Olá,
Apesar das inúmeras pesquisas ainda não se descobriu a cura para diabetes, eu acredito que assim como para hipertensão e colesterol alto, nunca existirá uma verdadeira cura. Mas calma, é perfeitamente possível uma pessoa viver normalmente com diabetes. O principal remédio é uma re-educação alimentar e a prática de esportes, a obesidade está intimamente ligada a resistência a insulina, hormônio que joga a glicose(açúcar) para dentro das células e tira do sangue, a falta deste hormônio ou a resistência a ele são as causas dos níveis elevados de glicose no sangue e consequentimente, da diabetes.
Existem dois tipos de diabetes, tipo 1 e tipo 2, a tipo 1 é mais comum aparecer em crianças, já a tipo 2 em adultos.
Existem diversos remédios orais eficientes para diabetes tipo 2, como a metiformina e glibenclamida. Já para os casos mais graves de tipo 2 e para diabetes tipo 1 , só a insulina injetável a adianta. Existe diversos tipos de insulinas injetáveis, de longa, média ou rápida duração, a ideal que é mais eficiente e tem menos efeitos colaterais é a de rápida duração, mais requer um controle muito maior do paciente. O ideal , quando o paciente tem condições, é o uso de bombas de insulina.
Se você tiver dúvidas mais específicas, por exemplo, sobro um tipo de diabetes ou sobre como se deve tomar a medicação ( horários, com ou sem alimentos), ou outras, é só escrever.
Boa sorte.