Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento dor nas costas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dependendo do tipo de dor nas costas e da intensidade, o médico pode adotar algum tratamento específico.

Tratamento medicamentoso dor nas costas

Tratamento dor nas costas- Antiiflamatórios não esteroidais (AINEs): por exemplo à base de diclofenaco, de ibuprofeno e de ácido acetilsalicílico. Esses medicamentos estão disponíveis na forma de cápsulas, comprimidos e até em cremes e géis para massagens.Não hesite em tomar comprimidos e utilizar um creme ao mesmo tempo, isso permite acalmar mais rapidamente a dor. Um efeito colateral desses medicamentos é queimação no estômago. Se isso acontecer, converse com o seu médico para que ele possa lhe prescrever um antiácido (como o omeprazol) ou reduzir a dose do medicamento.

- Paracetamol, a ser tomado em forma de comprimidos, principalmente contra a dor ou em caso de artrose.

- Medicamentos analgésicos mais potentes que os AINEs, como derivados de corticóides a serem tomados por via oral, emplastros ou por via injetável. Outra classe de medicamentos para dor são os opióides (codeína, hidrocodona, tramadol). Estes devem ser utilizados por um período curto de tempo e sob supervisão médica.

- Miorrelaxantes. Estes podem ser recomendados por médicos, principalmente em caso de dores cervicais (torcicolo). Atenção, esses medicamentos exercem um efeito sonífero, portanto evite dirigir se tomá-los.

- Doses baixas de antidepressivos, principalmente os tricíclicos como a amitriptilina, têm mostrado serem eficazes nas dores crônicas independentemente do seu efeito na depressão.

Fisioterapia e exercícios físicos dor nas costas

O fisioterapeuta pode aplicar uma série de tratamentos e técnicas no paciente com dor nas costas, como calor, frio, estimulação elétrica e técnicas de relaxamento muscular. Exercícios físicos também ajudam nos sintomas, uma vez que fortalece a musculatura, aumentam a flexibilidade e regulam a postura.

Um tratamento relativamente novo é a radiofreqüência pulsada, que é dito ter bons resultados na dor nas costas e também nas hérnias de disco. Consiste-se no uso de ondas de radio para criar atrito molecular e calor controlado.

Outra abordagem é o uso de uma máquina de descompressão da coluna. Uma cinta é acoplada ao paciente e proporciona tração na região da coluna, levando à descompressão dos discos vertebrais.

Cirurgia dor nas costas

Em alguns casos os pacientes podem necessitar de cirurgia, como em casos em que há compressão de nervos ou problemas anatômicos. Os tipos de cirurgia envolvem:

- Fusão de vértebras para eliminar a dor, que pode ser feito através pinos de metal.

- Remoção parcial de um disco vertebral, principalmente em casos de compressão de nervos.

- Remoção parcial de uma vértebra, quando também há casos de compressão de estruturas moles da coluna.

Dentre os métodos cirúrgicos existe e a estimulação medular, feita através de eletrodos inseridos na região posterior da medula espinhal. O mecanismo de analgesia parece ocorrer principalmente por inibição dos impulsos nervosos e é principalmente aplicado na dor neuropática.

Terapias alternativas dor nas costas

Hoje em dia, diversas terapias alternativas estão disponíveis. Massagens, acupunturas e quiropraxia são tratamentos complementares e auxiliares para pacientes com desordens neuromusculares.

Técnicas de relaxamento, yoga e terapia cognitiva também ajudam o paciente, sobretudo nos casos em que a dor nas costas tem fundo emocional.

Para as dores nas costas crônicas, é importante consultarum médico, pois ele dispõe de diversos tratamentos e adaptará a terapia em função da causa.

Leia abaixo a entrevista sobre o tratamento não cirurgico para dor nas costas e outros prroblemas de coluna:

Entrevista com o Dr. Helder Montenegro (CREFITO 7277), presidente da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRC) e presidente da Associação Cearense de Fisioterapeutas. 

Criasaude - Dr. Helder, no que se baseia e como é o tratamento não cirúrgico para dores na coluna?
Dr. Helder - É um programa que foi desenvolvido por nós brasileiros que se baseia em classificar os tipos de dores e lesões da coluna vertebral. Assim, de acordo com os sintomas, o paciente será conduzido para realizar as seguintes técnicas: fisioterapia manipulativa (osteopatia), estabilização vertebral, mesa de tração eletrônica ou mesa de flexão. No final do tratamento o paciente é treinado e orientado à fazer atividade física, que visa o fortalecimento dos músculos profundos da coluna vertebral. 

Esse tratamento pode ser aplicado a outras dores ortopédicas no corpo? Se sim, quais?
Não, este programa de tratamento é utilizado apenas na coluna vertebral. 

O tratamento fisioterápico para problemas de coluna tem alguma restrição com relação ao tipo de paciente que pode fazê-lo?
As restrições são apenas para os pacientes portadores de metástase óssea, tuberculose óssea ou com um grau muito avançado de osteoporose.  

Pacientes com restrição de movimentos (pessoas com deficiências físicas ou acamadas por doenças) podem fazer uso do tratamento fisioterápico?
Sim, são estes pacientes que mais necessitam de uma fisioterapia especializada. Neste caso, além da fisioterapia músculo esquelética, será necessária também a fisioterapia respiratória.  

Qual a eficácia do tratamento não cirúrgico para a hérnia de disco? Há riscos de reincidência?
Nas pesquisas internas das 48 unidades do ITC Vertebral do Brasil temos uma resposta de 87% de resultados positivos. As reincidências ocorrem com os pacientes que não realizam a manutenção no pós-tratamento, por isso que classificamos esta etapa como a mais importante do nosso tratamento.  

Para finalizar, quais as vantagens do tratamento não cirúrgico para lombalgias, hérnias e outras dores de coluna?
É importante salientar que as pesquisas médicas apontam que apenas 5% dos pacientes com estas patologias devem ser operados, ou seja, podemos "livrar" 95% dos pacientes de um transtorno cirúrgico. Desta forma o paciente correrá menos riscos, terá menos custos financeiros e com o nosso programa ele poderá aprender a ter uma melhor qualidade de vida.

Todas as unidades do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral possuem parcerias com médicos e profissionais de educação física, possibilitando, assim, um tratamento mais completo e realizado pelos diversos segmentos da área de saúde.

Entrevista realizada por Matheus de Sá (farmacêutico) em Setembro de 2012

Ler a sequência: fitoterapia dor nas costas

Ultimas mensagens do fórum de dor nas costas

Última mensagem

  • Acidente no futebol no abdomen (30.03.2014)

    bom dia estive jagando bola no sabado e acabei tendo uma colisão com um adversario dentro de campo,onde o joelho do adversario atingiu a costela acima do abdome,estive ao medico para verificar pois estava com muita dor,o medico me passou ultr
  • Dores nos rins e quando eu ando doi mais (12.02.2014)

    Ola Bom Dia!!! Preciso saber o seguinte.. tenho tido dores nos rins e quando eu ando doi mais,segue pela coxa e  parece que vai travar minha perna,tenho tomado bastante liquidos,agua suco etc...eu fazia bastante xixi agora diminuiu bastante,po
  • Como aliviar a dor nas costas (20.01.2014)

      A dor nas costas é uma das piores tipos de dores que existem, pois além de ser extremamente incômoda ela afeta o seu desempenho no trabalho e nas tarefas domésticas. Vou dar algumas dicas de como aliviar as dores na

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM DOR NAS COSTAS


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.12.2012.
Controle de qualidade
Última atualização:
20.12.2012

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 17.04.2014