Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Dicas sobrepeso e obesidade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dicas sobrepeso e obesidade- A primeira medida (comprovada cientificamente) para combater a obesidade ou o excesso de peso é ter uma alimentação saudável, isto é, adotar uma dieta com poucas calorias.
Limite os alimentos gordurosos e ricos em açúcar rápido (fast-food) assim como as bebidas doces também ricas em açúcar rápido e os refrigerantes (beba água, de prefêrencia).

- Pratique esportes (relato de um estudo científico) ou exercícios físicos, pois isso permite queimar os alimentos calóricos e portanto, perder um pouco de peso. A primeira medida a ser tomada é controlar a alimentação, mas a prática de exercícios pode ajudar na perda de peso.  

- Relembramos que o açúcar se transforma em gordura então é preciso tentar limitar o máximo possível o consumo de alimentos doces e bebidas com muito açúcar. Não é somente a gordura que engorda! Em uma caneca (3dl) de refrigerante podemos contar em média, dez  colheradas de açúcar.

Observação interessante: Segundo um estudo recente de 2006, realizado pela prestigiosa universidade amerciana de Harvard em Boston, a ingestão cotidiana de uma caneca de refrigerante de cerca de 3 dl pelos americanos (Cola, limonada....) é responsável por um ganho de peso anual de em média 6,5 kg (trata-se de uma média, então podemos imaginar que para os atletas isso representa menos e para os sedentários mais).

Controle, portanto, o seu consumo de refrigerantes, mesmo se o gosto for agradável, evite bebê-los com freqüência.

- O álcool é também muito calórico! Cuidado para não beber muito regularmente, principalmente as bebidas mais fortes e a cerveja (relativamente calórica com o malte).

- Conheça bem o teor em caloria de cada alimento.

- Adote uma dieta adaptada, como por exemplo, a dieta dissociada.

- Alimentar-se em família pode na verdade ser uma das melhores formas de promover uma dieta balanceada a qual todos sabem que exerce o efeito de limitar o excesso de peso e a obesidade, especialmente para as crianças. Em abril de 2012, uma equipe americana de Rutgers, a Universidade de Nova Jersey, mostrou ao analisar diversos estudos sobre o assunto, a importância das refeições em família. De acordo com esses pesquisadores essa prática leva “ao aumento do consumo de frutas, vegetais, fibras, cálcio e vitaminas”. Além disso, “fazer as refeições em família limita os mais jovens a consumirem os alimentos prejudiciais à saúde”.

- Comer maçãs, incluindo a variedade Granny Smith, ajudaria na luta contra a obesidade e doenças relacionadas (ex. diabetes), de acordo com um estudo norte-americano publicado em 2014. Segundo pesquisadores da Universidade do Estado de Washington ( Washington State University), o consumo de maçãs Granny Smith promove o crescimento de bactérias benéficas no cólon devido à concentração particularmente alta de substâncias indigeríveis encontrada nesta variedade, como fibras dietéticas e compostos fenólicos, tais como flavonoides.

Ler: Como perder barriga? 10 dicas para perder a barriga


LER TAMBEM - CRIASAUDE

PUBLICIDADE
author Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.03.2015.
Controle de qualidade
Última atualização:
20.03.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Estudo mostra ligação entre baixos níveis de vitamina D e esclerose múltipla

Estudo mostra que deficiência genética de vitamina D aumenta o risco de desenvolvimento de esclerose múltipla em adultos.

Substância encontrada na pimenta mostra efeitos promissores contra obesidade

Substância encontrada na pimenta aumenta a saciedade e pode ser nova abordagem no combate à obesidade.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 01.09.2015