Registre-se | Conectar:
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir
PUBLICIDADE

As bebidas açucaradas são mais prejudiciais do que se supunha

PUBLICIDADE

ZURIQUE - O consumo de bebidas açucaradas várias vezes ao dia, a longo prazo, pode prejudicar a saúde seriamente, de acordo com um estudo suíço. Os refrigerantes não apenas fazem engordam, mas levam também ao surgimento de diabetes, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e arteriosclerose.

A adição de uma dose moderada de frutose – açúcar proveniente das frutas – glicose ou sacarose, já pode transformar uma bebida em um produto nocivo. As pessoas que bebem refrigerantes regularmente ingerem às vezes mais de 100 gramas de açúcar por dia.

Uma simples bebida energética contém entre 25 a 30 gramas, declarou a Universidade de Zurique na sexta-feira. O estudo mostra que a frutose é a principal causa de danos maiores. O consumo diário normal para um homem deve ser no total, 48,4 gramas de frutose natural e frutose à base de sacarose.

Após 30 dias
Em seu estudo, a nutricionista da escola de Zurique Kaspar Berneis, analisou os efeitos do consumo de refrigerantes entre jovens saudáveis, com idades entre 19 a 25 anos. Os voluntários beberam durante três semanas dois decilitros de bebidas açucaradas similar aos refrigerantes presentes no mercado, contendo frutose, glicose ou sacarose.

Inicialmente, a dose de frutose era de 40 gramas, depois passou para 80 gramas na segunda fase. O resultado após 30 dias: não apenas os jovens engordaram, mas também tiveram seu nível de açúcar no sangue aumentado e seus níveis de colesterol se agravados.

Frutose natural não nociva
O teste também mostrou que o consumo de bebidas açucaradas pode levar à formação de placas que podem provocar aterosclerose e aumentar o risco de doença cardiovascular. Beber regularmente refrigerantes contendo frutose também aumenta o risco de infarto do miocárdio e diabetes.

A frutose proveniente de fonte natural como frutas e vegetais é saudável, diz o pesquisador. Porém, quando adicionada como aditivo para adoçar bebidas, muitas vezes ela chega a doses que são prejudiciais à saúde, ele observa na conclusão de seu estudo, publicado na revista “American Journal of Clinical Nutrition”.

Criasaude.com.br, 10 de julho de 2011.

PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 11.07.2011.
Controllo di qualità
Última atualização:
11.07.2011

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
ESSES ARTIGOS TAMBÉM PODEM LHE INTERESSAR

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

Facebook

   

Blogs Criasaude

     Blog cosméticos

 

NOTÍCIAS

Beber três xícaras de café por dia reduz o risco de morte

Adultos de 50 a 71 anos que bebem pelo menos três xícaras de café por dia poderiam ver o seu risco de morte diminuir em 10%

Brasil comemora avanços na atenção à saúde mental

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial, demonstra que o Brasil obteve avanços na assistência aos brasileiros com transtornos mentais.

Ultima mensagem do fórum

Última mensagem

  • Tosse seca por 3 dias, me indique um xapope! (24.05.2012)

    por favor, estou com uma tosse faz 3 dias, muito iritante,tosse seca,sem secreção...tirei radiografia do pulmao, e não deu nada....me indique um xarope ou alguma coisa ...como devo proceder... o que faço p/ poder dormir melhor!!!
Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 24.05.2012