PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Causas & Transmissão Dengue

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

causas dengue

A dengue é causada por um arbovírus do gênero Flavivírus. É a arbovirose mais comum que atinge o homem, sendo esse o seu hospedeiro vertebrado. O vírus da dengue existe em quatro sorotipos DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A pessoa com dengue sorotipo DEN-1 não pode, teoricamente, ser infectada novamente por esse sorotipo, uma vez que o sistema imune cria defesas contra essa forma da doença. Entretanto, a mesma pessoa podepegar tipo 2 (DEN-2) e, possivelmente, o tipo 3 ou 4. Note que a ordem pode ser diferente, a pessoa pode ser afetada primeiro tipo 2 (ou 3 ou 4) e   em seguida, o tipo 1 etc. O mesmo indivíduo pode, por conseguinte, sofrer dos 4 tipos de dengue mais de 4 vezes de dengue.

Uma pessoa com dengue pela segunda vez tem um maior risco de desenvolver uma forma grave da dengue (dengue hemorrágica). A vacinação seria adequada para evitar as complicações da doença, e, por isso, há diversos pesquisadores no mundo todo trabalhando para encontrar uma vacina contra a dengue.

dengue transmissãoDengue transmissão

A transmissão da dengue é feita através da picada do mosquito Aedes aegypti (foto)  ou Aedes albopictus. No Brasil, ocorre com mais frequênciaAedes aegypti. Esses mosquitos picam durante o dia, ao contrário dos mosquitos comuns (Culex) que picam durante a noite. O Aedes aegypti é principalmente encontrado em áreas tropicais e subtropicais do mundo, sendo que o período de maior expansão e transmissão da doença é durante o verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

A transmissão se dá pela picada do mosquito que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Durante a picada, a saliva do mosquito mistura-se com o sangue humano, ocorrendo a infecção do hospedeiro humano. A proliferação do mosquito se dá próxima a casas e habitações onde tenham água limpa e parada (local ideal para sua reprodução). Locais que acumulam água, como pneus velhos, garrafas de bebidas, caixas d’água destampadas, bromélias, pratos de vasos de plantas, etc, são depósitos de larvas do mosquito. Não há transmissão direta de um doente para uma pessoa sadia, assim como não há transmissão através da água, alimentos ou objetos ou de um mosquito para outro.

No Brasil, os tipos DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4 já foram identificados, sendo que em 2013, segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, o sorotipo DEN-4 foi o mais prevalente nas amostras estudadas.

Pesquisadores de Minas Gerais descobriram que o mosquito pode carregar dois tipos de vírus, o que aumenta a preocupação de casos de dengue hemorrágica. Além disso, o mosquito também pode carregar o vírus que causa outra doença, a febre chikungunya.

Ler a sequência: grupos de risco da dengue

Leia também: sintomas - diagnóstico - tratamentos

Ultimas mensagens do fórum dengue

Última mensagem

  • Paracentamol em casos de dengue (06.05.2014)

    Tive dengue e tomei paracentamol de 4 em 4 horas pois a febre num baixava. Bem tomei por 2 dias e fui para o upa onde falaram que era para tomar de 12 em 12 horas. Sofri de dor, mas tomei de 12 em 12 horas. Passada a dengue e confirmada também
  • Sintomas de dengue após 3 semanas? (24.04.2014)

    Uma pessoa que teve dengue a 3 semana pode fica como corpo quente principalmente nas mao e peito. AGRADEÇO PELA RESPOSTA
  • Sintomas de dengue hemorrágica (05.01.2014)

    Estou com infecção na urina bem alta, porem estou tbm com outros sintomas, relacionado a dengue tipo, dor na nuca, dor de cabeça, dor na lombar, perto do rim e figado, cansaço falta de apetite, fiz utlasson e não c
  • Tipos de dengue (05.11.2013)

    Quanto tipos de dengue existem?
  • Dengue (18.09.2013)

     Qual é a estatística dos casos de dengue até o momento no Brasil? (n° de casos, mortes, N° de casos/mortes por estado/região, cidades com maior n° de casos  /mortes, etc.)

Você também FAÇA PERGUNTAS NO FÓRUM DENGUE


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 02.12.2013.
Controle de qualidade
Última atualização:
02.12.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Expectativa de vida no Brasil aumentou, diz ONU

Brasil aumentou em 11,2 anos a expectativa de vida entre 1980 e 2013. País está na 79ª posição do IDH.

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 01.08.2014