Publicidade

Mulheres sofrem mais com alergias a medicamentos do que os homens

alergia-medicamentoBOSTONUm estudo mostrou que as mulheres sofrem mais com alergias a medicamentos, como antibióticos do que os homens. Os brancos também tinham mais alergias a medicamentos do que outros grupos étnicos, tais como negros. Para chegar a estas conclusões pesquisadores americanos analisaram dados de cerca de 1,7 milhões de pacientes recolhidos em dois grandes hospitais na área de Boston (EUA) por mais de 2 décadas.

Os investigadores usaram registros eletrônicos de saúde para examinar pacientes com alergia medicamentos. Eles foram tratados em dois hospitais na área de Boston, no Brigham and Women’s Hospital e no Hospital e do Massachusetts General Hospital entre 1990 e 2013.

Dr. Zhou Li do Brigham and Women’s Hospital, em Boston (EUA) conduziu o estudo.

Um terço das pessoas com alergias

Cientistas analisaram dados de 1’766’328 pacientes, mais de um terço (35,5%) sofreu de uma alergia a pelo menos um fármaco. Entre esses pacientes alérgicas, muitos sofreram de alergia a múltiplas drogas. As alergias mais frequentes foram com a penicilina (12,8%), a sulfonamida (7,4%), opióides (6,8%) e não-esteróides anti-inflamatórios ou AINEs, tais como a aspirina ou ibuprofeno (3,5%). Cerca de 1,5% dos homens e mulheres sofreram de alergias às estatinas.

Alergias a medicamentos muitas vezes se manifestam por sintomas como urticária, erupções cutâneas ou febre.

Diferenças entre homens e mulheres

Este estudo mostrou uma diferença significativa entre homens e mulheres. Por exemplo, 15% eram alérgica à penicilina contra 10% dos homens. Os cientistas mostraram que as mulheres sofreram mais alergia a medicamentos em geral do que os homens.

Causas desconhecidas

Em uma entrevista com o Wall Street Journal em sua edição de 23 de Agosto de 2016, o Dr. Zhou Li disse que não sabia exatamente por que as mulheres têm mais alergias a medicamentos.

Brancos

Este estudo também mostrou que, em geral, os brancos sofreram mais de alergias a medicamentos do que pretos. Por contras, os negros tinham mais alergia do que os brancos com inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) – uma classe de fármacos usados contra a hipertensão – bem como com AINEs.

Este estudo foi publicado na revista Allergy em abril de 2016 na versão online.

31 de agosto de 2016. Xavier Gruffat (farmacêutico). Fontes: Resumo do estudo (Abstract), The Wall Street Journal. Fotos: Fotolia.com, Creapharma.ch

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.09.2016

Publicidade