Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Sintomas aids

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aids sintomasDistinguimos os sintomas da infecção pelo HIV (inicío da infecção) dos da aids propriamente dita (quando a carga de linfócito CD4 é reduzida até um determinado valor).

Sintomas da infecção pelo HIV, no início da infecção

Atenção, a maioria das pessoas não desenvolve sintoma algum logo que infectadas.

Estes sintomas podem aparecer de 2 a 6 semanas após a contaminação (após uma relação sexual sem proteção, uso de seringa contaminada,...):

- Gânglios linfáticos inchados
- Febre
- Fadiga
- Erupção cutânea
- Dores musculares
- Dores de garganta
Estes sintomas se assemelham aos da mononucleose.

Estes sintomas têm uma tendência em diminuir de intensidade após algumas semanas. Outros sintomas também podem se manifestar na seqüência, como:

- Gânglios linfáticos permanecem inchados
- Infecções bucais
- Inflamações das gengivas
- Herpes labial que não desaparece ou que se desenvolve
- Verrugas genitais
- Eczema, erupção cutânea
- Perda de peso

Aparecimento da AIDS propriamente dita:
- O aparecimento da AIDS varia fortemente de um indivíduo a outro, ela pode se manifestar de 1 a 14 anos (mas em geral de 4 a 8 anos) após a contaminação pelo HIV (após uma relação sexual sem proteção, o uso de seringa contaminada, etc...).  

Sintomas da AIDS

- Os sintomas da AIDS são inúmeros e serão também abordados em "complicações da aids".

Ressaltamos em geral os seguintes sintomas:

- Infecção pelo Pneumocystis carinii, que pode levar a uma pneumonia (sintoma: tosse seca,...).

- Perda de peso

- Diarréia

fadiga aids- Fraqueza (fadiga)

- Manchas sobre a pele (sarcoma de Kaposi)

- Micose das unhas

- Estomatomicose (sapinho)

- Micoses em geral

- Tuberculose

- Meningite

- Lesões infecciosas na região dos olhos: herpes, citomegalovírus,...

Notamos que inúmeras doenças infecciosas irão se desenvolver nas pessoas aidéticas, devido ao enfraquecimento do sistema imunológico. Também há uma maior vulnerabilidade aos tumores (câncer), aspecto comprovado por estudos clínicos.

Diagnóstico AIDS - HIV positivo - HIV negativo

Diagnóstico aids Diagnóstico da infecção pelo HIV - Como diagnosticar a infecção pelo HIV?
Em caso de suspeita de infecção por HIV (após uma relação sexual sem proteção, o uso de seringa contaminada,...), o médiro irá efetuar um exame de sangue. O médico não irá pesquisar o vírus propriamente dito, mas os anticorpos dirigidos contra o HIV. Ressaltamos que para um diagnóstico mais preciso, este teste poderá ser feito somente 3 meses após a suposta contaminação, pois existe um período no qual os anticorpos estão presentes em uma quantidade muito pequena. Por isso, é importante ser prudente no caso de teste negativo logo após a eventual contaminação. Será necessário repetí-lo após mais 3 meses (alguns livros falam em até 6 meses).

Diagnóstico aids - Como diagnosticas a aids?
Para diagnosticar a aids propriamente dita (ver também em sintomas para entender a diferença entre AIDS e infecção por HIV), o médico irá detectar no sangue a carga de células CD-4. Quando esta carga estiver abaixo de um determinado limite, falamos em aids.

Complicações da AIDS

Como vimos em "sintomas da aids", as complicações da AIDS são inúmeras.

Complicacoes aidsResumindo, há principalmente uma sensibilidade maior em desenvolver doenças infecciosas (vírus, bactérias, fungos,...) e câncer do que uma pessoa HIV negativa. De fato, não é a Aids que mata, mas as doenças infecciosas ou os tumores (ler abaixo) que atingem o organismo.

Aids e câncer
Desde a introdução das multiterapias antiretrovirais em 1996, os câncers se tornaram a maior causa de mortes nos pacientes com HIV. Entre estes pacientes, o risco de câncer é duas a três vezes maior do que o da população geral [fonte: ATS, Suíça, outubro de 2009]. Para prevenir este alto risco, é importante manter um nível de CD4 elevado. Converse com o seu médico.

AIDS e infarto do miocárdio
Os portadores do HIV e pacientes com AIDS têm um risco maior de morrer de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) do que o resto da população, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos em maio de 2012 e publicado no Journal of American College of Cardiology. Os investigadores acreditam que destes resultados demonstram "a necessidade de que temos de levar em consideração o risco potencial para pacientes com HIV".
De acordo com um estudo publicado em março de 2013 e realizado com mais de 82 mil pessoas nos Estados Unidos, o HIV aumenta o risco de ataque cardíaco em cerca de 50%.

Quando consultar um médico

As pessoas contaminadas (HIV-positivas e/ou aidéticas) devem consultar regularmente um médico, pois os tratamentos são complexos e somente um especialista poderá indicar o mais adequado.

É aconselhado consultar um médico para efetuar um exame de sangue e de HIV, em todos os casos de suspeita de contaminação (relação sexual sem proteção, seringa compartilhada).

Mesmo os casais de namorados ou os casados, devido à evolução da sociedade (questão da sexualidade fora do casamento, por exemplo), devem prefevivelmente fazer vários testes antes de abolirem o preservativo.

Ler a seqüência: tratamento AIDS - medicamentos AIDS - antiretrovirais

Ultimas mensagens do fórum aids

Última mensagem

  • Sexo com pessoa contaminada (30.03.2015)

    Eu tenho o vírus HIV, mas nunca se manifestou em mim. Nunca tomei remédio, nunca busquei um tratamento, mas estou super bem.Recentemente conheci uma pessoa que tb tem o vírus e fizemos sexo sem camisinha.Há possilidade do
  • hiv sem remedios? (14.01.2015)

    ola sou soropositiva ha 17 anos e nunca precisei tomar remedios...na gravidez os remedios me faziam mal por isso tomei apenas 1 semana e meu filho tem 10 anos e nao tem hiv,meu marido tbem nao tem e nao fazemos uso de preservativos,porem,tenho 6 exam
  • Sangramento no pênis, qual médico consultar? (21.04.2014)

    ola, ontem quando tava tendo relacoes sexuais com uma mina meu pênis comemecou sangra quando percebi tinha muinto segue na camisinha e vi que o sangramento vinha abaixo da cabeça do pênis nunca tinha acontecido antes  que medi

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM AIDS


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 31.03.2015.
Controle de qualidade
Última atualização:
31.03.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Google search 2015

Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Plantas medicinais ao redor do mundo

Para cada país, podemos levantar uma ou mais características das plantas medicinais com um papel fundamental na cultura, história ou economia.

Dieta Dukan

Conheça a dieta Dukan, um tipo de dieta da proteína que promete fazer emagrecer sem o efeito sanfona.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

 



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 01.04.2015