Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Sintomas gota

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A gota, na sua fase mais aguda, é conhecida como crise de gota e apresenta os seguintes sintomas:

- A crise de gota afeta geralmente as articulações, em sua maioria (70% dos casos) a articulação mais afetada é a do dedão do pé, e muitas vezes, chega a ser a única articulação afetada. Na crise de gota, os cristais de ácido úrico são depositados primeiramente na articulação da base do dedão do pé, a qual está normalmente mais sujeita ao frio e a micro traumatismos.

Normalmente, apenas uma articulação é afetada por cada crise.

A crise de gota pode atingir outras articulações também, como a do, joelho, dedos das mãos, cotovelo, etc. Outras regiões podem ser afetadas também como as orelhas (neste caso é chamado de tofos gotosos) e os rins.

gota cristais acido urico- A crise de gota é extremamente dolorosa e ocorre de repente. A dor é tão insuportável que muitas vezes é impossível colocar o pé no chão ou até mesmo colocar um sapato, um casaco ou um cobertor ao dormir. A dor é tão forte que a gota pode acordá-lo à noite. A origem da dor vem de milhares de cristais de ácido úrico que agem como cacos de vidro no interior das articulações.

Esta crise muitas vezes ocorre durante a noite, períodos em que há mais frio, o que favorece a cristalização de ácido úrico (causa de gota).
Em dezembro de 2014, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston (EUA) descobriram em um estudo clínico de mais de 700 pessoas, que os pacientes com gota tiveram 2,4 vezes mais risco de sofrer uma crise de noite entre meia-noite e 8h da manhã do que durante as 8h e 16h.

Em geral, a crise começa com uma pequena dor e pequenos incômodos, mas após algumas horas a articulação fica completamente inflamada.

Uma crise de gota pode durar vários dias, geralmente dura 3 a 7 dias (algumas fontes falam de 3 a 10 dias). Mesmo sem tratamento, a crise é reabsorvida em poucos dias, muitas vezes em menos de uma semana.

- A articulação afetada pela gota apresenta os sinais clássicos de uma inflamação pele avermelhada, dolorosa, quente e inchada. As articulações podem ficar tão inchadas einflamadas que o paciente sente febre e calafrios.

- As crises de gota podem ocorrem uma só vez ou se repetir várias vezes (falamos então de gota crônica), por exemplo, por vários meses ou anos após a primeira crise de gota.

Diagnóstico

O médico se utiliza dos sinais e sintomas da gota para fazer o diagnóstico do paciente.

O médico pode fazer uma punção do líquido da articulação afetada, a presença de microcristais de ácido úrico confirma a gota. A análise desses cristais é feita no microscópio no consultório médico. Alguns especialistas acreditam que esta análise dos cristais sob o microscópio é a única maneira de estabelecer um diagnóstico correto da gota.

O especialista pode pedir exames de sangue para verificar os níveis de ácido úrico no plasma do paciente. Entretanto, o teste de sangue sozinho não é preciso, uma vez que há pacientes com níveis elevados de ácido úrico no sangue que nunca desenvolveram a doença e pacientes com sintomas de gota mesmo com níveis normais de ácido úrico.

O médico pode também realizar um raio-X, em especial para excluir outros diagnósticos, tais como pseudogota (também chamado condrocalcinose articular), causada pela deposição de pirofosfato de cálcio nas articulações.

Radiografias da articulação também podem ser úteis na gota crônica a fim de encontrar quaisquer problemas ósseos ou articulares, como os tofos gotosos. Leia também complicações gota.


Na gota crônica, o médico também pode verificar a função renal, para identificar uma possível insuficiência renal.

Complicações

A gota, se não tratada corretamente, pode levar a complicações como:

- Crises recorrentes de artrite gotosa;

- Cálculos renais;

- Complicações renais como a insuficiência renal (neste caso, a perda da função renal é frequentemente irreversível), Estima-se que pessoas que sofrem de gota possuem 4 vezes mais risco de morrerem de problemas renais;

- Deformações articulares (caso mais incomum nos dias de hoje, devido ao tratamento preventivo à base de alopurinol) devido ao acúmulo de cristais de ureato;

- Depósitos de cristais de uretato de cálcio são chamados de tofos gotosos, que são uma massa sólida (nódulo) branca. A formação dos tofos gotosos vem do acúmulo de cristais de ácido úrico no sangue, estes nódulos acumulam-se perto da articulação afetada, como o dedão do pé, os cotovelos, o pavilhão auriculara, etc.

Como pode ser visto, o tofo gotoso pode ser depositado nos tecidos moles formando uma saliência, por exemplo, na orelha,
e não necessariamente só nas articulações.

Uma operação geralmente pode remover estes tofos gotosos.

Isso parece, no entanto, exclusivo para casos avançados, geralmente reduzindo o ácido úrico, se reduz esses nódulos. Os tofos podem potencialmente destruir as articulações.

- Aumento do risco de infarto do miocárdio e AVC. Um estudo publicado em setembro de 2013 na revista britânica Rheumatology, demonstrou que os pacientes com gota eram 2 vezes mais propensos a sofrer um infarto do miocárdio e AVC do que aqueles que não sofrem de gota.

Outro estudo britânico publicado no final de agosto de 2014 mostrou que a gota aumenta o risco de doença cardiovascular, este estudo mostrou que as mulheres estão particularmente em risco.

- Um estudo divulgado em junho de 2014, no Congresso EULAR (European League Against Rheumatism – Liga Européia Contra o Reumatismo em português), que foi realizado em Paris, mostrou que os homens com gota sofrem mais com a disfunção erétil.

Ler a sequência: tratamentos para gota


LER TAMBEM - CRIASAUDE

PUBLICIDADE
author Observação da redação: este artigo foi modificado em 06.05.2015.
Controle de qualidade
Última atualização:
06.05.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Para viver mais, é importante se levantar e andar por 2 minutos a cada hora

Um estudo mostrou que se levantar e andar durante dois minutos a cada hora pode melhorar a saúde de pessoas sedentárias.

A dieta para uma pele bonita

Quer ter uma pele bonita e saudável? Comece pela alimentação. Veja dicas de alimentos que vão te ajudar a ter a pele que sempre sonhou.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 22.05.2015