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Dicas sobrepeso e obesidade

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Dicas sobrepeso e obesidade- A primeira medida (comprovada cientificamente) para combater a obesidade ou o excesso de peso é ter uma alimentação saudável, isto é, adotar uma dieta com poucas calorias.
Limite os alimentos gordurosos e ricos em açúcar rápido (fast-food) assim como as bebidas doces também ricas em açúcar rápido e os refrigerantes (beba água, de prefêrencia).

- Pratique esportes (relato de um estudo científico) ou exercícios físicos, pois isso permite queimar os alimentos calóricos e portanto, perder um pouco de peso. A primeira medida a ser tomada é controlar a alimentação, mas a prática de exercícios pode ajudar na perda de peso.  

- Relembramos que o açúcar se transforma em gordura então é preciso tentar limitar o máximo possível o consumo de alimentos doces e bebidas com muito açúcar. Não é somente a gordura que engorda! Em uma caneca (3dl) de refrigerante podemos contar em média, dez  colheradas de açúcar.

Observação interessante:
Segundo um estudo recente de 2006, realizado pela prestigiosa universidade amerciana de Harvard em Boston, a ingestão cotidiana de uma caneca de refrigerante de cerca de 3 dl pelos americanos (Cola, limonada....) é responsável por um ganho de peso anual de em média 6,5 kg (trata-se de uma média, então podemos imaginar que para os atletas isso representa menos e para os sedentários mais).

Controle, portanto, o seu consumo de refrigerantes, mesmo se o gosto for agradável, evite bebê-los com freqüência.

- O álcool é também muito calórico! Cuidado para não beber muito regularmente, principalmente as bebidas mais fortes e a cerveja (relativamente calórica com o malte).

- Conheça bem o teor em caloria de cada alimento.

Adote uma dieta adaptada, como por exemplo, a dieta dissociada.

- Alimentar-se em família pode na verdade ser uma das melhores formas de promover uma dieta balanceada a qual todos sabem que exerce o efeito de limitar o excesso de peso e a obesidade, especialmente para as crianças. Em abril de 2012, uma equipe americana de Rutgers, a Universidade de Nova Jersey, mostrou ao analisar diversos estudos sobre o assunto, a importância das refeições em família. De acordo com esses pesquisadores essa prática leva “ao aumento do consumo de frutas, vegetais, fibras, cálcio e vitaminas”. Além disso, “fazer as refeições em família limita os mais jovens a consumirem os alimentos prejudiciais à saúde”.

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author Observação da redação: este artigo foi modificado em 02.05.2014.
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Última atualização:
02.05.2014

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Última atualização do site: 24.11.2014