Publicidade

Como falar de menstruação com a sua filha?

Como falar de menstruação com a sua filha?Quando falar de menstruação com a sua filha? Seria este um assunto para ser debatido ou somente mais um passo na educação dela?  Seria melhor antecipar o assunto ou esperar que ela o aborde? Quais as palavras mais adequadas para empregar? Aqui você encontra os conselhos de uma especialista sobre o assunto, a ginecologista Joëlle Laveissière (médica do hospital Cochin, de Paris).

Tome as rédeas « As primeiras modificações corporais (brotos mamários, pilosidade pubiana, corrimento) ligadas à puberdade podem ser uma boa ocasião para abordar esse assunto», sugere a médica. « Estas mudanças afligem as garotas, portanto é conveniente reassegurá-las explicando que um dias estas transformações levaram ao aparecimento dos ciclos menstruais, que permitirão que elas se tornem mulheres e um dia mães».

Quais palavras devo utilizar? « Empregue palavras de uso diário, faça uma descrição simples, sem entrar na fisiologia. Procure também explicar que isso faz parte da intimidade delas mas deixe que ela perceba que uma porta estará aberta para a troca de informações entre vocês». Se isto fracassar não hesite em utilizar livros de apoio ou panfletos explicativos, que você pode encontrar em um ginecologista.

Absorventes internos e externos… «Falar sobre menstruação com a própria filha implica em explicar como esta é na prática e como funciona a sua rotina». Não tenha receio em explicar como os absorventes internos e externos são colocados. «No começo, eu aconselho às mães a comprarem ambos e deixar que as filhas escolham o que lhes convêm ». É claro que esse assunto também pode ser abordado pelo pai.

Leia também o nosso arquivo completo sobre cólicas menstruais

© 1996-2010 Destination Santé SAS – Todos os direitos reservados. Nenhuma das informações contidas neste servidor podem ser reproduzidas ou redifundidas sem o consentimento prévio e escrito de Destination Santé. Todo infrator estará sujeito às sanções previstas pelos artigos L 122-4 e L 335-3 do Código da Propriedade intelectual: até dois anos de cadeia e multa de 150 000 euros.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade