Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Apneia do sono

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo apneia do Sono

A apneia do sono é uma desordem na qual o paciente, durante o sono, pára de respirar abruptamente e permanece assim durante alguns segundos até que ele acorde para voltar a respirar. Esses episódios podem se repetir por diversas vezes e atrapalham o sono da pessoa, que acorda cansada e com a sensação de que não dormiu nada. apneia do sono

Existem 3 tipos principais de apneia do sono: a apneia obstrutiva, a apneia central e o tipo misto. No primeiro caso, o bloqueio da respiração se dá por um relaxamento anormal dos músculos das vias aéreas. Na apneia central, o cérebro não envia sinais adequados para o controle da respiração. A apneia mista se caracteriza por uma mistura dos dois tipos.

Não há dados suficientes sobre a porcentagem de pacientes com apneia, mas estima-se que os homens sejam os mais afetados, sobretudo após os 35 anos. A causa principal da apneia obstrutiva é o relaxamento de estruturas musculares que bloqueiam a respiração. Na apneia central, derrame ou tumores cerebrais impedem o envio de sinais aos músculos que regulam o ritmo respiratório.

apneia sumárioOs principais grupos de risco para a doença são: obesos, fumantes, homens, pessoas que tiveram infarto ou derrame e pacientes com histórico familiar de apneia. Os sintomas principais do paciente com apneia incluem ronco ao dormir, dor de cabeça durante o dia, fadiga e cansaço, dificuldades de concentração e memória e mudanças no padrão do sono.

O diagnóstico é feito com entrevista com o médico e através do exame de polissonografia noturna, que monitora o padrão de sono do paciente. Recentemente, pesquisadores da USP testaram um método diagnóstico que se baseia na medida da regularidade do ronco durante o sono. Esse método apresentou alta correlação com dados de polissonografia de pacientes com apneia. A apneia é considerada uma doença grave que, quando não tratada adequadamente, pode levar a serias complicações cardiovascular e até a morte.

O tratamento inicial baseia-se na mudança de hábitos de vida para tentar controlar e diminuir os sintomas. Caso eles não funcionam, há aparelhos especiais que facilitam a respiração. Caso o paciente suspeite de apneia, é importante que ele consulte um médico para que esse possa lhe indicar os melhores tratamentos e dicas. Evitar álcool, tranqüilizantes, reduzir o peso e praticar esportes apresentam efeitos benéficos nos sintomas.

Ler a sequência: definição de apneia

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Perguntas aos farmacêuticos
Estatísticas Dicas
Causas Prevenção
Grupos de risco
Sintomas
Diagnóstico
Complicações
Observação da redação: este artigo foi modificado em 15.06.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
15.06.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Brasil tem cerca de 40% da população com alguma doença crônica

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde e IBGE, Brasil tem cerca de 40% da população com doença crônica.

10 dicas para perder a barriga

O Criasaude fez uma lista com dicas para você secar a barriga antes do verão.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 21.12.2014