Publicidade

O Brasil registrou 506 mortes por complicações de gripe

BRASILIA – O Brasil registrou 506 mortes por complicações de gripe na semana epidemiológica 18 do ano, das quais 469 estão relacionadas ao vírus da gripe A H1N1.

obitos-gripe-brasil-map-week-18-2016-criasaude

Em relação a semana anterior houve um aumento de 12.0%, com mais 63 mortes. Os dados são de boletim atualizado do Ministério da Saúde.

Sudeste 

A maioria dos casos foi registrada na região Sudeste com 296 mortes. A região com menor número de casos é o Norte com 18 mortes registradas .

O estado de São Paulo registrou 236 mortos e concentra 53.0% dos registros no Brasil.

obitos-gripe-sp-chart-week-18-2016-criasaude

Sintomas 

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

Gripe sintomas

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possuiimpacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Vacinação

Já foram vacinados em todo o país 35,4 milhões de brasileiros na campanha nacional contra a influenza. O número representa 71% do público-alvo, formado por 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.

Ler: Diferença entre resfriado e gripe

17/05/2016 – Fonte: Ministério da Saúde. Por Xavier Gruffat, farmacêutico.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 18.05.2016

Publicidade