PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento alergia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

tratamento alergiaDiferentes classes de medicamentos podem tratar os sintomas de uma alergia, a utilização de uma classe e de uma forma (comprimidos, spray,...) de medicamentos varia em função do tipo da alergia.

Os anti-histamínicos (e medicamentos combinados)

É muito provavelmente a classe de medicamentos mais conhecida para tratar os sintomas das alergias (principalmente da rinite alérgica). Podemos encontrá-los sob diferentes formas medicamentosas: cápsulas, comprimidos, spray nasal, colírios,...

Como agem os anti-histamínicos?

Quando ocorre uma exposição a um alérgeno, o sistema imunológico deve combatê-lo. Os mastócitos então liberam uma substância conhecida como histamina que provoca inúmeros sintomas de alergia. Os medicamentos anti-histamínicos bloqueiam os receptores de histamina (receptor do tipo H1) e limitam, e até suprimem os sintomas clássicos da alergia, como o nariz que escorre ou os olhos vermelhos e irritados.

*Atençã os medicamentos mencionados acima não representam todos os medicamentos existentes, trata-se apenas de uma lista de forma alguma exaustiva e a título puramente indicativo. Para os medicamentos, queira ler a bula e peça conselhos a um especialista.

Quais são os efeitos secundários clássicos dos anti-histamínicos?

Determinados anti-histamínicos, assim como os da primeira geração, podem provocar sonolência, portanto peça conselhos ao seu médico ou farmacêutico.

Em relação aos anti-histamínicos podemos incluir os descongestionantes: estes, em forma de spray combatem, por exemplo, a rinite alérgica. Mas atençã não os utilize por mais de cinco dias.

Notamos que existem medicamentos compostos, isto é, que possuem um anti-histamínico misturado a um descongestionante, um broncodilatador, ou outras classes de medicamentos.

Os corticosteróides

Os corticosteróides nasais

Os corticosteróides nasais são os medicamentos que certamente têm maior efeito no tratamento das rinites sazonais (rinite alérgica). Os efeitos secundários mais freqüentes seriam os sangramentos nasais e isso parece dose-dependente. Por falta de estudos não é aconselhado tomar tais remédios durante a gravidez.

Os corticóides gerais (comprimidos)

Indicação

Em casos de alergias avançadas ou graves, estes medicamentos devem sempre ser prescritos por médicos.

Efeitos secundários dos corticóides em tomada per os (comprimidos), não se aplicam para as inalações, como é o caso do tratamento contra a asma, por exempl

- Efeito do tipo mineralocorticóide (aldosterona) com risco de hipertensão, aplica-se, sobretudo para o cortisol.

- Efeito glucocorticóides (sobre glucose).

- Efeitos sobre os ossos (diminuição do teor de cálcio, ou seja, da rigidez), músculos pele (mais fina, sobretudo em aplicação cutânea) e crescimento.

_ Efeitos gástricos (como os AINS, é o mesmo mecanismo desencadeador da acidez).

- Efeitos imunossupressores, aumento do risco de infecção, como por exemplo, o sapinho (uso por inalação). Para resumir todos esses efeitos pode aparecer a chamada síndrome de Cushing.

Interações

indutores de enzimas hepáticas

Atenção às vacinas

antidiabéticos

Conselho sobre corticóides por via oral (comprimido,...), não se aplica, por exemplo, para as inalações no tratamento da asma

1. Dosagem: aumentar progressivamente as doses até que o efeito desejado seja alcançado. Quando tiver que interromper o tratamento, diminua as doses progressivamente. Assim, o tempo mínimo para interromper um tratamento é de três meses.

2. Momento de tomada: é preferível tomar a cortisona e seus derivados pela manhã (2/3) e o resto (1/3) à noite ou à tarde. Isto segue o ciclo bioquímico da cortisona no corpo humano, com mais secreção pela manhã.

3. Dieta a ser seguida: em vista aos efeitos farmacológicos descritos acima, é importante ingerir principalmente lacticínios (ricos em cálcio), vitamina D e eventualmente dependendo do medicamento (efeito mineralocorticoide) se deve diminuir o consumo de Na+ para amenizar o risco de hipertensão.

Os estabilizadores dos mastócitos

Estes medicamentos são menos eficazes que os anti-histamínicos clássicos ou os corticóides nasais, mas são adequados em caso de gravidez ou em crianças. E preciso esperar alguns dias após a tomada para verificar a eficiência do medicamento.

Os antagonistas dos leucotrienos

Antagonista dos receptores do leucotrieno, apesar do preço elevado, este tratamento pode ser eficaz. Medicamento eficaz após alguns dias.

A imunoterapia

A imunoterapia ocorre em gabinetes médicos como ilustra a nossa foto acima, por um especialista (imunólogo), por exemplo, primeiramente procuramos o alérgeno, depois se busca através de repetições que visam «habituar o corpo» ao alérgeno para que ele não reaja mais. Converse com o seu médico ou farmacêutico para maiores informações.

Ler a sequência: homeopatia alergia

Ultimas mensagens do fórum alergia

Última mensagem

  • Coceira ao se sentir quente (24.08.2014)

    Olá, gostaria que algum de vocês pudessem me ajudar a tentar solucionar meu problema alérgico. Tenho 18 anos e sou do RJ, e estou passando por um sério desconforto fisico e emocional graças a uma alergia que venho s
  • Coceira no corpo sem explicação (15.08.2014)

    Todos os dias, por meses, sinto coceira espontânea nos braços, pernas, joelhos. Sem nada no local. Sinto coceira nas axilas e no púbis. Tomo banho todos os dias, Lavo as axilas e púbis algumas vezes durante o dia na busca d
  • Dermatite/Alergia/Psoríase (22.07.2014)

    Boa tarde a todos. Aqui na minha casa, eu e minha esposa passamos por um problema sério de `feridas´, digamos assim e depois de passarmos por vários, médicos, várias, consultas exames e opiniões, continuamos

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM ALERGIA


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 17.07.2013.
Controle de qualidade
Última atualização:
17.07.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 21.10.2014