Registre-se | Conectar:
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir
PUBLICIDADE

Vinho tinto tem efeitos benéficos para pacientes operados do coração

PUBLICIDADE

vin rouge coeurDIJONO consumo moderado de vinho tinto, por pacientes sofreram um infarto do miocárdio, melhora o fluxo de sangue, diminui os níveis de colesterol e aumenta o nível de antioxidantes, de acordo com um estudo da Universidade de Bourgogne.

“Durante um período de duas semanas, conseguimos alterar parâmetros muito interessantes para a saúde dos pacientes”, disse o professor Norbert Latruffe, do Laboratório de bioquímica metabólica e nutricional de Dijon, confirmando um relatório do “bem público”.

“Nenhum trabalho foi feito em pessoas pós-operadas de um infarto do miocárdio”, acrescentou. Ele disse que os resultados deste estudo serão publicados em breve na revista “Molecular Nutrition and Food Research”.

O estudo, envolvendo trinta pacientes voluntários que tiveram um infarto do miocárdio, durou duas semanas e foi realizado em um hospital durante “o período de reabilitação cardíaca”. Durante esse período, os pacientes foram alimentados com uma dieta “tipo mediterrâneo, baseada em: azeite, fruta, peixe e legumes”, disse o professor.

O grupo foi dividido em dois. O primeiro consumiu um copo de vinho tinto a cada almoço e jantar, ou 250 mL/dia, enquanto o outro, servindo como grupo controle bebeu água. “Os parâmetros clínicos, fisiológicos e sanguíneos foram medidos no primeiro dia do estudo (D1) e no último dia (D14)”, declarou a Universidade de Bourgogne.

“Os resultados mostraram efeitos muito interessantes no sangue para o grupo que consumiu vinho tinto; uma diminuição do colesterol total (-18%), um aumento do potencial antioxidante e da fluidez do sangue”, disse M. Latruffe. O pesquisador disse que o estudo foi realizado com vinho de Bourgogne, rico em taninos e antioxidantes.

Criasaude.com.br, 12 Setembro de 2011


PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.09.2011.
Controllo di qualità
Última atualização:
13.09.2011

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
ESSES ARTIGOS TAMBÉM PODEM LHE INTERESSAR

Comentários

23.09.2011 23:30
Re: Vinho tinto tem efeitos benéficos para pacientes operados do coração
Meu Pai acaba de completar 90 anos,com uma vitalidade incrivel, e nunca deixou de tomar uma taça de vinho ao almoço e ao jantar
elano macedo de almeida
18.09.2011 09:50
Re: Vinho tinto tem efeitos benéficos para pacientes operados do coração
Faz tempo que meus avos recomendavam consumir moderadamente os bons vinhos tintos, alegando que fortalecem o coraçao, passados 40 anos confirmo cientificamente esta afirmaçao. Cuidado MODERADAMENTEEEEEEEEEEE.....
Augusto Andre Angola
14.09.2011 14:28
Re: Vinho tinto tem efeitos benéficos para pacientes operados do coração
Se antes eu já gostava de vinho, agora só tenho um motivo a mais para consumir essa bebida moderadamente. Amei essa matéria vcs estão de parabéns. obrigada.
Dulcinéia Bispo Santos
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

Facebook

   

Blogs Criasaude

     Blog cosméticos

 

NOTÍCIAS

Beber três xícaras de café por dia reduz o risco de morte

Adultos de 50 a 71 anos que bebem pelo menos três xícaras de café por dia poderiam ver o seu risco de morte diminuir em 10%

Brasil comemora avanços na atenção à saúde mental

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial, demonstra que o Brasil obteve avanços na assistência aos brasileiros com transtornos mentais.

Ultima mensagem do fórum

Última mensagem

  • meningite (23.05.2012)

    tenho um filho de 09 anos,as suas vacinas estão em dia(as vacinas dadas pelo ministério da saúde).Gostaria de saber se teria alguma outra vacina contra a meningite e se eu poderia esta vacinando ele?
Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 24.05.2012