Publicidade

Home » Medicamentos » Medicamentos que fazem engordar

Medicamentos que fazem engordar

Medicamentos que engordam – Remédios que engordam

Medicamentos que engordam

O ganho de peso é uma obsessão para muitas pessoas. Há duas principais causas de ganho de peso: uma alimentação inadequada e a falta de exercício. Mas agora devemos considerar um terceiro fator: o consumo de certos medicamentos.

Segundo site de saúde webmd.com, 25% dos medicamentos atualmente no mercado, podem ter efeitos colaterais como ganho de peso. Há alguns anos apenas 10% dos medicamentos podiam levar ao ganho de peso.

O consumo de certos medicamentos são particularmente problemáticos para doenças crônicas como a artrite ou a diabete, que dependem sua vida à esses medicamentos. Além dos cursos especiais existentes nos EUA que tratam sobre esse assunto, agora essa questão está também sendo analisada pelos estudantes de medicina.

Resumo dos principais medicamentos que podem levar ao ganho de peso:

– Os antidepressivos; esses medicamentos agem por meio de neurotransmissores e promovem o desejo de comer.

– Os neurolépticos, esses medicamentos também agem sobre os neurotransmissores e provocam uma verdadeira ‘’fome’’.

– A pílula anticoncepicional, age pelo sistema hormonal. As pílulas que contém estrógeno são as pílulas mais propensas à levar ao ganho de peso, quando comparadas às aquelas que contem progesterona (minipílula), porque o estrógeno promove a retenção de água, e portanto, leva ao ganho de peso. No caso de você ganhar peso com o uso da pílula clássica, pergunte ao seu médico quanto ao uso da minipílula ou de outras técnicas de contracepção (como ex. o anel contraceptivo).

– Os corticóides como a Prenisona (um tipo de cortisona). Essa classe de medicamentos possui um forte efeito antiinflamatório, sendo muito utilizado contra diversas doenças inflamatórias como a artrite (incluindo a poliartrite reumatóide). Infelizmente o seu uso pode desencadear diversos efeitos secundários como o ganho de peso. Se esse for o seu caso, converse com seu médico sobre a possibilidade de mudar o tratamento, por exemplo, o uso de AINEs ou outra classe de medicamentos.

– Os ansiolíticos e/ouantihistamínicos: os medicamentos à base de difenidramina podem levar ao ganho de peso, pois essa molécula possui um efeito sedativo que diminui o consumo de energia (diminuição do metabolismo). Consequentemente, o organismo irá queimar menos calorias, o que vai levar ao ganho de peso.

Leia também: excesso de pesoCalcule seu ICM

Fontes: traduzido do site americano de saúde webmd.com e adaptado para a Europa.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 12.01.2024

Publicidade