Registre-se | Conectar:
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir
PUBLICIDADE

Grávidas que fazem dieta: aumentam o risco de obesidade em crianças

PUBLICIDADE

WELLINGTONFazer dieta quando você está grávida pode prejudicar o DNA do bebê dentro do útero. Isso aumenta o risco de obesidade, doença cardíaca ou diabetes mais tarde, segundo um estudo internacional.

Os autores deste estudo indicaram que, pela primeira vez, a ligação entre uma dieta durante a gravidez e a obesidade na infância pode ser comprovada cientificamente.

“Esta é uma descoberta importante porque pela primeira vez, temos dados para trabalhar com a dieta ideal para uma mulher grávida”, declarou na terça-feira, o professor Peter Gluckman do Instituto Liggins, da Universidade de Auckland.

Mudanças Epigenética

Este estudo, realizado por cientistas da Grã-Betanha, Nova Zelândia e Cingapura, demonstra que o que a mãe come durante a gravidez tem uma influência sobre o DNA de seu filho, através de um processo chamado de mudança epigenética.

As crianças com um elevado nível de mudanças epigenéticas são mais propensas a desenvolverem um metabolismo que “fixa a gordura” e as tornam obesas, disseram os cientistas. Estas crianças pesam cerca de três quilos a mais do que as outras crianças, entre 6 e 9 anos, disse o professor Gluckman.

“Este peso é muito importante nessa idade”, acrescentou ele, observando que o excesso de gordura é susceptível de ser mantido até a idade adulta, aumentando o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Cordão Umbilical

Os pesquisadores trabalharam no cordão umbilical de 300 bebês para medir a taxa de mudança epigenética, e depois examinaram se esta tinha relação com o peso das crianças entre 6 e 9 anos.

“A correlação era muito forte, tanto que no início nem acreditávamos. Então, nós repetimos a experiência de novo e de novo”, disse Gluckman.

Carboidratos

O professor disse também que o nível de mudança epigenética pode estar vinculado a uma dieta baixa em hidratos de carbono durante os primeiros três meses de gravidez, mas é ainda precoce para tirar conclusões definitivas.

O professor explicou que uma teoria era de que o embrião recebe poucos carboidratos – que fornecem energia – ele acha que vai nascer num contexto semelhante e ajusta o seu metabolismo para essa demanda.

Ou seja, ele armazena mais gordura, que pode ser solicitada a fornecer energia, quando a fonte falhar.

Criasaude.com.br, 15 de maio de 2011.


PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 16.05.2011.
Controllo di qualità
Última atualização:
16.05.2011

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
ESSES ARTIGOS TAMBÉM PODEM LHE INTERESSAR

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

Facebook

   

Blogs Criasaude

     Blog cosméticos

 

NOTÍCIAS

Beber três xícaras de café por dia reduz o risco de morte

Adultos de 50 a 71 anos que bebem pelo menos três xícaras de café por dia poderiam ver o seu risco de morte diminuir em 10%

Brasil comemora avanços na atenção à saúde mental

O Dia Nacional de Luta Antimanicomial, demonstra que o Brasil obteve avanços na assistência aos brasileiros com transtornos mentais.

Ultima mensagem do fórum

Última mensagem

  • Tosse seca por 3 dias, me indique um xapope! (24.05.2012)

    por favor, estou com uma tosse faz 3 dias, muito iritante,tosse seca,sem secreção...tirei radiografia do pulmao, e não deu nada....me indique um xarope ou alguma coisa ...como devo proceder... o que faço p/ poder dormir melhor!!!
Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 24.05.2012