Publicidade

Atividades físicas e alimentos prazerosos, como gerenciar?

Atividades físicas e alimentos prazerosos, como gerenciar?Uma barra de chocolate, um pastel, uma torta doce ou salgada… Os atletas também têm o direito de sair da linha de vez em quando e de se fazer um pequeno agrado ! A única condição é saber balancear a ingestão desse tipo de alimento desprovido de interesse nutricional. Às vezes, o que é bom para o cérebro, pode ser bom para o corpo também…

Não saber balancear a ingestão de alimentos prazeirosos é um dos principais motivos do empobrecimento  da densidade nutricional” , explica o Dr. Stéphane Cascua (Paris), autor de L’alimentation pour le sportif (A alimentação para o atleta). Ou seja, a consumo de produtos ricos em gordura pode desestabilizar o equilíbrio das refeições e isto é incompatível com a busca pela performance esportiva.

No entanto, não se deve eliminar totalmente estes alimentos do cardápio, “Não devemos negligenciar o conforto psicológico que estes alimentos trazem para as pessoas“, ressalta o médico. “Basta saber gerenciar a freqüência de seu consumo”. É fácil falarUm exemplo? Frios e frituras não devem ser consumidos mais de uma vez por semana. O mesmo serve para os doces e os refrigerantes.

Um último conselho: refeições (incluindo o café da manhã) ricas em proteínas e feculentos, limitarão a vontade de “beliscar”. E isso começa por um café da manhã consistente. No cardápio: muito líquido (chá, café,…), algum derivado do leite (iogurte ou queijo branco), uma fruta e açúcares lentos: pão integral, cereais, sem adição de açúcar. No lanche, dê preferência aos frutos secos e oleaginosos como as amêndoas, nózes ecastanhas.

Fonte: L’alimentação pour le sportif (A alimentação para o atleta), Dr. Stéphane Cacua, Véronique Rousseau, Editions Amphora

© 1996-2010 Destination Santé SAS – Todos os direitos reservados. Nenhuma informação contida neste servidor pode ser reproduzida ou redifundida sem oconsentimentoprévio e escrito de Destination Santé. Todo infrator está exposto às sanções previstas pelos artigosL 122-4 e L 335-3 do Código da Propriedade Intelectual: até dois anos de cadeia e multa no valor de150 000 euros.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade