Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Verrugas genitais

PUBLICIDADE

Resumo - Verrugas genitais

verrugas genitais

As verrugas genitais são também conhecidas como condilomas acuminados ou cristas de galo, é uma doença causada pelo papiloma vírus (HPV), onde a principal sintomatologia (as verrugas) aparece na área genital tanto dos homens quanto das mulheres (vulva, uretra, pênis, vagina ou colo do útero).

O HPV provoca a proliferação das células atacadas, causando tumores que podem ser benignos verrugas genitais e anais ou malignos que podem evoluir para câncer. Existem mais de 70 subtipos de HPV, os subtipos 6 e 11 são os mais frequentes em casos de verrugas genitais e são pouco cancerígenos. Felizmente os subtipos 16 e 18, que possuem um maior risco de se tornarem malignos (causando câncer), são raros. Mas todos os subtipos podem causar câncer em longo prazo.

A principal via de infecção das verrugas genitais é por meio do contato direto pele com pele, principalmente em relações sexuais (todos os tipos de relações sexuais) , por isso é uma doença sexualmente transmissível (DST). Não é possível se infectar através de objetos, como assentos de banheiro.

Deve-se notar que nem sempre os sintomas estão presentes, o que torna a transmissão sexual ainda mais problemática, pois muitas vezes a pessoa é portadora do vírus e não sabe. Sendo assintomática, eles não pensam em se proteger e, portanto, em proteger o parceiro sexual. Assim, quando se tratam das verrugas genitais, o parceiro também deve ser examinado. Além disso, nem sempre a proteção mecânica (camisinha) é suficiente, pois as verrugas podem estar presentes fora do alcance da camisinha.

verrugas genitais tratamentoOs tratamentos das verrugas genitais agem destruindo-as lentamente ou fazendo com que o próprio corpo as ataque, mas não necessariamente se livra do vírus HPV, por isso é importante à observação para o surgimento de novas verrugas por até 2 anos após o contágio, após este período o corpo geralmente expulsa naturalmente o vírus.

Existem diversos tratamentos medicamentosos em forma de soluções, loções, géis ou cremes. Além da cirurgia convencional, crioterapia, cauterização elétrica ou cirurgia a laser, cirurgia por ultrassom.

A melhor prevenção é através da vacina Gardasil®, que previne infecções por HPV dos tipos 6, 11, 16 e 18 e  é também utilizada na prevenção do câncer do colo de útero. Esta vacina é recomendada para pessoas entre 9 e 26 anos.

Ler a sequência: definição verrugas genitais


Perguntas e Respostas
“Eu tenho HPV, eu posso fazer tatuagem ou há riscos de contaminar o tatuador?"

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
A transmissão do HPV (Human papillomavirus) ocorre através do contato entre uma superfície da pele com a outra, alguns especialistas dizem que o contato só ocorre quanto há pequenas lesões na pele da pessoa sadia. O contato íntimo ou sexual (qualquer tipo de relação sexual) é disparado o principal responsável pela transmissão. A transmissão através de objetos contaminados ainda é controversa, em nossa opinião este tipo de transmissão é mais provável de ocorrer quando o objeto teve contato com órgãos sexuais de pessoas infectadas e depois, em um curto período de tempo, com órgãos sexuais de pessoas sadias.

Portanto, acreditamos que não há risco de contaminação do tatuador caso ele utilize luvas e outras equipamentos de proteção.

Saiba mais em: verrugas genitais



Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Perguntas aos farmacêuticos
Estatísticas Fitoterapia
Causas & Transmissão Dicas
Grupos de risco Prevenção
Sintomas

Diagnóstico

Complicações


LER TAMBEM - CRIASAUDE
PUBLICIDADE
author Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.02.2015.
Controle de qualidade
Última atualização:
25.02.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Gorduras e colesterol não são tão ruins quanto pensávamos

Diferentemente do que se pensava antigamente, as gorduras não são os vilões número 1 do aumento de peso.

A América Latina lidera a "epidemia" mundial de cesariana

A América Latina lidera o posto de região com maior número de partos cesáreos no mundo.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 06.05.2015