PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Ácido hialurônico: pode evitar artrose no joelho?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Contra a artrose no joelho, o arsenal terapêutico inclui injeções intra-articulares de ácido hialurônico, entre outras. Mas, de acordo com uma análise da literatura científica realizada pela “Revue Prescrire” (revista francesa de referência, independente da indústria farmacêutica), este tratamento teria efeitos modestos, ao custo de reações locais, e muitas vezes efeitos secundários graves.

Em pacientes que sofrem com artrose no joelho, o tratamento encarregado pela dor é baseado em tratamentos analgésicos. As injeções de ácido hialurônico são propostas algumas vezes, mas "sem  evidência de sua eficácia", dizem os autores da Revue Prescrire.

Um estudo publicado em 2012 resumiu os estudos que compararam este tratamento com o placebo ou com a ausência de tratamento terapêutico, em aproximadamente 12.500 pacientes que sofrem de dores articulares no joelho. "O efeito analgésico das injeções é aparentemente fraco e com relevância clínica incerta. Os resultados foram os mesmos, independentemente da natureza do tempo de acompanhamento, o número de injeções ou o tipo de substância injetada”. Além disso, outra meta-análise chegou a conclusões semelhantes.

Uma doença da cartilagem

As reações locais após as injeções intra-articulares, como a dor prolongada ou derrame no joelho foram relatadas. "A hospitalização, perda de autonomia e outros eventos graves foram relatados em mais de 8 ensaios".

Lembre-se que a artrose é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem, este pequeno "tecido" esbranquiçado que cobre todas as nossas articulações. É muito frágil, é utilizada frequentemente e não possui quase nenhuma cura. É por isso que a artrose é uma doença progressiva que afeta principalmente o pessoas com mais idade ou pessoas cujas articulações têm sofrido com "excesso de trabalho".

Escrito por: Emmanuel Ducreuzet - Editado por Dominique Salomão
Fonte: A revisão de prescrição, n º 357, 12.11.2013

Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.08.2013.
Controllo di qualità
Última atualização:
20.08.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Comentários

05.03.2014 01:11
Re: Ácido hialurônico: pode evitar artrose no joelho?
SOCITO SABER DESTE ÁCIDO HIALURÔNICO, TENHO ARTROSE DESDE 1998, ACHO QUE ABUSEI DE ESFORÇO FISICO . SOFRI UM ACIDENTE EM 1976, ENVIDENCIOU UMA FRATURA DE FEMUR E O DESLOCAMENTO DA ROTÚLA, SEGUNDO O LAUDO MÉDICO: MENCONA QUE O LIQUIDO QUE REVESTE A ROTULA, NA FRATURA O LIQUIDO CORREU, O MÉDICO DA EPOCA DR.(O) GLAUCO MANSO , UM DOS MELHORES ORTOPEDISTA TRAUMOTOLOGISTA, QUEM FEZ TODO ACOMPANHAMENTO. ATÉ HOJE SINTO FORTE DORES, ESTOU AFASTADO DO TRABALHO, E IREI A PERICIA DO INSS , INFELIZMENTE ACHO QUE IREI MIM AFASTAR POR PELO MENOS UNS TRÊS MESES. TRABALHO DE SEGURANÇA EM UM HIPER MERCADO, FOCO APROXIMADAMENTE 07: 20 ,HORAS , EM PÉ. ONDE OCASIONA FORTES DORES.
CÍCERO ROMÃO DE ARAÚJO
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Alerta: ebola pode atingir 20 mil pessoas até novembro, segundo OMS

Dados da OMS apontam que epidemia de ebola pode fazer 20 mil vítimas até novembro de 2014.

Diabetes, hipertensão e tabagismo aumentam risco de Alzheimer

Estudo aponta que diabetes, tabagismo e hipertensão aumentam o risco de Alzheimer, além de outras demências.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 30.09.2014