Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Dicas gota

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para prevenir o aparecimento de novas crises de gota, pode ser bastante útil mudar o seu estilo de vida e seguir determinados conselhos como:

Alimentação para gota

- Limite o seu consumo de carne (a carne é rica em purinas, que se transformam em ácido úrico, molécula responsável pela gota). Outros alimentos ricos em purinas são feijão, grão-de-bico e frutos do mar com casca (camarões, lagostas, mariscos). Sendo assim, procure fazer uma dieta rica em frutas e lacticínios, e pobre em alimentos ricos em purinas como a carne, os leguminosos, etc.
Um estudo mostrou que as purinas de origem animal (frutos do mar, carne) foram associadas com um risco muito maior de desenvolvimento de gota do que as purinas presentes em plantas (leguminosas como feijões, lentilhas, ...). 

Reduza o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes ou sucos industrializados, estudos recentes (2010 e 2013) demonstraram uma influência negativa sobre a gota. frutose, frequentemente encontrada em bebidas açucaradas, aumenta o risco de gota, como mostra um estudo realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Boston.

Uma variante genética (chamada SLC2A9) em algumas pessoas explicaria a influência de bebidas açucaradas em relação à gota. De fato, de acordo com um estudo da Nova Zelândia publicado em 2013, em indivíduos com essa variante genética, tomar bebidas açucaradas aumenta a concentração de ácido úrico no sangue, o que ajuda a ter uma crise de gota.

- Pratique exercícios físicos. Além de ajudar no controle do peso, previne desordens metabólicas que estão associadas com o aparecimento da gota.

- Durante as crises de gota, evite forçar as articulações com pesos ou movimentos. Qualquer pressão pode aumentar a dor. Por vezes é necessário imobilizar a articulação para evitar a dor.
Evite excesso com os pés, não jogue futebol, pois há o acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, e em caso de choque, faz com que a dor se amplifique.

- Não esquente ou esfrie a região inflamada, pois isso pode piorar a dor causada pela gota. A NHS (Agência Nacional de Saúde do Reino Unido) recomenda manter no frio a articulação afetada pela gota.

- A ingestão de vitamina C pode reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Entretanto, a dose deve ser estabelecida por um médico, uma vez que superdoses podem elevar a quantidade de ácido úrico no sangue.

Prevenção

Muitas dicas de prevenção da gota estão relacionadas com a alimentação. Podemos sumarizar essas medidas preventivas como:

- Beba bastante líquido (de 2 a 3 litros de água por dia), em particular em caso de crise de gota. Evite beber sucos ou refrigerantes adoçados, especialmente os que usam xarope de frutose ou xarope de milho. Não hesite em beber 500 ml de água na parte da manhã, imediatamente após acordar. A desidratação é uma das causas de gota.

- Limite ou evite o consumo de álcool. Estudos recentes têm demonstrado que o consumo de cerveja aumenta as chances de desenvolvimento de gota, sobretudo em homens. Além disso, o álcool reduz a excreção de ácido úrico.

- Obtenha suas necessidades diárias de proteína de produtos derivados do leite com baixa caloria. Isso inclui produtos feitos com leite desnatado, derivados de leite de cabra, queijo cottage, ricota, etc.

- Limite o seu consumo de carne, seja ela vermelha, branca (peixe e frango) ou carne de porco. Converse com seu médico ou nutricionista para saber qual a quantidade indicada para você.

- Controle o seu peso, pois o sobrepeso avorece a gota.

Leia também: tratamentos para gota

Ultimas mensagens do fórum gota

Última mensagem

  • gotas nos pés (30.04.2015)

    Tenho gotas nos pés sinto muita dor cosa muito, já fiz exame meu ácido uríco estava elevado pois entrei numa dieta e bebo muita água,pois gostaria de tomar algum anti flamatório para aliviar a dor. e diminuir
  • Gota Hereditária grave deformante (28.12.2014)

              Olá eu tenho gota hereditária grave deformante e tenho alérgia ao alopurinol.Meu corpo ja está todo torto cheio de tofos pelo corpo todp inclusive na sola dos pés ja não con
  • Tofo (gota) caroço em cada cotovelo (18.11.2014)

    Tenho gota e atualmente saiu um caroço em cada cotovelo... tem algum remedio para diminuir ou acabar com esse caroço? aguardo resposta... ficarei muito grato se poderem me ajudar.

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM GOTA


LER TAMBEM - CRIASAUDE

PUBLICIDADE
author Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.03.2015.
Controle de qualidade
Última atualização:
25.03.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

A América Latina lidera a "epidemia" mundial de cesariana

A América Latina lidera o posto de região com maior número de partos cesáreos no mundo.

Como melhorar o aprendizado

O aprendizado faz parte da vida, e saber melhorar a capacidade do cérebro em receber informações é crucial.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 03.05.2015