PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tratamentos trombose

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O tratamento para a trombose consiste em prevenir a formação dos trombos, impedir que novos se formem e dissolvê-los caso apareçam. Nesse caso, os medicamentos mais utilizados são os chamados anticoagulantes.

Os anticoagulantes reduzem a capacidade do sangue de se coagular e formar trombos. Eles não dissolvem o trombo, mas impedem que novos se formem. Três medicamentos muito conhecidos dessa classe são a heparina, a enoxaparina e a warfarina. É importante que esses medicamentos sejam tomados de maneira rigorosa conforme as orientações médicas pois podem apresentar graves conseqüências como sangramentos e hemorragias, além de interagirem com diversas outras drogas. Um novo anticoagulante é a rivaroxabana, um fármaco que age especificamente no fator Xa de formação dos coágulos.

Os antagonistas da vitamina K, agentes antiplaquetários, tais como ácido acetilsalicílico (aspirina), clopidogrel e agentes trombolíticos também pode ser utilizado em casos de trombose.

tromboseOutra classe de medicamentos são aqueles que dissolvem os coágulos, como o ativador do plasminogênio tecidual (t-PA), administrado por via intravenosa. Essa droga também pode apresentar severos sangramentos, portanto requer monitoramento constante.

Caso o paciente não possa usar medicamentos, um filtro pode ser inserido em uma veia grande, como a veia cava, para impedir que os trombos que se desprendem entupam os vasos de outros órgãos. Muitas vezes esses filtros são referidos como “guarda-chuvas”. Outras opções são massageadores pneumáticos que possibilitam a reativação da circulação sanguínea.

Em caso de emergência o médico pode realizar uma operação chamada trombectomia (remoção do trombo).

Ler a sequência: fitoterapia para trombose

Perguntas e Respostas
Meu marido está com trombose na perna direita, e está fazendo uso do medicamento xarelto 20 mg, ele esta com a pressão muito baixa, dor de cabeça e formigamento no lado direito, lado em que esta com a trombose, acredito que ele está com enxaqueca, gostaria de saber se ele pode tomar junto com o xarelto medicamento para enxaqueca como o neosaldina (Mucato de Isometepteno - Dipirona Sódica - Cafeína Anidra)?"

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
Muitos medicamento interagem com o Xarelto (rivaroxabana), como por exemplo a Neosaldina, que contém dipirona sódica. Um dos efeitos da dipirona sódica é de ser antiplaquetária, medicamentos com esse efeito podem aumentar o efeito do Xarelto, aumentando o risco de efeitos secundários, como hemorragia.

O uso de rivaroxabana deve feito com cuidado e monitoramento se utilizado em conjunto com qualquer agente antiplaquetário. Qualquer utilização combinada destes medicamentos só pode ser realizada com vigilância aumentada para a evidência de hemorragia. Evite o uso concomitante de agentes antiplaquetários com rivaroxabana ao menos que os benefícios esperados superam os riscos de sangramento, em análise médica.

Outros medicamentos com efeito antiplaquetário, são: diclofenaco, naproxeno, aspirina, ibuprofeno, ketoprofeno, entre outros.

Recomendamos que antes de tomar qualquer medicamento em conjunto com o Xarelto, consulte seu médico ou um farmacêutico de confiança. Além disso, recomendamos que o seu marido relate estes sintomas para o médico, pois podem ser efeitos adversos da medicação ou complicação da doença.


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 06.10.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
06.10.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 29.10.2014