Registre-se | Conectar:
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir
PUBLICIDADE

Os ataques cardíacos são mais graves quando eles ocorrem pela manhã

PUBLICIDADE

PARISUm ataque cardíaco que ocorre no período da manhã pode ser mais grave do que um ataque cardíaco durante a noite. É o que diz um estudo publicado online pela revista “Heart Journal”, do grupo British Medical Journal.

 

Sabemos há muito tempo que o relógio circadiano influencia em vários processos cardiovasculares, como a pressão arterial, frequência cardíaca ou a incidência de ataques cardíacos, que tendem a ocorrer mais frequentemente quando a pessoa acorda, portanto pela manhã.

Pesquisadores de Madri, liderados pelo Dr. Borja Ibanez, do Centro Nacional de Pesquisas Cardiovasculares (CNIC), buscaram determinar qual o impacto que poderia ter o tempo de ataque contra a extensão do dano que ele causa, e especificamente a importância dos tecidos que se tornam inertes por uma interrupção prolongada do fluxo sanguíneo.

Para medi-la, eles dosaram níveis de uma enzima (marcador de lesão de tecido) no sangue de 811 pacientes internados na Unidade Coronariana do Hospital San Carlos em Madrid, entre 2003 e 2009.

Os pacientes que tiveram uma maior quantidade de tecido destruído – o que é grave para a pessoa afetada – eram aqueles que tinham sofrido um ataque cardíaco entre 6h e meio-dia. O nível da enzima foi 21% maior do que dos pacientes que sofreram um ataque entre 18h e meia-noite.

Dos 811 pacientes, 269 sofreram um ataque entre às 06h e meio-dia, 240 entre o almoço e às 18h, 161 entre 18h e meia-noite e 141 entre meia-noite e 06h. Para os pesquisadores, esses resultados, caso confirmados por outros estudos, podem ajudar a tornar o tratamento mais eficaz.

Criasaude.com.br, 07 de Maio de 2011.

PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 07.05.2011.
Controllo di qualità
Última atualização:
07.05.2011

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


ESSES ARTIGOS TAMBÉM PODEM LHE INTERESSAR

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

Facebook

   

Blogs Criasaude

     Blog cosméticos

 

NOTÍCIAS

Beber três xícaras de café por dia reduz o risco de morte

Adultos de 50 a 71 anos que bebem pelo menos três xícaras de café por dia poderiam ver o seu risco de morte diminuir em 10%

Brasil comemora avanços na atenção à saúde mental

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial, demonstra que o Brasil obteve avanços na assistência aos brasileiros com transtornos mentais.

Ultima mensagem do fórum

Última mensagem

  • Tosse seca por 3 dias, me indique um xapope! (24.05.2012)

    por favor, estou com uma tosse faz 3 dias, muito iritante,tosse seca,sem secreção...tirei radiografia do pulmao, e não deu nada....me indique um xarope ou alguma coisa ...como devo proceder... o que faço p/ poder dormir melhor!!!
Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 24.05.2012