Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamento piolhos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Remédios para piolho

Os tratamentos químicos contra piolhos

Existem géis ou shampoos contra piolhos disponíveis à venda nas farmácias. Estes produtos são à base de deltametrina, malation, dermetrine, permetrina e lindano.

Muitas vezes esses produtos precisam ser reaplicados depois de alguns dias (geralmente 8-10 dias). Peça conselhos na farmácia sobre os nomes dos medicamentos e a posologia exata!

Um medicamento particularmente famoso no Brasil é à base de deltametrina, uma substância ativa dos piretróides, um veneno para os insetos como piolhos. Apesar da sua alta segurança e baixa toxicidade para mamíferos, é importante que seu uso siga algumas regras:

- evitar contato com cavidades como nariz, boca e olhos

- não ingerir em nenhuma hipótese

A vantagem de tratamentos químicos está na facilidade de utilização (tempo de aplicação mais curto) do que os tratamentos mecânicos.

No entanto, a resistência dos piolhos a este tipo de tratamento químico pode às vezes ser forte (veja também abaixo), e os tratamentos químicos são contraindicados em mulheres grávidas e crianças menores de 4 anos.  

Tratamento mecânico contra piolhos

- Óleo de Coco

Há também remédios naturais à base de óleo de coco e sementes de anis que bloqueia a respiração dos piolhos.

- Dimeticona

- Cortar o cabelo bem curto, pois facilita a visualização de lêndeas e a eliminação dos piolhos.

Um médico suíço, especializado em piolhos, explicou em uma televisão suíça que os melhores tratamentos contra os piolhos e com menor resistência, contém dimeticona (um óleo que atua como um tipo de cola sobre os piolhos).

Estes são tratamentos que cobrem os piolhos com uma película oclusiva. Isto obstrui particularmente os orifícios respiratórios, e resulta na morte dos piolhos. Casos resistentes são menores, uma vez que é um mecanismo mecânico e não químico.

No entanto, o efeito contra as lêndeas não é muito elevado.

Muitas vezes esses produtos precisam ser reaplicados depois de alguns dias (geralmente 8-10 dias), peça conselhos na farmácia sobre os nomes dos medicamentos e a posologia exata!

Conselho de tratamento 

Em geral, é recomendado aplicar estes géis ou shampoos perto da raiz do cabelo. Em seguida massageie bem.

Como remover as lêndeas e os piolhos?

piolhos tratamentoUma vez que você aplica o tratamento (químico ou físico) você deve remover as lêndeas residuais com um pente especial pelo menos 2 vezes por semana.

Para remover as lêndeas, em particular, para evitar dor (o pente desliza melhor com água), você pode lavar o cabelo com água ou vinagre (1 colher de sopa em uma tigela grande).

Todavia, as autoridades de saúde de certas regiões, como na Suiça acreditam que não devemos tentar eliminar as lêndeas, que isso é perda de tempo, uma vez que apenas uma em cada cinco lêndeas chega à idade adulta, e sim eliminar apenas os piolhos.

Como procurar piolhos?

Para procurar e saber se você está com piolhos não molhe o cabelo, cubra os ombros com um pano (toalha) limpo, aplique no cabelo 3 a 5 colheres de sopa de um creme para pentear pós-banho qualquer (o objetivo é separar os piolhos do cabelo), não enxague. Em seguida, desembarace o cabelo com um pente normal, e passe o pente fino anti-piolho mecha a mecha da raiz à ponta do cabelo. Limpe o pente sobre o pano (toalha) a cada passada e verifique se há piolhos, e finalmente, lave o cabelo. [Fonte: Sanimedia.ch, o site oficial do Canton de Vaud, na Suíça].

É necessário
que o controle de piolhos seja realizado semanalmente após o segundo tratamento (geralmente realizado 8 a 10 dias após o primeiro tratamento), durante 1 mês. Se você não conseguir encontrar piolhos, o tratamento está concluído, caso contrário, deve ser iniciado um novo ciclo de tratamento. Deve-se procurar a presença de piolhos em todos os membros da família.

Essas mesmas
autoridades notaram também que o cabelo molhado pode facilitar a transmissão de piolhos. É então aconselhado que não se lave o cabelo até que seja aplicado algum produto anti-piolhos.

Observações interessantes sobre o tratamento de piolhos

- Os tratamentos “clássicos” ou “químicos” apresentam, como os antibióticos,  resistência especialmente no caso do malation (64% de casos de resistência ao malation na população de piolhos, de acordo com um jornal francês “Ca m'intéresse”, de fevereiro de 2010). Isso torna o tratamento dos piolhos cada vez mais difícil, por isso às vezes os tratamentos naturais ou pela ação mecânica (dimeticona ou silicone) pode levar a um melhor resultado (ver também a nossa enquete acima).

Na maioria dos tratamentos contra piolhos (química e física) é importante repetir a aplicação após uma semana de uso (em alguns casos, é necessário repetir uma terceira vez após duas semanas). Estima-se que na primeira aplicação há , em média, 70% de morte dos piolhos, o que não é suficiente para eliminar a doença.

- Note que também existem tratamentos preventivos (com base em moléculas químicas, óleo de côco) para você ou seu filho usar. Pergunte na farmácia mais próxima! No entanto, alguns médicos de escola acreditam que nenhum tratamento preventivo deve ser utilizado, pois é inútil. Mas evidentemente, deve ser verificado periodicamente se o seu filho tem piolhos.

Ler a seqüência: fitoterapia contra os piolhos

Ultimas mensagens do fórum piolhos

Última mensagem

  • Piolho: como tratar? (10.08.2013)

    bom dia minha filha tem 12 anos e so vive cheia de piolho gostaria de saber se tem um remedio que ajude a combater  opiolho pois eu tiro no pente fino mas continua  me ajudem ja agradeço deus os abençoe 
  • Piolhos, como me livrar? (03.03.2011)

    por favor me ajude como eliminar os piohos pois ja usamos tudo para combater mas nao resolve nada se puder nos ajude

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM PIOLHOS 


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.06.2013.
Controle de qualidade
Última atualização:
20.06.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.04.2014