PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Eczema

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo sobre o eczema

eczemaO eczema é uma doença da pele frequente, caracterizada por pele de cor avermelhada com pequenas bolhas, sendo que diferentes partes do corpo podem ser afetadas, como as mãos ou o rosto. Podemos distinguir dois tipos diferentes de eczemas: eczemas de contato ou eczemas atópico (dermatite atópica). Este arquivo está trata mais sobre o eczema de contato, para maiores informações sobre o outro tipo acesse dermatite atópica.

Estima-se que 2 a 6%da população sofram de eczema de contato. Entre 5% a 20% das crianças em todo o mundo, são afetadas por dermatite atópica (principalmente antes dos 5 anos), nos Estados Unidos 11%. Cerca de 2% dos adultos são afetados no mundo.

eczema medicoO eczema de contato ocorre devido à uma reação exagerada do corpo a um alérgeno (borracha, metal,...) ou a um irritante (detergentes,produtos químicos...), trata-se de uma doença que impossibilita a pessoa de trabalhar. Alguns profissionais são mais afetados, como profissionais da saúde devido ao uso do álcool gel e bactericidas que afetam a pele, trabalhadores de construções devido ao contato com a cal e outros produtos, entre outros profissionais.

As zonas afetadas por esta dermatose apresentam coloração avermelhada, textura seca, com pequenas vesículas líquidas (bolhas) muito pruriginosas (que irritam), portanto há coceira, que geralmente é mais acentuada no período da noite. Após inúmeras coceiras, a pela pode se tornar mais grossa e escura ou até mesmo com cicatrizes.

O diagnóstico do eczema é feito através do exame clínico (consultar um médico) e histórico do paciente, não há um teste específico.

eczema tratamentoO principal tratamento do eczema de contato é descobrir a causa e evitá-la. Dentre os medicamentos que podem ser utilizados temos: pomadas ou cremes hidratantes, soluções oleosas para banho, loções a base de uréia, corticóides tópicos / orais / injetáveis, antisépticos, imunomoduladores tópicos, anti-histamínicos (principalmente contra fortes coceiras) e fototerapia. Existem outros tratamentos alternativos.

Algumas plantas medicinais também podem ser utilizadas, geralmente em forma de cremas e pomadas,como no caso da erva-dos-burros, borragem hamamélis e camonila.

Evite se coçar,pois pode ocorrer um círculo vicioso. Aplique eventualmente uma proteção (gaze, compressa) nos locais da coceira para evitar uma superinfecção.Procure descobrir a causa desencadeadora do eczema e tente eliminá-la (por ex. um alérgeno) para diminuir ou cessar o eczema. Evite banho muito quente ou muito longo (mais de 15 min.). Utilize luvas durante a limpeza em casa e caso tenha algum contato com produtos químicos no trabalho. Caso use luvas constantemente, evite o uso de talco. Utilize sabonetes neutros.

Ler a seqüência: definição eczema

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição e Epidemiologia Tratamento (remédios) Fórum
Causas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas e Diagnóstico Dicas

Ultimas mensagens do fórum

Última mensagem

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM ECZEMA

Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.10.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
13.10.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 29.10.2014