PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Sintomas febre

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

sintomas febreDeve-se primeiro salientar que a febre é frequentemente um sintoma (e não uma doença) de um problema característico do corpo que pode ser associado com outros sintomas além da febre tais como, por exemplo dor muscular ou óssea, cefaleias, fadiga ou dor.

A febre é, normalmente em seu início, acompanhada de calafrios por causa da produção de calor pelo corpo.

O mecanismo da febre pode ser comparado a um termostato instalado em uma casa para sinalizar e regular a temperatura.

De fato, quando a febre aumenta (por exemplo, no início de arrefecimento) o organismo emite as substâncias que aumentam a temperatura do "termostato" do cérebro.

Assim, o corpo entende que a temperatura normal é superior a 37°C, por exemplo, 39°C. É por isso que podemos sentir calafrios no início precoce da febre porque o corpo está frio (como é abaixo do valor do "termostato" do cérebro) e, portanto, reage aumentando gradualmente a temperatura do corpo para o valor de 39°C (para este exemplo).

Inversamente, quando a febre abaixa (por exemplo, após tomar medicamentos) suamos e sentimos calor, porque o termostato volta para 37°C, mas a temperatura do corpo é 39°C, temos que remover o suor e este calor. Neste caso, para acelerar a redução da febre, um banho frio é bastante justificável e aconselhável. Atenção, ainda assim o banho frio é cada vez mais desaconselhado para crianças devido ao risco de convulsões (ver em bons conselhos).

Diagnóstico – Medição da febre

Medir a febre com um termômetro, de preferência com um termômetro retal no caso de crianças, uma vez que é o mais preciso.

Tomar a temperatura oral também é possível, particularmente em crianças mais velhas e adultos, no caso de crianças pequenas é mais complicado. Outra maneira relativamente precisa para crianças acima de 2 anos é o termômetro auricular (no ouvido).

Medir a temperatura no nível da axila é menos preciso, alguns dos especialistas recomendam que neste caso a tomada de temperatura deva durar 4 minutos e são necessários 4 minutos adicionais para o resultado.

Ler a sequência: complicações febre

Ultimas mensagens do fórum febre

Última mensagem

  • Febre a mais de 7 dias (30.06.2013)

    Olá... estou com febre ha 7 dias, porém ela só aparece quando eu paro de tomar antitérmico, não estou com coriza ou tosse, mas as vezes durante a noite sinto-me cansado, sonolento, as vezes tenho dores de cabe&ccedi
  • Febre a mais de 7 dias (27.08.2012)

    Olá... estou com febre ha 7 dias, porém ela só aparece quando eu paro de tomar antitérmico, não estou com coriza ou tosse, mas as vezes durante a noite sinto-me cansado, sonolento, as vezes tenho dores de cabe&ccedi
  • febre na gravidez? (21.03.2012)

    ola bom dia tenho muitas duvidas e estou muito preocupada,nunca dei muita importancia a febre porque se tivesse penssava logo que era de uma gripe ou uma coisa atoa,mas agora tenho medo..,na noite passada sente frio depois sente cala frios e meu corp

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM FEBRE


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.07.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
19.07.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

Ministério da Saúde atinge meta de vacinação contra gripe

Até o momento, 84% do público-alvo já foi vacinado contra gripe. Campanha ainda continua em muitos municípios.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.07.2014