Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Dor de garganta

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo sobre dor de garganta (inflamação de garganta)

dor de garganta - inflamação de garganta dor de garganta é uma inflamação ao nível da garganta que na maioria dos casos, é benigna, mas muito dolorosa. No outono e no inverno uma grande parte da população é afetada pelo menos uma vez com dor de garganta (garganta inflamada). Ar seco e frio (no Sul do Brasil devido a variações de temperatura como São Paulo) são muitas vezes as causas. Veja: definição

Geralmente, as causas da dor de garganta são virais (na grande maioria) ou bacterianas.

Os sintomas da dor de garganta são frequentemente uma garganta vermelha que “queima” e fica irritada (sinais típicos de inflamação).

O tratamento da dor de garganta originada por vírus pode ser feito com medicamentos analgésicos e anti-infecciosos encontrados nas farmácias como, por exemplo, pastilhas. Quando a inflamação é causada por bactérias deve-se consultar um médico para esse prescrever antibióticos.
Veja: tratamento 

Medicamentos fitoterápicos e alguns remédios naturais podem curar a inflamação de garganta de maneira eficaz e alternativa como, por exemplo, a sálvia, o tomilho, a malva, o alcaçuz e remédios caseiros.

Para finalizar este resumo, aqui estão algumas boas dicas em caso de inflamação de garganta: beba muito líquido, coma alimentos líquidos, chupe balas, faça gargarejos, umidifique o ar.
Mais conselhos e explicações sobre dicas para a dor de garganta - Ler também: 10 dicas para fortalecer sua imunidade e resistência

Um resfriado (ao inÍcio o dor de garganta)
resfriado

Os antibióticos, não são automáticos em casos de dor de garganta!

dor de garganta antibioticosDe acordo com um estudo publicado em outubro de 2013 nos Estados Unidos, na revista JAMA Internal Medicine, os médicos americanos prescrevem equivocadamente muitos antibióticos em caso de dor de garganta. Este estudo que analisou os registros médicos de 1996 a 2010, nos diz que médicos prescreveram um antibiótico para pacientes que sofrem de dor de garganta em 60% dos casos.

Os pesquisadores também analisaram a taxa de prescrição de antibióticos para a bronquite, neste caso a taxa levantada foi de 70%.

Sabemos que para dores de garganta e bronquite, a causa geralmente é viral, o que faz com que a utilização de antibióticos seja simplesmente desnecessária. Lembre-se que os antibióticos só são eficazes contra as bactérias.

No caso de dor de garganta, os antibióticos só são eficazes contra anginas de origem bacteriana como a amigdalite estreptocócica. De acordo com os pesquisadores que participaram do estudo, apenas 10 % das pessoas com dor de garganta apresentam uma angina bacteriana. Houve claramente prescrição excessiva de antibióticos.

Prescrever muitos antibióticos aumenta a resistência bacteriana aos antibióticos, o que é um grande risco à saúde pública. Milhares de americanos morrem a cada ano devido às consequências da resistência aos antibióticos, isto é, para certas doenças essas drogas não têm mais efeitos, as bactérias desenvolveram resistência. O problema é que menos de 50% dos americanos acreditam que a utilização excessiva de antibióticos é um risco para a saúde. Portanto, pode-se imaginar que muitos pacientes fazem " pressão" sobre os médicos para receber antibióticos.

Finalmente, prescrever, muitos antibióticos também cria custos desnecessários para o sistema de saúde.

No passado, outros estudos também demonstraram uma taxa de prescrição de antibióticos excessivamente elevada em casos de sinusite.

Ler a sequência: definição dor de garganta  - Por  (farmacêutico)

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Causas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas Remédios caseiros

Dicas

Ultimas mensagens do fórum de dor de garganta

Última mensagem

  • Dor de garganta e resistênsia a antibióticos (12.01.2015)

    Peguei uma gripe mto forte,com ela veio inflamação na garganta.Tomei Bezetacil,depois Amoxacilina e Eritromicina,nenhum deles funcionou.todos foram passados pelo medico.Posso estar com alguma coisa mais séria ou vou precisar cont
  • inflamação de garganta frequente, tireóide? (20.11.2014)

    Olá pessoal, desde criança tenho muitas inflamações de garganta, sendo que a mais ou menos 2 anos eu tenho tido inflamação frequentemente e esse ano tive mais ainda. Ou seja vai piorando a cada ano. Ja tomei
  • Algo na garganta (11.11.2014)

    Oi, boa tarde pessoal...         Alguém pode me ajudar com isso? Faz 6 anos que sinto algo preso na garganta, isso tira completamente minha paz, pois não tenho concentração pra nada. Sinto u

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM DOR DE GARGANTA

Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.01.2015.
Controllo di qualità
Última atualização:
19.01.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Google search 2015

Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Dengue: casos aumentam no Sudeste do país

Os casos de dengue aumentaram muito em 2015, sobretudo no Sudeste do país. Entenda o porquê desse surto.

Dieta detox

A dieta detox ajuda o corpo a eliminar toxinas e melhora as funções do organismo.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

 



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 25.03.2015