Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Herpes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Herpes virusO herpes é uma doença benigna causada pelo vírus Herpes simplex 1 e 2 e variantes que afeta, principalmente, áreas mucosas, regiões genitais, pele e boca, mas que pode causar algumas complicações neurológicas.

O herpes é muito contagioso e recorrente. O vírus causador do herpes tem a característica de lesionar células epiteliais ou se manter latente nos neurônios, onde são reativados por fatores como estresse, febre, sol, período menstrual, mudanças hormonais, exposição a determinados medicamentos, dentre outros. O vírus é transmitido principalmente pelo contato pessoal.

Muitas pessoas infectadas pelo vírus não se queixam de sintomas, entretanto, algumas podem apresentar sintomas sistêmicos como febre alta, feridas múltiplas no epitélio e genitálias podendo atingir laringe, faringe e regiões mais profundas, encefalite, dentre outros.

O diagnóstico é normalmente feito pela história clínica do paciente e exame das lesões causadas pelo vírus. O tratamento pode ser feito à base de aciclovir.

A prevenção é feita evitando o contato com os doentes e com lesões aparentes. Identificar as causas que desencadeiam os surtos e reativações do vírus também ajuda a evitar a doença. O uso de protetor solar reduz a incidência de herpes relacionado ao sol.

Há vários tipos de doenças causadas pelo vírus:

Herpes labialHerpes labial
O herpes labial atinge regiões da mucosa da boca. Alguns sintomas sentidos nesse caso sã ardência e coceira nos lábios, inchaço e bolhas. Após a ruptura das bolhas, estas secam-se e a ferida se cicatriza.

Para saber mais sobre o herpes labial, leia: Herpes Labial

Herpes genital
Nesse caso, as lesões localizam-se nas regiões genitais, tanto na epiderme quanto na mucosa, podendo também ocorrer no ânus. As erupções genitais ocorrem com mais freqüência nas pessoas infectadas pelo vírus Herpes simples tipo 2.

Para saber mais sobre o herpes genital, leia: Herpes Genital

Herpes Zoster
O herpes zoster é popularmente conhecido como cobreiro ou cobrão. É uma doença recorrente da ativação do vírus varicela-zoster, que também causa catapora. A doença caracteriza-se por surgimento de lesões na pele. Antes dessas lesões, os pacientes relatam sentir dores e formigamento.

Para saber mais sobre o herpes zoster, leia: Herpes Zoster

Catapora
A catapora, ou também varicela, é uma doença causada pelo vírus varicela-zoster, também conhecido como HHV3 (human herpes vírus 3). É uma doença infecciosa aguda e comum na infância. A doença caracteriza-se por exantemas, com sintomas iniciais de febre e erupções na pele.

Para saber mais sobre a catapora, leia: Catapora

Perguntas e Respostas
Quem tem herpes pode ingerir bebidas alcoólicas? Como faço para prevenir que minha parceira não pegue esse vírus?"

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
A herpes labial ou genital é causa por um vírus que pode ser o herpes simplex 1 (mais comum na herpes labial)  ou herpes simplex 2(mais comum na herpes genital), este vírus é transmitido através da saliva, secreções sexuais e principalmente pelo contato com a secreção que sai das feridas. 

A principal prevenção para não transmitir esta doença é evitar o contato com a secreção que sai das feridas, portanto em casos de crises de herpes labial evitar beijar e compartilhar talheres e copos durante a crise. Já no caso da herpes genital o caso é evitar o contato com as feridas, muitas vezes é necessário evitar o sexo durante a época de crise, pois as feridas podem ficar em áreas em que a camisinha não cobre. Além disso, sexo com camisinha mesmo fora das crises. 

O herpes simplex I é responsável principalmente pela herpes labial.

E

stima-se que 90% da população mundial possua o vírus herpes simplex I e somente uma pequena parcela desenvolve os sintomas.  Portanto, a recomendação de não beijar mesmo fora das crises não é muito eficaz. Durante as crises, erupção de feridas, a concentração do vírus geralmente aumenta muito e ajudar a desencadear uma crise em quem já possui o vírus, por isso a recomendação de evitar o contato.

Herpes não tem cura, ela pode vir e voltar a qualquer momento. Sabe-se que alguns fatores podem ajudar a desencadear as crises, como: o estresse, sol, consumo de bebidas alcoólicas, algumas comidas, queda de imunidade, entre outros. Cada pessoa deve observar as crises para saber qual fator ajuda a desencadear mais as crises, o álcool pode ser um deles mas nem sempre está relacionado.


Saiba mais informações e dicas em: herpes labial, herpes genital

Ultimas mensagens do fórum herpes

Última mensagem

  • Manchas na pele, boca inchada e herpes. (22.11.2014)

    Olá, já tive um quadro de herpes labial simples a menos de 2 meses. Antes de ontem senti a mesma ardencia na boca e logo tomei aciclovir. Só que acordei com a boca bastante inchada e coceira na pele que resultaram em manchas verm
  • Exame herpes, IgM negativo e IgG positivo (04.11.2014)

    Boa Tarde!   Olá recebi o resultado do exame de herpes o resultado foi 9,5 IGG e o IGM deu não reagente o que isso quer dizer.   Grata!    
  • Hepes - O que são DST? (04.11.2014)

    O que vou falar é baseado no meu blog: http://herpessymptomstreatments.wordpress.com/what-is-std/ Usar preservativo em todas as relações sexuais ( oral, anal e vaginal ) é o método mais eficaz para reduzir o r
  • Herpes Labial, quando posso beijar minha namorada? (25.10.2014)

    Gente, neste momento estou com a herpes labial.Acho que ja faz 1 semana, e eu queria saber quando eu posso voltar a beijar minha namorada?No meu caso ela ja está bem seca, apenas vermelha.Foto dela -> http://img3.imageshack.us/img3/1210/dsc05096jj.
  • manchas (08.10.2014)

    tive herpes genital pela primeira vez e faz uns 15 dias que acabou e nao voltou mais, mas ficaram manchas que não saem, no lugar  das bolhas ficaram umas manchas brancas e avermelhadas ao redor isso é normal? elas vao sumir ou tere

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM HERPES 

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.01.2015.
Controllo di qualità
Última atualização:
30.01.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Google search 2015

Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Plantas medicinais ao redor do mundo

Para cada país, podemos levantar uma ou mais características das plantas medicinais com um papel fundamental na cultura, história ou economia.

Dieta Dukan

Conheça a dieta Dukan, um tipo de dieta da proteína que promete fazer emagrecer sem o efeito sanfona.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

 



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 01.04.2015