PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Causas alergias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As causas das alergias são múltiplas, geralmente se trata de uma reação exagerada a alérgenos, os quais podem ser:

causas alergia- Pólen de árvores e gramíneas (ler febre dos fenos)
- Ácaros
- Pelos de animais
- Mofo (traços, quantidade mínima suficiente)
- Certos alimentos
- Farinha
- Látex
- Produtos químicos
- Medicamentos

A maior parte dos alérgenos são inalados.

Como há uma variedade de alérgenos, as alergias podem ser sazonais ou não. Um exemplo típico de uma alergia sazonal é a febre dos fenos. Ela começa e termina de acordo com a sazonalidade do pólen responsável. A alergia ao pólen de bétula, por exemplo, tem início no final do inverno até por volta do mês de agosto, enquanto uma alergia ao pólen de gramíneas (ervas) começa no mês de novembro.

Quanto aos alérgenos não sazonais, a alergia pode ocorrer ao longo de todo o ano, enquanto houver o contato com o alérgeno.

Conhecer o alérgeno responsável pela alergia é importante a fim de evita-lo, este é o caso do pólen, pelos de animais, alimentos e alergias medicamentosas. No entanto, evitar o alérgeno pode ser problemático, no caso do padeiro que é alérgico a farinha ou da florista que desenvolve alergia ao pólen das flores.

A alergia à poeira, ou mais precisamente às fezes de ácaros, é muito problemática e difícil de evitar.

Para a alergia a pelos de animais, a alergia na verdade é da saliva, urina ou das células epiteliais do animal (pele).

Um estudo interessante revelou que pessoas concebidas no início do ano são mais alérgicas. Isso porque essas crianças concebidas no início do ano e até o primeiro trimestre estão no útero durante a temporada de certos pólens e por isso acabam sendo mais propensas do que outras a adquirirem alergias alimentares.

Grupos de risco alergias

As pessoas com maior probabilidade de desenvolver alergia são:

-
Pessoas com pelo menos um dos pais que sofrem de alguma alergia.

- Pessoas facilmente expostas aos alérgenos

Pessoas com pelo menos um dos pais que sofrem de alguma alergia

A alergia tem um componente hereditário. Fala-se em terreno alérgico. O risco aumenta se ambos os pais são alérgicos, qualquer que seja sua manifestação. A alergia desenvolvida pela criança pode ser diferente da dos pais, e mais, pode se manifestar de forma diferente, pode apresentar eczema em vez de rinite alérgica por exemplo.

Pessoas facilmente expostas aos alérgenos

Existem inúmeras possibilidades de alérgenos, do pólen aos pelos dos animais, da farinha ao látex, sem mencionar os alérgenos de alimentos. Em suma, você pode ser alérgico a não importa o que, mas sendo alérgico, o seu sistema imunológico responde excessivamente a substâncias que são na realidade inofensivas.

A exposição
ao alérgeno pode ser mais ou menos evitada. Assim, uma pessoa alérgica à farinha e que trabalha numa padaria não consegue evitar o alérgeno. Essa pessoa, assim como a florista alérgica ao pólen, deve repensar a carreira.

Uma pessoa que trabalha manuseando produtos químicos (técnicos de laboratório, farmacêuticos, cabeleireiros e trabalhadores da limpeza) pode evitar o contato com esses alérgenos através do uso de luvas, isso quando se trata de uma alergia de contato (deve haver contato com a pele para que haja uma reação alérgica).

As alergias alimentares
podem parecer simples de serem evitadas, visto que para muitas delas basta evitar o alimento em questão. No entanto, com a industrialização de produtos alimentares, traços de ovos, nozes e outros alérgenos podem estar presentes em qualquer molho e outras preparações. Devemos portanto, ter muito cuidado e ler o rótulo da embalagem. O termo "liga" significa muitas vezes que há uma possível presença de ovos, por exemplo.

Ler a sequência: sintomas alergia

Ultimas mensagens do fórum alergia

Última mensagem

  • Coceira ao se sentir quente (24.08.2014)

    Olá, gostaria que algum de vocês pudessem me ajudar a tentar solucionar meu problema alérgico. Tenho 18 anos e sou do RJ, e estou passando por um sério desconforto fisico e emocional graças a uma alergia que venho s
  • Coceira no corpo sem explicação (15.08.2014)

    Todos os dias, por meses, sinto coceira espontânea nos braços, pernas, joelhos. Sem nada no local. Sinto coceira nas axilas e no púbis. Tomo banho todos os dias, Lavo as axilas e púbis algumas vezes durante o dia na busca d
  • Dermatite/Alergia/Psoríase (22.07.2014)

    Boa tarde a todos. Aqui na minha casa, eu e minha esposa passamos por um problema sério de `feridas´, digamos assim e depois de passarmos por vários, médicos, várias, consultas exames e opiniões, continuamos

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM ALERGIA


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.09.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
20.09.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 29.10.2014