PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Definição febre

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A febre é uma resposta fisiológica do organismo e é caracterizada por um aumento da temperatura corporal.

A temperatura usual do corpo varia, em geral, entre 36°C e 37,2°C.

Em caso de infecção, inflamação ou de certas doenças a temperatura corporal pode aumentar acima do valor considerado normal, isto é uma reação de defesa do organismo contra os agressores.

Fala-se de febre a partir da temperatura de 37,5 ° C, considerando mais ou menos (±) 0,4°C de variabilidade individual da temperatura corporal e também de possíveis alterações ao longo do dia (mais baixa durante a manhã, mais elevada à noite).

Esta variação é devido à produção de cortisol, um hormônio secretado especialmente nas primeiras horas da manhã, que tem atividade antiinflamatória potente e, assim, reduz a temperatura do corpo, por exemplo após uma infecção.

A temperatura corporal também depende de outros fatores como atividade física, a digestão ou o ciclo menstrual em mulheres.

A febre é realmente um sintoma e não uma doença. Em geral, no entanto, a febre está associada com outros sintomas (dor de cabeça, dor...). Em muitos casos a febre é um mecanismo de defesa do corpo, aumentando a temperatura corporal para evitar a proliferação de microorganismos que podem então causar uma infecção. É por isso que é importante utilizar antipiréticos quando a febre é alta (acima de 38,5°C) porque a febre tem sua própria razão de ser no nível fisiológico.

Febre e gripe

Um estudo canadense publicado em 2014 mostrou que em casos de gripe a administração de antipirético (para reduzir a febre) aumentou o número de mortes de 1 a 5%. A febre, sem ser muito elevada, ajuda o corpo a lutar contra o vírus da gripe. Se a temperatura é reduzida, o vírus pode multiplicar-se facilmente. O risco da utilização de antipiréticos é relevante devido ao fato do paciente sentir-se curado e ainda ser contagioso, o que favorece o surgimento de epidemias de gripe.  

Ler a sequência: causas febre

Ultimas mensagens do fórum febre

Última mensagem

  • Febre a mais de 7 dias (30.06.2013)

    Olá... estou com febre ha 7 dias, porém ela só aparece quando eu paro de tomar antitérmico, não estou com coriza ou tosse, mas as vezes durante a noite sinto-me cansado, sonolento, as vezes tenho dores de cabe&ccedi
  • Febre a mais de 7 dias (27.08.2012)

    Olá... estou com febre ha 7 dias, porém ela só aparece quando eu paro de tomar antitérmico, não estou com coriza ou tosse, mas as vezes durante a noite sinto-me cansado, sonolento, as vezes tenho dores de cabe&ccedi
  • febre na gravidez? (21.03.2012)

    ola bom dia tenho muitas duvidas e estou muito preocupada,nunca dei muita importancia a febre porque se tivesse penssava logo que era de uma gripe ou uma coisa atoa,mas agora tenho medo..,na noite passada sente frio depois sente cala frios e meu corp

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM FEBRE


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.07.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
19.07.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Expectativa de vida no Brasil aumentou, diz ONU

Brasil aumentou em 11,2 anos a expectativa de vida entre 1980 e 2013. País está na 79ª posição do IDH.

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 29.07.2014