Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Trombose

PUBLICIDADE

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Perguntas aos farmacêuticos
Estatísticas Fitoterapia
Causas Homeopatia
Grupos de risco Dicas
Sintomas Prevenção
Diagnóstico

Complicações


doença trombose

Resumo sobre trombose

A trombose é uma doença caracterizada pela formação de coágulos no interior dos vasos sanguíneos. Esses coágulos, também chamados de trombos, podem se formar em veias ou artérias e se desprender entupindo outros vasos do corpo. O tipo mais comum de trombose é a trombose venosa profunda. A trombose arterial pode causar infarto do miocárdio e AVC. Outra condição importante é a embolia pulmonar.

Na Europa, cerca de 1,5 milhão de pessoas apresentam a doença, que resulta em mais de 500 mil mortes por ano. Nos EUA, o número de afetados chega a 2,6 milhões. No Brasil, cerca de 170 mil pacientes apresentam a doença, sendo que 40% desses não sabem identificar os sintomas. As causas principais da trombose são alterações na coagulação do sangue (condição conhecida como hipercoabulabilidade), alterações na hemodinâmica (fluxo sanguíneo) e lesões aos vasos.

As alterações na coagulação do sangue podem ser ocasionadas por situações como tabagismo, obesidade, uso de contaceptivos hormonais, gravidez e herança genética.
Os sintomas são difíceis de serem detectados, o que torna a doença muito perigosa. Quando eles aparecem podem ser dores e inchaço nos membros inferiores, vermelhidão e calor. A trombose pode se manifestar em diferentes veias do sistema cardiovascular, como na carótida, coronárias, veias dos membros inferiores, etc.
O diagnóstico é normalmente feito
pela análise dos sintomas e através de testes de imagem do interior dos vasos saguíneos.

A trombose quando não controlada resulta em graves conseqüências, como síndrome pós-embólia, inchaço, aumento de infecções, embolia pulmonar e morte. O objetivo do tratamento é a redução da formação de trombos ou quebra dos mesmos, com o uso de anticoagulantes, como warfarina e enoxaparina.



trombosePlantas medicinais, como hamamélis, e produtos homeopáticos, como Bothrops, ajudam a fluidificar o sangue e evitar estagnações.

É importante que você siga corretamente as orientações médicas com relação à tomada dos medicamentos para evitar conseqüências como hemorragias. Procure sempre se movimentar e praticar exercícios para auxiliar o fluxo sanguíneo. Evitar o sobrepeso e tabagismo são importantes medidas para prevenir a trombose.

Ler a sequência: definição de trombose

Perguntas e Respostas
Gostaria de saber qual analgésico para dor de cabeça pode ser tomado sem potencializar o efeito do Xarelto. Quais medicamentos para dor são permitidos? Os medicamentos que contem Dipirona na fórmula podem causar taquicardia?"

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
A escolha do analgésico mais adequado para cada caso, principalmente quando há outras doenças envolvidas e outros tratamentos medicamentosos, envolve a análise de vários dados, como: estado atual de saúde, histórico médico da pessoa e familiares, outros problemas de saúde existentes e medicamentos tomados. O profissional  que deve avaliar isto para você é seu médico, aqui podemos dar algumas informações sobre alguns analgésicos, mas somente o médico poderá dizer qual o mais adequado para o seu caso.

O Xarelto (rivaroxabana) é um agente antitrombótico, que impede a formação do trombo, pois impede a coagulação do sangue no interior do vaso sanguíneo. Alguns analgésicos não devem ser tomados em conjunto com este tipo de medicamento por aumentarem o risco de sangramento, tais como o aspirina (ácido acetilsalicílico), ibuprofeno, dipirona sódica e naproxeno.

Medicamentos a base de paracetamol, pode ser utilizados em conjunto com antitrombóticos, no entanto é necessário avaliar se a pessoa não possui alguma contraindicação, como por exemplo problemas no fígado.


LER TAMBEM - CRIASAUDE
PUBLICIDADE
author Observação da redação: este artigo foi modificado em 06.10.2014.
Controle de qualidade
Última atualização:
06.10.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Excesso de vitamina B12 pode causar acne

Estudo recente relaciona excesso do consumo de vitamina B12 ao aparecimento da acne.

O perigo da gordura trans para a saúde

Entenda o que são as gorduras trans e o perigo que elas representam para a saúde.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 01.07.2015