PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Eczema

PUBLICIDADE

Resumo sobre o eczema

eczemaO eczema é uma doença da pele frequente, caracterizada por pele de cor avermelhada com pequenas bolhas, sendo que diferentes partes do corpo podem ser afetadas, como as mãos ou o rosto. Podemos distinguir dois tipos diferentes de eczemas: eczemas de contato ou eczemas atópico (dermatite atópica). Este arquivo está trata mais sobre o eczema de contato, para maiores informações sobre o outro tipo acesse dermatite atópica.

Estima-se que 2 a 6% da população sofram de eczema de contato,

Entre 5% a 20% das crianças em todo o mundo, são afetadas por dermatite atópica (principalmente antes dos 5 anos), nos Estados Unidos 11%. Cerca de 2% dos adultos são afetados no mundo.

O eczema de contato ocorre devido à uma reação exagerada do corpo a um alérgeno (borracha, metal,...) ou a um irriteczema medicoante (detergentes, produtos químicos...), trata-se de uma doença que impossibilita a pessoa de trabalhar. Alguns profissionais são mais afetados, como profissionais da saúde devido ao uso do álcool gel e bactericidas que afetam a pele, trabalhadores de construções devido ao contato com a cal e outros produtos, entre outros profissionais.

As zonas afetadas por esta dermatose apresentam coloração avermelhada, textura seca, com pequenas vesículas líquidas (bolhas) muito pruriginosas (que irritam), portanto há coceira, que geralmente é mais acentuada no período da noite. Após inúmeras coceiras, a pela pode se tornar mais grossa e escura ou até mesmo com cicatrizes.

O diagnóstico do eczema é feito através do exame clínico (consultar um médico) e histórico do paciente, não há um teste específico.

eczema tratamentoO principal tratamento do eczema de contato é descobrir a causa e evitá-la. Dentre os medicamentos que podem ser utilizados temos: pomadas ou cremes hidratantes, soluções oleosas para banho, loções a base de uréia, corticóides tópicos / orais / injetáveis, antisépticos, imunomoduladores tópicos, anti-histamínicos (principalmente contra fortes coceiras) e fototerapia. Existem outros tratamentos alternativos.



Algumas plantas medicinais também podem ser utilizadas, geralmente em forma de cremas e pomadas, como no caso da erva-dos-burros, borragem hamamélis e camonila.

Evite se coçar, pois pode ocorrer um círculo vicioso. Aplique eventualmente uma proteção (gaze, compressa) nos locais da coceira para evitar uma superinfecção. Procure descobrir a causa desencadeadora do eczema e tente eliminá-la (por ex. um alérgeno) para diminuir ou cessar o eczema. Evite banho muito quente ou muito longo (mais de 15 min.). Utilize luvas durante a limpeza em casa e caso tenha algum contato com produtos químicos no trabalho. Caso use luvas constantemente, evite o uso de talco. Utilize sabonetes neutros.

Ler a seqüência: definição eczema

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Dicas
Sintomas
Diagnóstico

Ultimas mensagens do fórum

Última mensagem

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM ECZEMA


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 29.03.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
29.03.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

Ministério da Saúde atinge meta de vacinação contra gripe

Até o momento, 84% do público-alvo já foi vacinado contra gripe. Campanha ainda continua em muitos municípios.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 25.07.2014