Publicidade

Home » Remédios naturais » Soro fisiológico

Soro fisiológico

Utilização

Contra resfriados, incluindo febre do feno (rinite alérgica) para realizar lavagens nasais, e a sinusite (aguda ou crônica, consulte também as Notas abaixo sobre um estudo canadense).
Na prevenção de pólipos nasais.

Ingredientes

– 250 ml de água filtrada (ou água destilada)

– Sal

Preparação

– Ferva a água por 3 a 5 minutos (se estiver usando água destilada, pare quando a água estiver fervendo).
– Deixe esfriar.
– Adicione 1 quarto de colher de chá de sal e 1 quarto de colher de chá de bicarbonato de sódio (nota: o bicarbonato de sódio é menos necessário no preparo do que o sal, ou seja, pode ser dispensado) e misture bem esses ingredientes até ficar bem diluído na água.
– Você pode encher essa mistura em um spray nasal, usar uma seringa (ou pipeta) ou encher uma lota (leia abaixo para entender melhor).

Posologia

Existem pelo menos 3 métodos para instilar (introduzir) este soro fisiológico:
– Utilize um recipiente com ponta de spray, aplique diretamente nas narinas. Repita a aplicação várias vezes ao dia até que os sintomas desapareçam. Você também pode usar para prevenção (por exemplo: da rinite alérgica ou da sinusite crônica).
– Utilize uma seringa ou pipeta e introduza em cada narina dizendo “ké ké ké …..” para que a água não passe diretamente para a boca, mas desça o mais possível para os seios da face. Repita a aplicação várias vezes ao dia até que os sintomas desapareçam. Você também pode usar para prevenção (por exemplo: da rinite alérgica ou da sinusite crônica).
– Utilize uma lota (veja a foto abaixo), certificando-se de que a água entre por uma narina e saia pela outra. É importante limpar bem a lota entre cada aplicação. Repita a aplicação várias vezes ao dia até que os sintomas desapareçam.

Observações:
– O objetivo do enxágue nasal com água salgada é diluir o muco do nariz e aliviar a congestão causada por um resfriado.
– É importante ferver a água, porque há relatos de infecções por água contaminada, com até mortes 1.
– Um estudo inglês realizado pela Universidade de Southampton e publicado em 2016 na revista especializada CMAJ (Canadian Medical Association Journal) mostrou que as irrigações nasais à base de água salgada foram eficazes para a sinusite crônica do que as inalações. De acordo com pesquisadores britânicos, o uso de antibióticos para tratar a sinusite crônica costuma ser ineficaz e aumenta a taxa de resistência aos antibióticos.

Remédios naturais para resfriado: inalação de tomilho, inalação de alecrim

Redação: 
Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fontes:
Prevention, CMAJ (Canadian Medical Association Journal), Wikipedia.org (em inglês)

Créditos das fotos : 
Pagina Wikipedia.org em inglês sobre irrigação nasal, consultada em 29 de maio de 2021

Última atualização:
21.07.2021

Bibliografia e referências científicas:

  1. Página da Wikipedia.org sobre irrigação nasal, acessada em 29 de maio de 2021
Observação da redação: este artigo foi modificado em 22.11.2021

Publicidade