em 2012 resumiu os estudos que compararam este tratamento com o placebo ou com a ausência de tratamento terapêutico, em aproximadamente 12.500 pacientes que sofrem de dores articulares no joelho. “O efeito analgésico das injeções é aparentemente fraco e com relevância clínica incerta. Os resultados foram os mesmos, independentemente da natureza do tempo de acompanhamento, o número de injeções ou o tipo de substância injetada”. Além disso, outra meta-análise chegou a conclusões semelhantes.

Uma doença da cartilagem

As reações locais após as injeções intra-articulares, como a dor prolongada ou derrame no joelho foram relatadas. “A hospitalização, perda de autonomia e outros eventos graves foram relatados em mais de 8 ensaios”.

Lembre-se que a artrose é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem, este pequeno “tecido” esbranquiçado que cobre todas as nossas articulações. É muito frágil, é utilizada frequentemente e não possui quase nenhuma cura. É por isso que a artrose é uma doença progressiva que afeta principalmente o pessoas com mais idade ou pessoas cujas articulações têm sofrido com “excesso de trabalho”.

Escrito por: Emmanuel Ducreuzet – Editado por Dominique Salomão
Fonte: A revisão de prescrição, n º 357, 12.11.2013

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade